O Dia Mundial do Livro comemorou-se no passado dia 23 de Abril e as Feiras do Livro de Lisboa e Porto preparam a abertura das suas portas, pretextos para conhecer melhor os leitores portugueses com base nos resultados do estudo Target Group Index (TGI) da Marktest.
O estudo TGI 2008 da Marktest contabiliza 4 584 mil portugueses que compraram livros (referência: últimos 12 meses), o que representa 68.6% dos residentes no Continente com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos.
Analisando este indicador de acordo com as idades dos indivíduos, as maiores taxas de compra observam-se entre os indivíduos dos 35 aos 44 anos (74.1% comprou livros no último ano), enquanto por região são os residentes na Grande Lisboa que registam o maior valor (76.5%).
As maiores diferenças são contudo observadas entre as classes sociais, com os valores a oscilar entre os 58.8% de compradores da classe média baixa e baixa e os 88.7% de compradores da classe alta e média alta.
Entre os compradores de livros, o TGI indica ainda que 31.8% destes lê entre 1 e 2 livros por ano, 31.8% entre 3 e 5 livros e 28.4% lê 6 ou mais livros por ano, contrariamente a 7.7% dos inquiridos que afirma que, apesar de ter adquirido livros, não leu nenhum nos últimos 12 meses.
O TGI é um estudo de referência mundial, realizado pela primeira vez na Grã Bretanha há quase 40 anos (desde 1969), e hoje presente em cerca de 60 países do Mundo. Em Portugal, o TGI foi implementado pela Marktest, apresentando informação para 3000 marcas, agrupadas em 240 categorias de produtos representativos de 17 sectores de actividade, que permitem conhecer em detalhe o consumidor português.
Fonte: Marktest
Ivo Pereira nº23866
sábado, 5 de junho de 2010
4,6 Milhões de portugueses compram livros
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário