quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

O crescimento do marketing em games e para gamers

O crescimento do marketing em games e para gamers

Duas pesquisas divulgadas no mês passado, nos Estados Unidos, definiram melhor uma realidade que nós já vínhamos observando há tempos: a evolução da publicidade dentro de games e a transformação das estratégias de comunicação para atingir o público geek em geral - de gamers a fãs de hardware, como boa parte da comunidade do Fórum PCs.
A primeira delas, um estudo realizado pela Activision em parceria com a Nielsen Entertainment, concluiu que os gamers gostam de ver publicidade inserida em seus jogos favoritos. Mais que isso: os entrevistados afirmaram que sua opinião sobre os produtos anunciados nos games melhorou devido à publicidade, algo que jamais fora observado em nenhuma outra mídia.
Modéstia à parte, cantei esta bola quase dez anos atrás, em minha monografia de conclusão do curso de Publicidade (sim, antes de fazer Jornalismo eu me formei em Publicidade). Em tempos de Tivo e podcasts, uma boa maneira de aparecer para a nova geração é integrar a propaganda ao entretenimento - games, inclusive. E, se isso for feito de um modo que faça sentido no jogo, o resultado tende a ser positivo.
O exemplo clássico são os jogos de esportes, onde a publicidade nas laterais dos estádios ou nos carros de corrida nada mais é do que um complemento do realismo gráfico que se observa em todo o resto do jogo. Fãs de jogos de Fórmula 1 querem pilotar uma Ferrari com a marca do Marlboro (se bem que propaganda de cigarro em game não é uma boa idéia), e não uma vermelha toda lisinha e artificial.
Estão longe de ser o único exemplo, entretanto. O primeiro que me chamou a atenção foi um, cujo nome não me lembro, em que você pilotava naves espaciais em uma cidade futurista repleta de outdoors da marca de roupas Diesel. Viu como funcionou? Não lembro do jogo, mas lembro dos outdoors Pense bem: qualquer jogo que simule algum ambiente real (quase todos) tem potencial para publicidade virtual!
Uma empresa que percebeu a oportunidade e a está explorando muito bem é o site de mascotes virtuais Neopets. Você pode nunca ter ouvido falar nele, mas pergunte a qualquer criança conectada que ela saberá explicar o que é. Por agora, basta saber que é o segundo site mais viciante da internet, contabiliza mais de 2 bilhões de pageviews por mês e foi comprado pela Viacom, em meados de 2005, por US$ 160 milhões. Se você lê inglês e quer saber mais sobre o fenômeno dos bichinhos virtuais, vale ler a matéria que a revista Wired publicou em dezembro.
Mais do que uma mina de audiência, o Neopets rendeu tanto dinheiro a seus criadores porque consegue, como ninguém, explorar uma das tais novas modalidades de publicidade de que trata esta coluna: os advergames. Entre as atividades do mundo virtual de Neopia estão diversos joguinhos patrocinados por empresas - de fabricantes de cereais matinais ao McDonald's - que querem fazer a cabeça das crianças e adolescentes que compõem 80% do público do site.
Por falar em percentuais, a outra pesquisa que mencionamos lá em cima, realizada pela Forrester Research, dá conta de que 90% dos jovens americanos entre 12 e 21 anos têm videogames e dois terços deles usam outros equipamentos de entretenimento digital. E conclui que, para falar com esse público, a primeira opção dos publicitários deve ser anunciar em games ou sites a eles dedicados (visitados por 80% dos jovens pesquisados). Não é brincadeira!
Por Julio Preuss,
11 de Janeiro de 2006 (www.forumpcs.com.br)

1 comentário:

Anónimo disse...

Desde que vi Sam Fisher do jogo Splinter Cell a fazer publicidade aos telefones Sony Ericsson e outdoors da Puma em True Crime: New York que ja estou por tudo. Até já querem meter outdoors nos cenários do jogo Titan Quest. A parte engraçada é que Titan Quest é um popular jogo de estratégia que decorre na era da Antiguidade. E toda a gente deve calcular como outdoors publicitários se integram bem no cenário de umba batalha épica entre exércitos gregos e romanos...