sábado, 11 de abril de 2009

Será o Coelho da Páscoa uma marca?

Pode o Coelho da Páscoa ser considerado uma marca?


Na opinião de Carlos de Melo Brito, o professor de Marketing na Faculdade de Economia do Porto, o coelho é apenas um elemento da identidade da marca Páscoa. Para o especialista, as marcas do sector alimentar "apropriam-se" do coelho para personificar a marca Páscoa e reforçar os laços de afinidade e empatia com os consumidores.

Já o Presidente da Ivity Brand Corp, Carlos Coelho, defende que o coelho da Páscoa é uma marca, pois à semelhança de outras marcas afirma-se num território. Segundo o especialista, pode ser considerado uma internacional equity, com um passado disperso, sem dono e de domínio público, explorado pelas várias marcas do mundo para fins comerciais. "Marcas de chocolates e de amêndoas, assim como todos os produtos ligados à tradição, vêem no coelho uma estrátegia para acrescentar valor emocional ao relacionamento com os consumidores e aumentar as vendas. Por outro lado, esta é uma forma das marcas atraírem afectivamente as crianças para um momento religioso", explica Carlos Coelho.

fonte: imagens de marca

Neste anúncio podemos ver a utilização do coelho não por uma marca do sector alimentar, mas sim por uma conhecida marca de telecomunicações móveis.



Pedro Lourenço & Gonçalo Reis

DESEJAMOS UMA BOA PÁSCOA A TODOS!!

2 comentários:

Ana disse...

Eu penso que depende da definição que tenhamos de marca.
"um símbolo complexo que representa uma variedade de ideias eatributos”.(Gardner e Levy, 1955)
Segundo esta definição penso que poderíamos encarar o coelho da Páscoa como uma marca.
No entanto, eu encaro a marca como “um nome, termo, desenho, símbolo, ou qualquer outra característica que identifiquem o bem ou serviço de um vendedor como distinto dos de outros vendedores".
Segundo a minha perspectiva de marca não considero o coelho da Páscoa uma marca.

Paulo Duarte disse...

É mais uma "instituição" lol