Em 2010 estima-se que A Internet será o principal meio de comunicação dos europeus, em 2010. Esta foi uma das conclusões a que o estudo publicado hoje pela Microsoft chegou. Em ”A Europa inicia sessão: As tendências actuais e futuras da Internet”, ficamos a saber que, mantendo-se as actuais condições de consumo, dentro de cinco anos, os europeus vão navegar pela Internet, em média, 14,2 horas por semana ou mais de 2,5 dias por mês, em comparação às 11,5 horas por semana ou 2 dias por mês, que irão estar em frente à Televisão.
"As estratégias de publicidade têm de mudar o foco de 'uma audiência de milhões' e tentar atingir o máximo de pessoas possível, para 'milhões de audiências', 'alvos' individuais, de forma a aumentar substancialmente a importância das campanhas e maximizar o ROI para os anunciantes (...) Estima-se que uma melhor segmentação do público-alvo vale, pelo menos, 10% de vantagem no ROI de marketing e 'paga-se a si mesmo'", afirma o Estudo.
As mudanças de hábitos de consumo reflectem-se ainda nos suportes. Ainda de acordo com o estudo, actualmente, o computador está já a substituir a televisão na visualização de conteúdos. "Para alguns segmentos do mercado, tais como jovens na faixa etária entre os 18 e os 24 anos, o PC é geralmente o único ecrã de televisão, enquanto que para outros, pode ser um segundo ou um terceiro ecrã. Para esta geração, geralmente TV significa vídeo on demand. Um em cada sete jovens entre os 18 e os 24 anos não vê quaisquer programas em directo na TV, enquanto 42% dos jovens adultos vê regularmente TV online, através de um PC", defende. No entanto, o mesmo documento salienta que a tendência é para que, nos próximos cinco anos, os casos de uso do PC desçam dos actuais 95% para os 50%, em prol da utilização de outros suportes, como a IPTV, os telemóveis, ou as consolas. Um fenómeno que se deve à generalização da banda larga, à possibilidade de interacção por parte do consumidor (como é o caso das redes sociais) e ao aperfeiçoamento das tecnologias.
Os portugueses dispendem, neste momento, mais tempo na Internet do que a ver filmes offline, a ler materiais impressos ou a jogar videojogos. Estima-se que, na Europa, cerca de 50% dos cidadãos tenha ligação à Internet. No ano passado, os europeus passaram cerca de 9 horas por semana online, mais 27% do que em 2004. CS
Fontes: imagens de marca
Pedro Lourenço & Gonçalo Reis
1 comentário:
boa noticia!
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