quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

O meu futuro brilhante

Sou um jovem estudante da UBI e tenho um futuro de sucesso pela minha frente.

Diariamente debato-me com graves problemas: os trabalhos, os exames, as saídas à noite... O futuro não me assusta, afinal sou inteligente e tenho muitos amigos. A minha vida gira em torno da universidade e do que cá aprendo e desaprendo. Tenho sorte em estar no curso que quero, mas isso não me motiva muito em ir às aulas, estudar mais do que o suficiente, ou adquirir outro tipo de conhecimentos além dos dados pelos professores.

De vez em quando os remorsos desta boa vida pesam. Afinal os meus pais fazem esforços para me manter no ensino superior mas…são pais e o dever dos pais é precisamente financiar a felicidade dos filhos.

Ainda bem que hoje em dia tudo se pode comprar. O meu futuro brilhante está numa prateleira de supermercado, basta pô-lo no carrinho, juntamente com o conhecimento adquirido com os aulas e as roupas para manter o estilo adequado de um estudante universitário de sucesso. Para aliviar a consciência basta tirar alguns produtos da secção das bebidas.

Faço parte de uma geração que foi pré-destinada a ter sucesso sem ter de se esforçar demasiado para o alcançar. Somos treinados e premiados desde pequenos a sermos os melhores. Como não sou o único, às vezes tenho de “hipotecar” alguns valores para ter mais que os outros e manter a imagem de sucesso que já me habituei.

Quando imagino o futuro vejo-me ao lado dos vencedores, dos bens sucedidos, dos ricos e poderosos. Afinal é para isso que ando a estudar! Os problemas de que oiço falar são dos outros, o meu futuro só pode ser brilhante. Nunca pertencerei ao grupo dos marginalizados, dos abandonados, dos esquecidos, das minorias que afinal são maiorias. Dos que vivem apenas para sobreviver.

E se algum dia o apoio financeiro ou mesmo físico dos meus país me faltar? E se quando acabar o curso não arranjar emprego? E se eu não for realmente bom profissional? E se os mil e um subsídios, bolsas e apoios não chegarem também para mim? Tantas variáveis que não fazem sentido no meu futuro. Nasci, logo tenho direito a ter um futuro brilhante.

No fundo, sou mais um jovem que espera passivamente, dia após dia, que o futuro brilhante venha ter comigo. As acções, o trabalho, os deveres são para os outros.

Quero ficar sempre estudante. Viver numa redoma de vidro, privilegiado de tantas formas mas sem ter essa consciência…

5 comentários:

Anónimo disse...

Gosto muito do post. Quem escreve assim não engana... sofre de uma crise pontual de auto-confiança, a superar em breve.

Sozinho, não! Em conjunto com o "gosto" individual por cair...levantar...e superar os obstáculos! Sim, porque o dinheiro não compra tudo. Não compra sobretudo o brio de ser uma pessoa, um amigo, um profissional que se perde de quando em quando, mas é pessoa suficiente para se reencontrar e prosseguir o trilho da vida, onde o sucesso reside na sua realização pessoal, sobretudo, naquela que assenta no dar-se, diariamente, ao próximo.

Erga-se e caminhe, pois tem pés para andar!

Abraço Amigo

Anónimo disse...

O pior é que o texto demonstra a realidade vivida diariamente por muitos de nós...

Bem, pior mesmo é ter a consciência que é verdade e não fazer nada para a mudar...

Anónimo disse...

Mulher de pouca fé! Será mesmo assim, tão faducho o nosso destino, parafraseando o grande poeta, "o caminho faz-se ao andar", parafraseando o professor Leitão "Treino duro combate fácil".

A mim não me assusta a montanha no horizonte, nem o caminho turtuoso, o que me assusta é faze-lo com uma pedra no sapato. Solução pego na pedra, e guardo-a para mais tarde construir um castelo.

Dificuldades todos temos, logo todos temos uma fonte inesgotável de motivação, solução desabafar, identificar o problema, arregaçar as mangas, superar o problema e prepara-se para o próximo.

Acreditem, afinal a era do Aquário já chegou há 6anos, a era do homem vencedor, com conhecimento, capaz de tudo, a era de peixes e da incapacidade mental própria já lá vai.

O post está muito bom!Realmente o talento está, se ele existe não há temor que nos deite abaixo, somos de MARKETING.

Anónimo disse...

Caro mestre das ilusões

O problema não é a fé nem a crença nas minhas capacidades. Não são as dificuldades que sei que vou passar, nem a incerteza do futuro.

O problema reside simplesmente em ser "mais um jovem que espera passivamente, dia após dia, que o futuro brilhante venha ter comigo. As acções, o trabalho, os deveres são para os outros.Quero ficar sempre estudante. Viver numa redoma de vidro, privilegiado de tantas formas mas sem ter essa consciência…" Percebeste?

Somos uma geração passiva! Queremos tudo embalado e pronto a consumir! Fast sucess, fast money, fast carear...Só a satisfação imediata e individual conta. É um mundo cão não é? :)


p.s.: Sou aquário e de muita fé no meu Grande SCP!

p.s.2.: Só alguém que já viu o lado negro do homem, pode apreciar tanto o lado rosa da vida. :P

Anónimo disse...

"Quero ficar sempre estudante. Viver numa redoma de vidro, privilegiado de tantas formas mas sem ter essa consciência…"

este é o problema? o k eu vejo aki é k o autor ker viver no paraiso da ignorância,mas pr tal já é tarde demais pois tal como Eva ´certamente já "trincou" o fruto proibido, da árvore da sabedoria.

Só acho k a vida está a começar e não a acabar, claro k o futuro ñ é previsivel (ainda bem), mas se temos talento ñ há medos, claro k vamos falhar mas também vamos vencer.

O problema crucial penso ser a motivação pr querer ir mais além e não se sente motivado para tal.Penso que a unica solução é forçar a situação trabalhar a dobrar pr lá do pedido, se ele escreve este post certamente que já está no bom caminho pois já identificou o problema, agora ele tem de se convencer que a vida é dele e que a motivação tem de ser pessoal.

Li por aí geração passiva???onde,olha à tua volta! O k vês egocentrismo,narcicismo??? Ou uma geração k tem potencial pr virar td do avesso?

Realmente o mundo é cão mas se calhar só precisa de um pouco de mimo.

Os dias estão aí carregados de ilusões, a transbordar esperanças, minados por problemas e expectante por actos.