LEGO E PLAYMOBIL QUEREM CRESCER NO MERCADO PORTUGUÊS
Revista marketeer, edição nº 162, pag. 28
Josiane Correia, nº 25851
Reforçar a presença, diversificar e alargar a extensão da gama são os principais pontos da estratégia de crescimento, no mercado português, da Playmobil Ibérica e da Lego Ibérica. Convertendo, assim, Portugal num dos países mais promissores para duas das marcas de brinquedos de construção mais conhecidos entre as crianças e adultos de todo o mundo.
O lançamento de um "jogador" de futebol português, com um número 7, em 2008, mostrou bem a aposta em Portugal da Playmobil Ibérica, marca de origem alemã dos conhecidos bonecos. Ainda assim, nada fazia prever os números que pouco depois seriam divulgados. "A evolução foi superior a todas as expectativas", sublinha Carlos Cases, responsável pelo departamento de marketing da Playmobil Ibérica. Em 2008, o mercado ibérico cresceu 25%, alcançando 35 milhões de euros e convertendo-se no quarto maior mercado mundial para a marca, atrás da Alemanha, França e Benelux. Espanha facturou cerca de 34,6 milhões de euros e Portugal 575 mil de euros. "Trabalhamos para reforçar a presença nesse mercado", lembra Carlos Cases. É que a Playmobil Ibérica, com 8% de quota de mercado mundial, tem em marcha um alargado plano estratégico para crescer mais ainda em Portugal.
Por sua vez o grupo dinamarquês de brinquedos Lego viu também a sua posição no mercado português ser fortalecida com um crescimento nas vendas de 21% em 2008( face ao ano anterior), de acordo com o NPD EPos Retail Tracking. E reforçou a sua liderança no sector de brinquedos de construção, atingindo uma quota de 66%. A nível mundial a Lego obteve um lucro de 91,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2009, o que representa um aumento de 60% face ao mesmo período de 2008 em que registou 57,3 milhões de euros. (...)
Por sua vez o grupo dinamarquês de brinquedos Lego viu também a sua posição no mercado português ser fortalecida com um crescimento nas vendas de 21% em 2008( face ao ano anterior), de acordo com o NPD EPos Retail Tracking. E reforçou a sua liderança no sector de brinquedos de construção, atingindo uma quota de 66%. A nível mundial a Lego obteve um lucro de 91,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2009, o que representa um aumento de 60% face ao mesmo período de 2008 em que registou 57,3 milhões de euros. (...)
Revista marketeer, edição nº 162, pag. 28
Josiane Correia, nº 25851
Sem comentários:
Enviar um comentário