A Internet teve e tem um grande impacto na vida dos consumidores. Em Portugal tem vindo a aumentar o número de utilizadores deste meio de comunicação (quer como fonte de informação, quer como fonte de transacção para o B2C e para o B2B).
A Internet permite às empresas introduzir uma variedade imensa de possibilidade de exploração das ferramentes de marketing.
Com o crescimento dos suportes de media tradicional (exemplo dos canais de televisão), com a diminuição dos custos de contacto com o cliente e ainda com as potencialidades deste, a Internet tem vindo a fazer uma abordagem sistemática em termos de criação de ficheiros em bases de dados e também na integração, dentro da empresa, de diversas fomas de contacto com o cliente, (por exemplo, um pedido de informação acerca da compra de um produto novo, de uma reclamação, ou ainda do acompanhamento de uma situação pós-venda).
Uma outra área onde a Internet teve o seu impacto significativo foi nos Estudos de Mercado, pois permitiu que estes adquirissem uma série de vantagens, entres elas a maior rapidez, menor custo do trabalho de campo, mais acessível, maior cobertura geográfica, etc. Permite ainda que os estudos se realizem ou através de um site ou enviando directamente por e-mail o questionário para o grupo-alvo que se pretende atingir.
A grande evolução deste meio veio disponibilizar um vasto conjunto de ferramentas que potenciam, dinamizam e aceleram todo o processo de desenvolvimento de novos produtos. Permitindo assim às empresas reduzir custos de desenvolvimento; ter acesso a ideias globais, ou seja, em pouco tempo estas conseguem aceder a diversas ideias podendo compará-las ou até mesmo agregá-las à sua; e permite ainda que se realizem pré-testes virtuais de forma a obter feedback por parte dos seus clientes, podendo a opinião destes ajudar a melhorar o produto antes do lançamento deste no mercado.
Outro grande impacto foi ao nível da comunicação, mais concretamente nos tipos de comunicação. Este meio permite que as empresas comuniquem o seu(s) produto(s) de diversas formas. Podendo comunicá-lo através de catálogos online ou disponibilizar centros de informação; ou através de banners (simples ou animados) podendo, através de um clique, direccionar o clienete para o site da empresa.
Apesar de todos estes benefícios acima descritos, a Internet continua em cosntante desenvolvimento como instrumento de marketing, pois como diz Filipe Silvério (docente do INDEG/ISCTE) "O Marketing na Internet está ainda na sua infância.".
Assim, e na minha opinião, as empresas devem apostar cada vez mais neste canal promocional, que lhes permite o acesso a um leque imenso de possibilidades de contacto (eficaz) com os seus clientes trazendo benefícios para ambas as partes.
Carla Roberto, n.º22314
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