domingo, 8 de janeiro de 2006

Estimativas Económicas para o Sector Publicitário

Nos EUA o investimento publicitário deverá ter atingido, em 2005, um montante a rondar os 276 mil milhões de dólares, o que representa um acréscimo de 4,6% face a 2004. No resto do mundo, esse indicador deverá ter crescido cerca de 5 pontos percentuais e ter totalizado 294 mil milhões de dólares.

Em termos globais e segundo o Insiders Report publicado pela consultora McCann, o investimento publicitário global deverá ter aumentado, em 2005, 4,8% (-1,3% do que as estimativas iniciais) e alcançado a fasquia dos 570 mil milhões de dólares.

Perante tal desempenho, não é expectável que o ritmo de crescimento do sector publicitário (4,6%), ao contrário dos anos anteriores, supere o ritmo de crescimento do produto interno bruto norte-americano (5,5%).

No que respeita à evolução sectorial no resto do mundo, as estimativas económicas também foram revistas em baixa. As primeiras projecções indicavam um crescimento económico na ordem dos 5,8% todavia, as últimas avaliações designaram um valor substancialmente inferior (5,0%).

Para 2006, prevêem-se, de acordo com a McCann, progressos significativos à escala mundial ou seja, espera-se que a taxa de crescimento do investimento publicitário global atinja os 6,0% e se cifre em cerca de 604 mil milhões de dólares.

Finalmente, no que diz respeito ao território dos EUA, a mesma organização projecta uma retoma da evolução do investimento publicitário na ordem dos 5,8%, devendo este mercado totalizar uma cifra próxima dos 292 mil milhões de dólares. Note-se ainda que estas previsões não são alheias às expectativas geradas em torno da realização de eventos como o Super Bowl e os Jogos Olímpicos de Inverno, do aumento do investimento em Marketing Político e da melhor adaptação à legislação Sarbanes-Oxley, e que os suportes mais beneficiados com esta conjuntura deverão ser a Internet (+10%), a Spot TV (+8,5%) e o Direct Mail (+7,5%).


João Leitão

jleitao@ubi.pt

Sem comentários: