quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Power Balance admite: «Não há provas de que as pulseiras funcionem»


Prometem equilíbrio, resistência, flexibilidade e são usadas por anónimos e famosos em todo o mundo, mas afinal os poderes das pulseiras Power Balance estão a ser postos em causa e a empresa admite mesmo que as pulseiras podem não ter o efeito anunciado.

Segundo a empresa, a pulseira, desenvolvida por um cientista da NASA, consiste num holograma quântico que ajuda no equilíbrio do corpo e da mente, reduz o stress, aumenta a resistência e o sistema imunológico.

Em Espanha, a associação dos consumidores da Facua, da Andaluzia classificou-as de «fraude», conseguiu que a Junta da Andaluzia sancionasse a companhia, por uma «falta grave de publicidade enganosa», pela qual tem de pagar 15 mil euros.

A autoridade que regula o mercado em Itália (AGCM) multou em 350 mil euros as empresas que vendem no país as pulseiras Power Balance e outras do género. As empresas Power Balance Italy e Sport Town foram multadas em 300 mil e 50 mil euros respectivamente, depois de uma investigação que prova que não são verdadeiros os benefícios para o equilíbrio, flexibilidade, resistência física e força que são anunciados na publicidade ao produto.

Agora foi a vez de as autoridades australianas obrigarem a empresa que opera no país a fazer a devolução do dinheiro gasto, caso os consumidores se tenham se sentido enganados pela publicidade da pulseira.

A Power Balance Austrália admitiu,numa nota publicada no seu site, que «não há provas científicas de que as pulseiras funcionem», de que haja uma melhoria de desempenho de quem as pulseira.

As pulseiras de silicone e os pendentes Power Balance têm feito sucesso entre vários atletas, incluindo Cristiano Ronaldo, Rubens Barrichello, Shaquille O'Neal e David Beckham.

Fonte: IOL

Por Francisco Oliveira 24656

Sem comentários: