O desempenho do sector publicitário de cada país está geralmente associado à conjuntura económica e à evolução do Produto Interno Bruto do mesmo.
De acordo com a McCann, em 2005, a maioria das economias mundiais denotou movimentos de estagnação ou até mesmo de recessão.
Para 2006, as projecções apontam no sentido de que, apesar dos problemas existentes nos mercados da Europa Ocidental, deverá haver uma retoma económica generalizada nas economias mundiais, designadamente, nas mais desenvolvidas.
Em matéria de evolução esperada da taxa de crescimento do investimento publicitário global, as mais recentes projecções indiciam que o presente ano ficará marcado pela inversão da propensão registada no último biénio, sendo expectável que cresça 1,2% em relação a 2005.
Relativamente à performance por país, devem ser realçados os resultados obtidos pela Rússia, Eslováquia, Brasil, China, Argentina, Indonésia, Índia, México e Coreia do Sul, os quais denotam índices de crescimento de dois dígitos.
Como é fácil de ver no relatório da McCann, em relação a Portugal, as perspectivas não são as melhores, dado que o sector publicitário continuará a apresentar uma evolução negativa. Todavia, tendo presente as notícias mais recentes o subsector da televisão por cabo pode vir a revelar-se um autêntico Oásis!!!
João Leitão
jleitao@ubi.pt
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