sábado, 29 de maio de 2010

Lidl na liderança do ranking da Sustentabilidade na Venda de Peixe

A Greenpeace publicou recentemente o terceiro ranking dos supermercados e o Lidl mantém a liderança pelo terceiro ano consecutivo, desde a criação deste ranking. Com uma percentagem de 60%, que equivale ao nível laranja deste ranking, a cadeia alimentar alemã distingue-se nesta classificação, segundo a Greenpeace, “por ter dado passos concretos e seguros no sentido de excluir o pescado mais insustentável e favorecer as melhores práticas de pesca”.

O Lidl “é o único retalhista em Portugal que já adoptou um processo de decisão para o pescado que incorpora vários critérios da sustentabilidade, rastreabilidade a 100%, exclusão de zonas de pesca duvidosas, zero tolerância para o uso da OGM (Organismos Geneticamente Modificados), exclusão de viveiros dependentes de peixe selvagem para alimentação e minimização das capturas acidentais nas actividades de pesca.”

O Lidl incorporou na sua política a rastreabilidade do pescado até ao barco (para peixe selvagem) ou até ao viveiro de origem (para peixe de aquacultura), exigindo aos fornecedores documentos comprovativos de que o peixe é legal e foi capturado dentro das quotas definidas para a zona.”

O que é o Ranking dos Supermercados?

O Ranking da Greenpeace analisa as práticas de compra e venda de peixe dos retalhistas segundo sete grupos de critérios de sustentabilidade. Nesta análise os supermercados são avaliados com uma percentagem de cumprimento destes 7 grupos de critérios:

  1. A existência de uma política de compra e venda de peixe sustentável e a sua robustez
  2. As medidas adoptadas para excluir o pescado vindo de práticas de pesca e aquacultura insustentáveis ou ilegais
  3. As medidas adoptadas para apoiar as práticas de pesca e aquacultura sustentáveis
  4. A política de rastreabilidade dos produtos de peixe
  5. A etiquetagem dos produtos de peixe
  6. A existência de espécies da Lista Vermelha da Greenpeace na gama do supermercado
  7. A transparência das políticas e a informação veiculada aos consumidores
Ao contrário, o Pingo Doce aparece mal classificado pelo Greanpeace, que até aproveitou para brincar com o actual slogan da cadeia.

Notícia adaptada de Hipersuper

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