Mesmo que não soubéssemos o motivo de toda a agitação em que está envolvida a nossa cidade, rapidamente nos interrogaríamos o porque de tanta azáfama na cidade da Covilhã. Mas, a realidade é que não é nada difícil perceber a razão pela qual se tem assistido a um turbilhão de arranjos urbanísticos e outras iniciativas um pouco por toda a cidade, já que nas próximas semanas a Covilhã irá receber a Selecção Nacional de Futebol com vista à sua preparação para o mundial da África do Sul.
Se para muitos todo este corrupio não faz qualquer sentido, outros há, que consideram este evento um momento único, tanto para a cidade como para a região, não só ao nível da sua dinamização durante o evento, mas também pela projecção que este pode trazer no futuro. Estas duas visões terão, em meu entender, de ser analisadas de uma forma ponderada e não se cingirem apenas às emoções e paixões que o futebol desperta em cada um de nós. Assim, importa compreender que hoje, mais do que nunca, as cidades, as regiões e até mesmo os países disputam entre si, investimentos, negócios e inclusive pessoas (residentes, novos residentes, investidores e visitantes). Por todas estas razões, cabe às entidades com responsabilidades no desenvolvimento e promoção das cidades, serem capaz de tratar e cuidar a cidade como se de uma marca se tratasse.
Segundo vários autores e estudiosos sobre a temática Marketing Territorial, ou City Marketing, uma cidade deverá ser capaz de desenvolver um plano estratégico, que consiga aproveitar os recursos e costumes que a envolvem e através destes apresentar aos seus públicos-Alvo, características únicas e inovadoras, que lhe permita distinguir-se das restantes cidades. A juntar a estes pensamentos não nos podemos esquecer que a Covilhã decidiu, à algum tempo atrás, reestruturar a sua imagem e apresentar-se com o novo slogan “Cidade 5 Estrelas”.
Desta forma e voltando ao tema inicial, a capacidade em atrair para a nossa cidade um evento tão mediático e que durante semanas irá colocar o nome da Covilhã em todos os jornais, revistas e televisões, não só do país, mas também do mundo é algo de muito importante, devendo-se, nesse sentido, reconhecer o mérito da autarquia que certamente tudo fizeram para o conseguir. Para que se perceba, de forma mais evidente, a capacidade que este evento tem em atrair pessoas basta entrar nas redes sociais onde é possível encontrar (mesmo antes de começar o pré-estágio) no facebook, dois grupos de apoio a Selecção Nacional na Covilhã, com o nome Eu vou apoiar a Selecção Nacional na Covilhã_Serra da Estrela, com 929 pessoas e um outro grupo, do Site Oficial de Apoio à Selecção na Covilhã, designado por Eu Sou 5 Estrelas, com 2462 apoiantes.
Perante todos estes dados é mais que evidente que a cidade enfrenta até ao final de Maio um desafio muito importante onde a autarquia e todos os covilhanenses deverão estar empenhados, demonstrando a todos os que nos visitam e não só, que esta é realmente uma “Cidade 5 Estrelas”, sob pena de este slogan, que nos caracteriza, se virar contra a própria cidade. É também importante salientar que este evento poderá ser tão efémero quanto o tempo que a Selecção irá permanecer na cidade e importa desde já delinear estratégias que permitam recuperar a médio e longo prazo todo o investimento feito. Para além da promoção dos produtos âncora da nossa região, onde a Serra e a Neve deverão ter um lugar preponderante é importante estar atento a novas oportunidades de negócios e novos produtos, direccionados a nichos de mercado específicos impulsionados por este acontecimento. Exemplo disso poderá ser no futuro, a promoção da Serra da Estrela como centro de alto rendimento em altitude, aproveitando o mote da escolha desta cidade para a realização deste pré-estágio.
Publicado por Hugo Nobre nº 21561
Sem comentários:
Enviar um comentário