Estudo do SAS e da Harvard Business Review revela que 33% das Empresas esperam implementar soluções de monitorização das redes sociais.
75% das empresas não sabem em que redes sociais os seus clientes mais rentáveis andam a falar sobre si, segundo o estudo “The New Conversation: Taking Social Media from Talk to Action” realizado junto de 2.100 executivos de empresas a nível global.
De acordo com este estudo, patrocinado pelo SAS, empresa de referência mundial em software e serviços de business analytics, e realizado pela Harvard Business Review Analytic Services, mais de metade das empresas que responderam utilizam as redes sociais, mas apenas um quarto sabe onde os seus clientes andam a falar sobre elas.
Por outro lado, apenas 7% das empresas afirmam estar a tentar integrar as redes sociais nas suas estratégias globais de marketing, 31% não avaliam a eficácia das redes sociais e apenas 23% utilizam ferramentas analíticas para as redes sociais.
Segundo este estudo, muitas das organizações parecem estar mais focalizadas em “fazer barulho” do que em compreender e participar em conversas sobre si. Para metade das empresas inquiridas que usam as redes sociais o principal benefício é o aumento da notoriedade das organizações e dos seus produtos e serviços.
Já 30% vêem o aumento do tráfego para os seus websites como um dos benefícios principais, mas apenas 29% reúnem e seguem as opiniões dos clientes online. Enquanto 23% concordam que as redes sociais ajudam-nas a monitorizar o que se anda a falar, apenas 18% afirmam poder identificar os comentários positivos e negativos sobre si.
Este estudo foi realizado pela Harvard Business Review Analytic Services através de um inquérito online a 2.100 subscritores da revista e da e-newsletter Harvard Business Review durante o mês de Julho de 2010. Adicionalmente foram realizadas 12 entrevistas qualitativas e exaustivas a subscritores por telefone.
Gustavo Brás nº25033
sábado, 15 de janeiro de 2011
Estudo: SAS e Harvard Business Review – Empresas e as redes sociais
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