domingo, 12 de abril de 2009

Comércio Electrónico Amigo do Ambiente


A principal conclusão do estudo “A comparação entre o ciclo de vida do comércio a retalho e a logística do e-commerce: um estudo de caso da Buy.com”, realizado pelo Instituto Green Design da Universidade de Carnegie Mellon é que Fazer compras on-line, através do modelo de comércio electrónico utilizado no site Buy.com, permite diminuir o impacto ambiental relativamente às compras convencionais, reduzindo em 35 por cento o consumo de energia e de emissões de dióxido de carbono.

Os investigadores da Universidade de Carnegie Mellon compararam a energia consumida e o dióxido de carbono emitido no trajecto feito pelo artigo desde o fabricante até ao consumidor, no comércio convencional e no comércio on-line. O estudo revelou que 65 por cento do consumo de energia e das emissões de dióxido de carbono geradas nas compras do comércio a retalho estão relacionadas com o percurso automóvel dos consumidores de casa para as lojas e no percurso de regresso.

No comércio a retalho, os artigos são habitualmente enviados dos distribuidores para armazéns regionais, que depois redistribuem pelas várias lojas, antes de chegarem à casa dos consumidores. O modelo virtual utilizado pelo site Buy.com permite que os produtos sejam enviados directamente dos seus parceiros de distribuição para os consumidores, eliminando um passo significativo na cadeia de abastecimento retalhista.

Fonte:CienciaPT

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