segunda-feira, 20 de abril de 2009

E esta, hein?

Qimonda representa Portugal em final de concurso de gestão

Quatro funcionários da Qimonda Portugal vão representar Portugal na final de um concurso de gestão. A empresa fabricante de chips, que recentemente pediu a insolvência, anunciou já o despedimento de 300 trabalhadores e a suspensão de 800 contratos de trabalho por um período de seis meses, ficando apenas com 200 funcionários para manter a operacionalização da fábrica de Vila do Conde.

Francisco Almada Lobo, David Morais, Adélio Fernandes e João Rafael Cortez, que trabalham na área das tecnologias da informação na Qimonda, são os finalistas portugueses do Global Management Challenge, organizado pela SDG - Simuladores e Modelos de Gestão, e que decorre na quarta e quinta-feira em Portugal.

O concurso consiste numa simulação empresarial em que cada equipa assume o papel de conselho de administração e deve gerir a sua empresa virtual, com o objectivo de obter a mais elevada cotação na Bolsa. Os responsáveis da Qimonda vão, depois da análise do histórico da empresa, definir a sua estratégia e tomar decisões nas várias áreas: marketing, produção, recursos humanos e finanças. A final é disputada com 30 equipas, que representam os seus países.

O concurso, lançado em 1980 pela SGD, já envolveu até hoje 400 mil quadros de empresas e estudantes universitários. Entre os participantes contam-se nomes como António Horta Osório, António Mexia ou Carlos Zorrinho.


A empresa está na "falência", e no entanto os seus funcionários vencem concursos de gestão. Estranho, não?

Fontes:

Diário de Notícias, edição de 20 de Abril de 2009, pág. 30



Denise & Ricardo


1 comentário:

Uma "Quimonda Girl" disse...

Talvez…para quem nada perceba de gestão e muito menos conheça o caso e as razões que levaram a Quimonda ao processo de insolvência!!!
Natural? Sim…esta empresa empregava para além de muita mão-de-obra, maioritariamente dela é especializada.