segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Portugueses sem confiança

Os consumidores portugueses estão cada vez mais pessimistas. Em Novembro, a confiança registou uma nova queda, desta vez «mais expressiva», revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador de confiança dos Consumidores diminuiu nos últimos dois meses, e de forma mais expressiva em Novembro, retomando o perfil descendente iniciado em Novembro de 2009, após ter recuperado em Agosto e Setembro. Para a deterioração da confiança contribuíram todas as componentes. As expectativas sobre a evolução da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar registaram os contributos negativos mais intensos, retomando nos últimos dois meses os respectivos andamentos descendentes observados desde o final de 2009.

Perspectivas de poupança e desemprego cada vez piores

O saldo de respostas extremas (SER) das perspectivas relativas ao desemprego aumentou em Outubro e Novembro, invertendo o movimento decrescente dos dois meses anteriores. As perspectivas de evolução da poupança agravaram-se nos últimos dois meses, reforçando a trajectória descendente iniciada em Novembro de 2009, depois de recuperarem entre Julho e Setembro.

É ainda de notar que as expectativas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar e as perspectivas de evolução da poupança atingiram em Novembro os valores mínimos das respectivas séries.


Fonte: Executive Digest

Publicada por Sabrina Ramos nº. 24999

Sem comentários: