segunda-feira, 6 de abril de 2009

Kopi Luwak

O segredo do sabor e do aroma único do "Kopi Luwak" indonésio, o café mais caro do mundo, consiste no seu estranho processo de produção, já que os grãos são digeridos e defecados por um pequeno animal chamado civeta. Kopi é a palavra indonésia para café e Luwak é o nome do animal, o civeta, uma espécie de gato herbívoro que habita as florestas da dita região asíatica.

Pesquisa feita por diversas universidades atesta que o trato digestivo do animal realmente produz significativas mudanças nas sementes que depois de tratadas, higienizadas, e torradas, são vendidas a preço de ouro. Nas cafetarias, principalmente em Nova York, Londres e Tokio, uma chávena deste tipo de café pode alcançar aproximadamente 75 euros. Ainda que, em vários portais da internet especializados na venda de produtos gourmet, pode-se adquirir pacotes de 57 gramas de café por 32 euros.

Todos os que provaram esta iguaria, confirmam que o sabor é algo inigualável e que deve estar na lista dos que apreciam um bom café.


Mas também existem muitas pessoas que difamam o Kopi Luwak, e inclusive algumas pessoas que afirmam que o retorcido processo deste café é falso e que responde somente a uma estratégia de marketing.

Pedro Lourenço & Gonçalo Reis

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.