quarta-feira, 8 de abril de 2009

Novo produto rejuvenescedor usa células de recém-nascidos


Ainda em fase de teste, o Vavelta é uma injecção de fribroblastos, células que produzem colágeno - a famosa proteína responsável pela firmeza e elasticidade da pele

Já maginou usar células da pele de bebés recém-nascidos para por fim às rugas e marcas de expressão? É isso que promete um produto lançado em Janeiro na reunião da Internacional Master Course on Aging Skin, em Paris (França). À base de fibroblastos, o Vavelta promete aumentar a produção de colágeno e de ácido hialurônico.

Apesar de estar em fase de testes e não ter recebido aprovação dos órgãos regulamentadores dos Estados Unidos e da Europa, o produto pode ser bem eficaz no rejuvenescimento da pele, opina o dermatologista Marcelo Bellini. “Com o tempo, a nossa capacidade de produzir colágeno e ácido hialurônico fica reduzida, e surgem as rugas. A pele perde sustentação e elasticidade. O Valvelta pode ser uma opção para impedir o envelhecimento, principalmente quando os produtos já conhecidos não têm eficácia”.

Hoje em dia, para tratar os vincos da pele, os dermatologistas costumam usar dois tipos de substâncias: o ácido polilático (aumenta a produção de cólageno) e os preenchedores (à base do próprio ácido hialurônico). Na área da dermatologia os fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno) do próprio paciente já foram usados na guerra contra a idade, mas o método não foi eficaz. “Essas células retiradas do paciente já eram mais velhas, já não produziam como antes. Diferentemente do que acontece com o Vavelta”, acrescenta o dermatologista.·

Produzido pela empresa britânica Intecytex, o produto, aplicado na pele da mesma forma que o botox, ainda está em fase de testes. Os primeiros estudos foram realizados em pacientes com queimaduras graves, e a recuperação da pele foi total, de acordo com a empresa. Outros voluntários que fizeram parte da pesquisa também tiveram bons resultados contra as rugas e até marcas de acne. Cada paciente recebeu três aplicações do produto, sendo uma ampola por sessão, com melhora de 75% do grau de profundidade das rugas e duração de dois anos.

fonte: abril.com

Pedro Lourenço & Gonçalo Reis

Sem comentários: