sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Gás Pluma: Cooperação eficiente entre as Universidades e as Empresas


Destaque: Garrafa de gás inovadora é um sucesso nas vendas combustíveis. Galp vendeu 60 mil unidades em dois meses do novo modelo. Projecto Pluma resultou de parcerias universidade-empresa.

Empresa de Guimarães produz garrafa pioneira a nível mundial. A Galp Energia vendeu, em dois meses, 60 mil unidades da nova garrafa de gás Pluma para consumo doméstico.

Lançada em Outubro, a Pluma é mais leve (pesa metade da garrafa tradicional), mais ergonómica, segura e totalmente reciclável. É um bom exemplo de cooperação eficiente entre as universidades e as empresas, inserida no espírito do Plano Tecnológico.

O projecto "Pluma" envolveu parcerias com as universidades do Porto e do Minho, em áreas de modelação do processo de fabrico, desenvolvimento de protótipos, testes e selecção de materiais.
Para a sua produção, a Amtrol-Alfa criou uma nova unidade de raiz, com criação de 29 postos de trabalho. O investimento, totalmente realizado em Portugal, foi superior a 10 milhões de euros. Até ao final do ano, a empresa petrolífera espera vender mais de 500 mil garrafas. A capacidade de produção actual é de mil garrafas por dia (250 mil por ano), devendo aumentar no segundo semestre deste ano.

Nesta altura, estão a ser feitos contactos com vista à exportação da nova garrafa para dois países. Os números de arranque "excedem as melhores expectativas", correspondendo a 2,5% das vendas totais de gás engarrafado, segundo a Galp Energia.

Pioneira à escala mundial, a garrafa combina a robustez do aço, no interior, com a leveza de um invólucro exterior em material de elevada resistência. O projecto envolveu o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho, que assumiu os estudos de selecção das matérias-primas e simulação da nova garrafa, e o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, ligado à Universidade do Porto, que desenvolveu a parte de modelação do processo de fabrico.

Saudações Académicas

João Leitão

2 comentários:

Anónimo disse...

Também sou adepto da nova garrafa de gás pluma. Mais adepto ainda da menina forte que leva a garrafa. :) Tem força aquela mulher. Quanto ás 60 mil unidades vendidas em dois meses deste novo modelo não é de estranhar. Pode-se dizer também que a adopção de publicidades "a lá brasileira" está a resultar em portugal. Basta por uma "boa" moça e a "coisa" vende. Se fosse a menina Soraia Chaves a sair do banho para mudar a garrafa do esquentador de certeza que estavam vendidas + de 300 MIL (tal como o filme) :)

Dá-lhe gás!

Anónimo disse...

Meus amigoje,je...
Não havia nechechidade....