segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dias negros para os estudantes universitários.

Quase 750 estudantes cancelaram a sua inscrição nas universidades do Porto e de Coimbra desde o início do ano lectivo. Também na Universidade do Minho (UM) o número de abandonos ronda os 500. As associações académicas atribuem culpas às novas regras de atribuição de bolsas de estudo.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), este número não é superior ao que se tem verificado em anos lectivos anteriores. "Nenhuma relação terá com o actual regime de bolsas", sustenta Mariano Gago. O ministro lembra que cada universidade dispõe dos recursos e poderes para intervir sempre que tenha conhecimento de algum caso de risco de abandono escolar de alunos que, tendo aproveitamento académico, evidenciam carências de rendimentos.

Ler a notícias completa no Público.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta situação revela a situação em que esta o nosso pais.
Em vez de ajudar quem precisa, não a esses cortam-lhes tudo e pessoas que não tem dificuldades e recebem abonos da Suiçã que não deve ser muito pequeno ainda atribuiem uma bolsa mensal de mais de 300€. Sim isto passa-se na UBI e acredito que em todo o pais.
Depois querem que o pais desenvolva e que a riqueza aumente, mas a custo de quem, dos mais pobres??? dos que não tem muito e ainda tiram o pouco que tinham???
A mim este ano o governo foi muito meu amigo devia ter pensado que eu tinha os bolsos muito cheios de dinheiro, então toca a cortar tudo abono de 22€ e bolsa de 97€ isto por mês adem me dizer quem se governa com este dinheiro, o nosso PM Sr. Socrátes é que não deve ser.
E como o objectivo deles é cortar nem olham para a situação da familia, eu tenho o meu pai de baixa devido a tratamentos que fez por causa de uma doença crónica, e a minha mãe o patrão decidiu fechar o negócio e colocou tudo na rua.
Duvido que o Sr. Mariano Gago esteja dentro da realidade nua e crua do nosso pais, pois se tivesse não teria afirmado isso.
Força a todos, não à mal que sempre dure.

Gugel disse...

a segunda parte da noticia faz me rir, MCTES "este número não é superior ao que se tem verificado em anos lectivos anteriores." dizem isto como se fosse um conforto pff. esquecem se que vamos a meio do ano e já saíram um numero bem redondo de estudantes. com os aumentos de tudo e mais alguma coisa o numero vai aumentar.
temo que daqui a uns anos vai ser à moda antiga, quase ninguém consegue ir para o ensino superior.