domingo, 30 de janeiro de 2011

Mercado da Música em mudança.

As editoras discográficas Universal e Sony Music vão iniciar em Fevereiro, no Reino Unido, um novo sistema de venda de singles, em mais uma tentativa para ultrapassar a pirataria na Internet, revelou na segunda-feira o jornal “Guardian”.
A ideia é pôr no mercado as canções que antecipam a edição de um álbum – os singles – no dia em que são estreadas nas estações de rádio, para evitar que os consumidores as copiem da Internet.
“Esperar não é uma palavra que exista no vocabulário da actual geração. Está ultrapassada a ideia de que podes aumentar o potencial de uma canção tocando-a em antecipação durante várias semanas numa rádio”, disse o responsável pela Universal Music, David Joseph, citado pelo jornal britânico.
A mudança dos tempos na venda de singles é referida pelo “Guardian” com o exemplo do concurso televisivo “X Factor”, cuja canção vencedora, interpretada por Cardle, vendeu 439 mil cópias pouco depois de terminada a transmissão da final.
Assim, a Universal e a Sony irão, a partir de Fevereiro, adoptar um sistema que designaram por “on air, on sale” (“no ar, à venda”, numa tradução livre), para responder a uma necessidade imediata de satisfação do consumidor.
Com esta decisão da Universal e a Sony, espera-se que a venda imediata de singles ponha um artista mais rapidamente na tabela dos mais vendidos.
No Reino Unido, as vendas de música caíram cerca de seis por cento em 2010.



João Ribeiro Nº 22324

Sem comentários: