terça-feira, 11 de maio de 2010

CONSUMIDORES EXPERIENTES ESTÃO A ADOPTAR COMPORTAMENTOS DE COMPRA MAIS RACIONAIS


Após vários anos de erosão do poder de compra acompanhada de uma crise financeira e económica global, os consumidores aprenderam a adoptar um novo conjunto de comportamentos. " Uma nova geraçao de consumidores está a evoluir e a desenvolver novos tipos de trade-offs. Este novo consumidor dá preferência à utilidade e à durabilidade dos bens adquiridos e é cuidadoso na tomada de decisões. Evita a compra por impulso, compara preços e analisa a inovação dos produtos. A crise tem sido uma experiência de aprendizagem para os consumidores. Este comportamento mais racional e cuidadoso veio para ficar, independentemente da diminuição da intensidade da crise , " afirma Luis Belo, Partner da Deloitte Portugal e responsável pelo sector de Consumer Business.
Novos padrões de consumo estão a surgir ou já se enraizaram, nomeadamente o uso da internet e dos novos media para encontrar o melhor preço, a preferência por produtos associados ao desenvolvimento sustentável fabricados sem recurso a trabalho infantil. Contudo, o preço continua a ser determinate no processo de selecção e compra.

Revista Executive Digest, Dezembro de 2009, nº 45 / II Série, pag: 62
Joaquim Reis , nº 25477


Sem comentários: