segunda-feira, 7 de junho de 2010

TGI quantifica compradores de brinquedos

Neste Dia Mundial da Criança, que se assinalou no dia 1 de Junho, muitos foram os portugueses que compraram brinquedos para celebrá-lo com os mais pequenos. O estudo TGI da Marktest permite quantificar e caracterizar os portugueses que compram brinquedos.

Comportamento do consumidor , Grupo Marktest, 1 Junho 2010

O estudo TGI 2009 da Marktest contabiliza 3 632 mil portugueses que compraram brinquedos para crianças (referência: últimos 12 meses), o que representa 54.3% dos residentes no Continente com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos.

Analisando este indicador de acordo com as idades dos compradores, as maiores taxas de compra observam-se entre os indivíduos dos 35 aos 44 anos (70.6% comprou brinquedos no último ano), enquanto por região são os residentes na Grande Lisboa (58.4%) e no Sul (57.2%) que registam o maior valor.

Entre as classes sociais, os valores baixam gradualmente de 62.8% de compradores na classe alta e média alta para 55.7% na classe média e 50.4% na classe média baixa e baixa.

Entre os compradores de brinquedos, o TGI indica ainda que 62.0% destes faz estas compras com periodicidade inferior a uma vez cada 2/3 meses, gastando com mais frequência entre 26 e 50 euros em brinquedos. 28.8% dos portugueses que referiram comprar brinquedos indicaram este intervalo quando questionados sobre o valor médio gasto em brinquedos nos últimos 12 meses.

Quanto às idades dos destinatários dos brinquedos, 47.0% dos compradores diz que se destinam a crianças com menos de 3 anos, 51.5% refere crianças de 4 a 7 anos, 25.9% crianças de 8 a 12 anos e 4.9% crianças com mais de 12 anos.

O TGI é um estudo de referência mundial, realizado pela primeira vez na Grã Bretanha há quase 40 anos (desde 1969), e hoje presente em cerca de 60 países do Mundo. Em Portugal, o TGI foi implementado pela Marktest, apresentando informação para 3000 marcas, agrupadas em 240 categorias de produtos representativos de 17 sectores de actividade, que permitem conhecer em detalhe o consumidor português.

Joaquim Reis

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