sexta-feira, 7 de maio de 2010

Paletes de Madeira com os dias contados

De acordo com o Planet Retail, o IKEA prepara-se para retirar por completo as paletes de madeira da sua cadeia de abastecimento, substituindo-as por placas de carregamento e paletes de papel, encontrando-se o retalhista durante um processo de implementação de um programa denominado “Optiledge”, cuja dimensão é de 4cm de espessura, 500 gramas de peso.

O Optiledge foi criado pelo próprio IKEA, vendendo-o a outras companhias através do Optilogistics, uma nova subsidiária do IKEA. Estas paletes são utilizadas uma única vez e depois recicladas para novas paletes ou produtos IKEA.

Apesar do forte investimento a efectuar pelo retalhista e seus fornecedores, o IKEA espera que esta nova solução seja significativamente mais barata no longo prazo quando comparada com a utilização de paletes de madeira, perspectivando obter lucros desta mudança ao fim de três anos.

Mais pormenores http://www.optiledge.com/product-tour.php

3 comentários:

Eu disse...

Excelente ideia....não viesse ela do Ikea!
Mas anunciar a morte das paletes de madeira parece-me um exagero! É que estamos a esquecer-nos do factor humano, da nossa capacidade de adaptação a novas realidades, da nossa criatividade e claro da capacidade de análise...Prof. Paulo prometo-lhe que as paletes de madeira, em particular as da Movipinho, não acabam assim tão depressa :) PS. Adorei o artigo!

Paulo Duarte disse...

Também acredito que as paletes de madeira não estejam para acabar, mas talvez seja um bom momento para repensar o produto e quem sabe, talvez inovar, menina Gaspar. ;)

Eu disse...

Inovar sempre!! Afinal tirar marketing na UBI é "think out of the box" :) Bjs Mestre!