sexta-feira, 11 de junho de 2010

Marketing Ambiental


O Marketing Ambiental permite reforçar a imagem positiva frente à sociedade, posicionando o produto ou serviço no mercado e diferenciando-o dos demais.
Segundo Kotler, trata-se de “um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente”.
Consiste portanto, na prática de todas aquelas actividades inerentes ao marketing, incorporando porém, uma preocupação ambiental e sustentável para as empresas.
Ao seguir o marketing verde, uma organização deve informar a seus consumidores acerca das vantagens de se adquirir produtos e serviços ambientalmente responsáveis, de forma a estimular o desejo do mercado por esta categoria de produtos. No marketing verde, os consumidores desejam encontrar a qualidade ambiental nos produtos e serviços que adquirem.


O objectivo principal da comunicação verde é mostrar que um artigo ecologicamente correcto é também mais saudável para o consumo, no Marketing Verde, a empresa divulga o que tem feito em prol do meio ambiente e, desse modo, procura sensibilizar o consumidor para que ele também participe deste processo, já que a responsabilidade de preservar os escassos recursos do planeta é de todos.


Acresce vantagens para as empresas, procurando a eficiência no uso dos materiais e também ajudando a reduzir os custos. As empresas que não responderem às questões ambientais com produtos ambientalmente mais saudáveis, estão se comprometendo a perder a sintonia com o consumidor. Ao empregar estratégias de marketing ambiental, a empresa pode aumentar a sua credibilidade, agregando assim valor à marca.

O marketing ambiental deve ser um desafio para toda e qualquer empresa, fazendo parte da sua orientação estratégica, assegurando deste modo o seu contributo social.

Mesmo na Internet se verifica esta preocupação com o ambiente, visível por exemplo em rodapé de e-mails recebidos, onde apela para a não impressão do mesmo, tendo por fim economizar papel, pois representam árvores derrubadas.
Está presente também na Web um site no qual podemos ver as empresas, serviços e produtos ambientalmente certificados, em http://www.planetazul.pt/, na qual o consumidor se pode basear na tomada de decisão sobre a quem comprar.

Autor: Daniel Estêvão
nº 21505
______________________________________________________________________________________________

Sem comentários: