sexta-feira, 3 de abril de 2009

"Os clientes vêem os publicitários como o palhacinho do intervalo"

Nos últimos seis a oito anos as agências de publicidade começaram a perder influência e poder de decisão junto dos clientes, um ciclo vicioso que está a tirar talentos e dinheiro das agências. Esta é uma das principais ideias de uma entrevista com Jorge Teixeira, actual director criativo da Excentric. O ex-DDB, Euro RSCG, BBDO e Y&R não poupou críticas às agências de publicidade tradicionais e disse: "há um misto de «preguiça e medo de arriscar» no mercado português, «quer de quem cria quer de quem aprova», acho que as agências têm preguiça porque querem jogar pelo seguro, ir pelo caminho já percorrido. Há tantas campanhas de testemunhos... o que é que é isso? É isso que dá segurança, ver um actor dizer «Eu uso isto»?"
Teixeira afirmou ainda que as agências deixaram de ter voz junto dos clientes, "Os publicitários já foram importantes no país, mas as agências foram-se descapitalizando. E não ganham tanto dinheiro como antigamente".
Segundo Teixeira este não é um defeito de uma só agência, acontece com todas, "nos últimos seis, sete ou oito anos notei que os publicitários são vistos, junto dos clientes, como o artista e o palhacinho do intervalo. O momento alto na relação cliente-agência é quando vem também o director criativo. Apresentávamos a ideia, eles gostavam, mas depois iam decidir. Ou seja, não nos chamavam para a parte da decisão. Nós devíamos ser os consultores de comunicação deles, mas não, somos uns palhacinhos que vamos vender uma ideia".
O profissional também é bastante crítico para os accounts. Nas agências, o processo de nos ouvirem acabou. E acabou, em primeiro lugar, porque a competência das pessoas que atendem os clientes na agência, os accounts, é muito fraca. Entrou-se neste ciclo vicioso em que os clientes não querem ouvir as agências, e em vez de contratarem pessoas de qualidade, contratam carregadores de maquetes", referiu.
Numa entrevista em que se considerou um «estagiário» no marketing digital e admitiu que "se tivesse tanta certeza [que tomei uma boa decisão ao vir para a Excentric] já a tinha tomado antes", Teixeira elogiou as agências digitais portuguesas, como a View, Fullsix e Seara, e disse que as agências digitais conseguem fazer com que os marketeers ouçam os seus projectos.
"[No digital] somos muito mais consultores e os clientes pagam-nos para os aconselharmos. Eles não sabem do nosso metier, enquanto que não há um cliente no país que não saiba como se faz um filme".
E continuou: "[Os clientes] querem-nos do lado deles quando pretendem saber como funcionam as redes sociais, ou um viral, ou como podem melhorar a usabilidade do site ou vender mais 30% só mudando dois ou três clicks".
Jorge Teixeira referiu também que o digital «tem algo a ganhar com a crise» e está a ser beneficiado com a mudança dos hábitos de consumo da população.
"Vemos na projecção dos nossos clientes para 2009 que, com a crise, muitos estão a tirar 10% do budget de televisão para investirem 20% em internet. Isto é possível porque os valores são diferentes", resumiu.

Fonte: Briefing

Célia & Susana


3 comentários:

Anónimo disse...

Epá, que post tão pesado!

Os olhos também comem... ao menos uns espaços entre os parágrafos e se não for pedir muito uma imagem.

Tal como está é um convite a passar à frente, fosse em que blog fosse. Duas pessoas dava para fazer um pouco melhor.

Anónimo disse...

Eu achei interessante...













........ a ideia de quase todos os posts terem dois autores. Qual é o objectivo? Promover a união? Ou simplesmente uma pessoa carregar CTRL e a outra C?

Filipa Santos disse...

Existem coisa que realmente são de lamentar nesta comunidade, a começar pelo sentido crítico e destrutivo que algumas pessoas tendem a ter.

Eu gostei do post, não tive a oportunidade de o ler antes e achei interessante o terem colocado cá! Isto é um espaço para futuros e actuais profissionais de marketing é perfeitamente normal e necessário que por vezes surjam estes posts mais virados para a realidade do mercado actual, que nem sempre passa por bonequinhos e floreado.

Para as meninas Célia e Susana, parabéns pelo trabalho! Quanto as nossas beldades anónimas, ficamos a espera dos vossos posts e quem sabe identificado!?

Um abraço a todos!