quarta-feira, 1 de abril de 2009

Agências de publicidade retiram-se dos Olímpicos



Duas conceituadas agências de publicidade retiraram-se do concurso dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, após saberem que teriam de pagar em troca do patrocínio oficial.
Já se contabilizavam várias agências de renome numa fase avançada do processo do concurso, quando se soube que o custo para desenvolver a campanha oficial dos Jogos Olímpicos seria de 10 milhões de libras. Depois do anúncio, dois grandes grupos na área de publicidade, que preferiram o anonimato, relataram à imprensa inglesa que não estavam interessados em lutar mais por esta campanha. No geral, a indústria publicitária já afirmou que os benefícios de ‘marketing' para uma agência ser associada aos Jogos Olímpicos são limitados e insuficientes para justificar este compromisso financeiro.
Especula-se que o provável vencedor do contrato será um grande grupo de publicidade internacional. A agência vencedora irá desenvolver a criatividade corporativa do evento e ficará responsável pelas acções de marketing para a venda de bilhetes. À frente do processo está Chris Townsend, director comercial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, e a directora de marketing Amanda Jennings.
Com o meio em recessão e o mercado publicitário do Reino Unido em acentuado declínio, algumas agências afirmam não poder suportar o elevado custo para estarem presentes nesta competição. No entanto, já há alguns patrocínios confirmados como a marca de pastilhas elásticas Trident, o grupo tecnológico Airwave, o Boston Consulting Group e a Freshfields.
Célia & Susana

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