quarta-feira, 31 de março de 2010

“Protector bucal” aumenta rendimento de Ronaldo



Parece estranho, mas um “protector bucal” é a mais recente arma secreta do craque português, segundo edição desta terça-feira da “Marca”. O diário desportivo espanhol assegura que Cristiano Ronaldo ficou com maior potência de remates.

O “protector bucal”, ao que tudo indica, aumenta a força muscular, pois coloca o maxilar de forma adequada em relação ao crânio, cérebro e tórax, quando é mordido.

Esta inovação já tem cerca de um ano de mercado e o seu preço ronda os cem euros. Nos Estados Unidos, Japão, Grã-Bretanha e Itália já usual ver-se futebolistas com o protector na boca.

Ainda em termos desportivos, mas fora do âmbito do futebol, o golfista Tiger Woods também utiliza o protector, de forma a aumentar a força das pancadas.


Fonte: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=199298
Publicado por: Sofia Sousa, 21413

Pai do neuromarketing demonstra em Portugal como o cérebro escolhe o que consome

Entre fios ligados à cabeça e a empurrar um carrinho de compras pelo meio das prateleiras de um hipermercado, uma mulher sujeitou-se a uma experiência inédita que foi realizada em Portugal.

Aquilo que vai vendo e escolhendo para comprar é monitorizado através de uma pequena câmara escondida nos óculos escuros que usa e as reacções do seu cérebro a tudo o que vê, ouve ou sente vão sendo registados por um receptor escondido na sua mala de mão.

Trata-se de uma experiência de neuromarketing, realizada no Porto com o objectivo de mostrar aos jornalistas como o neuropsicológico David Lewis analisa as reacções do cérebro da voluntária enquanto esta faz compras num hipermercado.

"Vamos ver o que ela gosta e o que não gosta", explica David Lewis, adiantando que "as pessoas não conseguem simplesmente verbalizar essas emoções porque estão no seu subsconsciente".

A parte do consciente do cérebro - a que consegue verbalizar as emoções - só concebe 11 pensamentos por segundo, acrescenta o cientista, e fazer compras implica "milhões de pensamentos e informações fornecidos pelos sentidos ao cérebro". Por enquanto, a experiência de neuromarketing que David Lewis veio a Portugal realizar não passa de uma demonstração mas, segundo um neuropsicólogo inglês, o processo "é provavelmente a maior revolução na pesquisa de marketing".

Para a voluntária que vestiu a touca e enviou os seus dados cerebrais para o computador, a experiência foi fácil, apesar de se ter sentido "muito pressionada". "Tentei comprar as coisas que normalmente compraria, mas senti-me muito pressionada com as pessoas a olhar para mim e os jornalistas a olhar para mim", disse.

David Lewis admite que a experiência não é "como uma ida normal às compras", mas assegura que "as pessoas rapidamente se esquecem que estão a ser observadas", até porque "a maior parte das pessoas nem olha para as outras quando está a fazer compras porque está muito concentrada".

Depois de 25 minutos a escolher produtos consoante os seus gostos, a voluntária teve que esperar 3 a 4 horas pelos resultados. É o tempo de David Lewis e o seu assistente demoram a analisar os resultados. "Os eléctrodos colocados no escalpe transmitiram muita informação para o computador. Temos de retirar o que é provocado pelo movimento do corpo e depois analisar", explica.

O que se vê são as linhas quase em ziguezague cerrado que compõem um desenho idêntico a um electroencefalograma, mas o que será possível depreender são os gostos e as reacções da senhora perante as marcas, produtos e até preços que viu. Os resultados mostraram que o que a senhora mais gostou de comprar foram sementes de flores e produtos com embalagens cor amarelas, sendo que o que menos gostou foi de deparar-se com outros carrinhos de compras no seu trajecto do hipermercado. Produções de 30 segundos.

Correctamente, David Lewis não utiliza os produtos expostos no supermercado para as suas experiências, preferindo recorrer a anúncios publicitário. Estas "produções de 30 segundos", como lhes chama, são "suficientemente longas para contar uma história e suficientementes breves para não produzirem uma quantidade de dados com que seja impossível lidar", explica, garantindo que o processo é "suficientemente consistente, válido e confiável para servir de instrumento ao estudo do cérebro".

O processo pode ser realizado através de dois tipos de tecnologia: um por imagens de ressonância magética ou por uma técnica idêntica a um electroencefalograma que, segundo o neuropsicológico, será a que "irá emergir como vencedora na corcretização dos objectivos do neuromarketing".

Segundo defende, a utilização de imagens do cérebro - o computador mostra cores mais quentes como o laranja e o vermelho nas regiões do cérebro como maior actividade, enquanto os azuis e brancos indicam uma reacção menor - pode ajudar a revelar informação que os consumidores não são capazes de articular ou que os investigadores são incapazes de obter sem interromper precisamente o processo que querem estudar.

"Utilizar imagens do cérebro não é uma panaceia da pesquiza de mercado nem vai revelar o Santo Graal do mercado de investigação, ou seja, um botão de compra no cérebroque seja só apertar para compeliras pessoas a comprar os produtos quer gostem quer não", avisa David Lewis. Mais realisticamente, acrescenta, "o neuromarketing oferece a possibilidade de usar tecnologias médicas em novas desafiantes áreas da pesquisa".

Perquisa que será, dentro de poucos anos, requisitada por todos os sectores de produção que queiram conhecer os gostos e reacções dos seus clientes e consumidores, diz, lembramdo que as compras compulsivas chegam a representar 60 a 80% das vendas das grandes superfícies.

Fonte: Ciência Hoje

Publicado por Marisa Melfe nº 25690




terça-feira, 30 de março de 2010

Preservativo adaptado à anatomia do adolescente

Uma empresa suíca lançou esta semana uma gama de persevativos para especializados para adolescentes, depois de vários estudos terem revelados que os rapazes têm dificuldade em encontrar persevativos que lhe sirvam.

O novo persevativo, denominado "Hotshot" foi desenhado para rapazes entre 12 e os 14 anos e tem 4,5 centrímetros de diâmetros, enquanto o persevativo normal tem 5,2 centrímetros.Ambos têm 19 centrímetros de comprimento.

Em comunicação de imprensa, a empresa responsável pelo fabrico "Lamprech AG" cita um estudo do governo suíço que revelou que os jovens entre 12 e 14 anos não se protegem suficientemente nas relações sexuais. O estudo, realizado pela Comissão Federal para a infância e juventude, entrevistou 1480 jovens entre 0s 10 e 20 anos e concluiu que há um comportamento de risco na faixa etária dos 12 aos 14 anos e que em comparação com a decada de 1990, os jovens estão a praticar mais sexo.

No momento os persevativos só serão vendidos na suíça,mas a empresa pondera lança-lo em outros mercados, nomeadamente, no reino unido país da Europa com uma taxa mais elevada de gravidez na adolescência.

A empresa responsável pela sua fabricação, disponibilizou a sua venda, num site especializado, onde poderão ainda encontrar informação útil sobre a correcta utilização do persevativo e ainda a venda de outros produtos relacionados com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Fonte: copiaperfeta.blogspot.sapo.pt

Ema Gaspar
nº 22547

Já alguma vez pensou em dormir no recinto do Rock in Rio?


Mas... num verdadeiro
hotel? Se pensou, este ano já vai poder fazê-lo. Isto se for um dos três vencedores do concurso que a Vodafone vai pôr em marcha para a edição deste ano do Rock in Rio - Lisboa.
Chama-se Vodafone Hotel e é, de facto, a grande novidade da edição de 2010 a desenvolver pela operadora. Constituída por três quartos, a estrutura vai permitir que os clientes da Vodafone tenham a possibilidade de passar uma noite no recinto do evento. Dois dos quartos serão ocupados pelos vencedores da acção Vodafone Hotel a arrancar em breve: uma carrinha não identificada da operadora vai passarpor várias cidades portuguesas; no site, vão sendo avançados alguns dados sobre a sua passagem e possível localização. os primeiros a encontrar a carrinha ficam de imediato habilitados à noite no Hotel do Rock.
Já o terceiro quarto, por sua vez, será atribuido a duas pessoas em cada um dos dias no recinto do festival. Para se habilitarem a ganhar este prémio, os trauseuntes terão de participar numa animação no piso térreo do Vodafone Hotel, na qual serão colocados perante um conjunto de seis portas, sendo que apenas uma delas abre. Aqueles que acretarem na porta que abre habilita-se a participar num sorteio que determinará quem irá passar a noite no recinto do Rock in Rio - Lisboa.
Esta é, de resto, a grande novidade da presença da Vodafone no recinto que, à semelhança das três primeiras edições, em 2004, 2006 e 2008, pretende "proporcionar experiências únicas e diferenciadoras" conforme sublinha o director de marca da operadora, António Carriço.
De regresso este ano está o Best Seat Vodafone, um espaço de 100 m2 com uma vista priviligiada para o Palco Mundo e no qual os vencedores da Corrida de Sofás - que acontecerá no dia 8 de Maio no Jardim de Belém - terão direito a tratamento VIP.
Já o espaço dedicado à Yorn, a animação deste ano caracterizar-se-á por um jogo no qual os participantes serão convidados a entrar numa cabeça gigante - a Yorn Head. Dentro da boca terão de puxar a "campainha" que estará pendurada na parte posterior e aguardar breves momentos para verificar se a sorte dita que ganharão um prémio ou um castigo.
De regresso estará também a Fábrica de Sofás, onde serão oferecidos sofás vermelhos insufláveis.
Outra das novidades é a colocação de seis pontos bluetooth que permitem aceder a toda a informação sobre o evento e que estarão espalhados pelo recinto, assim como a possível compra de bilhetes (para os clientes Vodafone) via telemóvel.
À semelhança das edições anteriores, a Vodafone alocará cerca de "10% do seu budget de comunicação" a acções antes e durante o evento, segundo António Carriço.
Publicado por: Margarida Monteiro nº 24574
Fonte: Revista Marketeer

Confiança dos consumidores portugueses continua a cair

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a confiança dos consumidores portugueses caiu de – 34,3 em Fevereiro para – 35,4 em Março. A tendência de desconfiança mantém-se e tem vindo a acentuar-se desde há cinco meses.

De acordo com os dados divulgados, a confiança dos portugueses desceu relativamente à evolução das suas finanças, à sua capacidade de poupar e quanto ao futuro económico do país nos próximos 12 meses.

O único indicador onde a confiança dos portugueses cresceu foi no mercado de trabalho.

Segundo o INE, também a confiança dos portugueses nos sectores das indústrias, serviços e comércio registou um ligeiro aumento, com excepção da construção e das obras públicas em queda há cinco meses.

O indicador de clima económico, referente aos inquéritos mensais a empresários dos serviços, indústrias, comércio e construção, melhorou de -0,8 em Fevereiro para -0,5 em Março, a primeira melhoria em três meses.

Fonte: http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=199235

Luís Matos 25263

Campanha da DanCake no Facebook

Começou ontem, 29 de Março, a nova campanha da DanCake no Facebook. A marca desafia os seguidores da página “Alice no País da DanCake” no Facebook a ganharem cabazes Frutíssima, o mais recente lançamento da empresa portuguesa.

O passatempo está activo até dia 2 de Abril a partir do link “www.facebook.com/home.php#!/pages/Alice-no-Pais-da-DanCake/352597259031”.

Para ganhar o cesto Frutíssima é necessário acertar nas perguntas que serão colocadas diariamente na página do Facebook.

O primeiro participante a responder correctamente receberá em casa o cabaz completo com a gama Frutíssima.

Tetra Pak a crescer

Em 2009, a facturação da Tetra Pak Ibéria foi de 690 milhões de euros, tendo Portugal contribuído com 21% do total de 7.320 milhões de embalagens comercializadas durante o ano passado.

A nível ibérico “Sumos e Néctares” foi a categoria com melhor performance crescendo 3% comparativamente a 2008, altura em que as vendas foram de 1.792 milhões de embalagens. Nas restantes categorias foram realizadas vendas inferiores às alcançadas no ano passado.

Vera Norte, director de Comunicação da Tetra Pak explica que esta performance se deveu “à à conjuntura económica e a outras variáveis que afectaram, por exemplo, o sector do leite e que é um problema transversal a Portugal e Espanha, já aguardávamos este decréscimo”.

Em Portugal, onde o segmento do Leite continua a representar mais de 50% das vendas da empresa, todas as categorias sofreram os impactos da recessão e registaram vendas inferiores às conseguidas em 2008.

Para Angola a Tetra Pak vendeu menos 50 milhões de embalagens, o que teve um impacto significativo nos resultados da empresa. “Neste país fomos afectados pela quebra do preço de petróleo, algo que levou a uma diminuição substancial da nossa performance. No entanto, Angola continua a representar 12% das nossas vendas totais, e esperamos uma recuperação em 2010” afirma a responsável de comunicação.

De referir que a nível global as vendas do grupo Tetra Pak totalizaram 8 mil milhões de euros resultado de um crescimento a dois dígitos na Ásia, Médio Oriente e África Subsariana. Em 2009 foram fornecidas 145 mil milhões de embalagens em todo o mundo, o que corresponde a um recorde de vendas anuais da empresa.

Fonte: http://www.hipersuper.pt/2010/03/12/portugal-contribui-com-21-para-receitas-da-tetra-pak/

segunda-feira, 29 de março de 2010

GEAR



GEAR – 1st Workshop for Practice Based Research in Art and Design - is an event based on a series of talks, demos, concerts and work-in-progress works, whose mission is to promote, develop and share practice based research methodologies, experiences and practices in the field of academic research.

Each edition will work up on specific research area. Sound and Interactive Media is the chosen one for this first edition where artists and designers will share how their practice influences their research.

At night, GEAR CLUBBING SESSIONS takes place in Companhia Club.
Sound and interactive media its the chosen area for the first edition
7 - 12 April University of Beira Interior

More Info: www.gear-up.info

A MAGIA QUE DESLUMBRA

A magia é algo que desde sempre fascina, e este é sem dúvida dos melhores truques de cartas que já vi.
O ilusionista vai desenrolando o seu truque ao som da música do Sting, e à medida que esta vai evoluindo denuncia aquilo que vai acontecendo a seguir.
É, na minha opinião, deslumbrante.
O link que se segue, ilustra o que atrás disse:

http://videos.sapo.pt/jhnV7ZAaS9Zh27AJ22W8
Aida Barata -21980

Carry Pack

O Carry Pack é a mais recente novidade da Tork para toalhas de mão interfolha, tendo sido projectado como um utensílio que, para além de facilitar os serviços de limpeza, poupa tempo e reduz custos.

Ao contrário das caixas de papelão tradicionais, o Carry Pack é fácil de transportar, abrir, armazenar e apenas utiliza um sexto da quantidade de material, usado por estas. Constituído somente por plástico forte e transparente, pode ser reciclado ou reutilizado como um saco de lixo, quando vazio, o que reduz o desperdício e custos de eliminação de resíduos.

O Carry Pack da Tork tem ainda duas pegas confortáveis que permitem transportar dois pacotes de uma só vez, o que facilita o trabalho das equipas de limpeza e reduz tempos de deslocações no transporte. A embalagem pode ainda ser aberta em alguns segundos, basta para tal retirar uma guia de plástico perfurado, eliminando a necessidade de trazer um objecto cortante para ajudar na abertura de embalagens, pacotes ou caixas.

A questão do armazenamento também não foi esquecida na concepção do Carry Pack. A embalagem é à prova de água, podendo estar armazenada sem qualquer risco de contaminação ou dano das toalhas antes do uso. Os conjuntos de toalhas de mão interfolha estão ainda fortemente comprimidos dentro do Carry Pack, o que significa que ocupam menos espaço quando armazenadas.

domingo, 28 de março de 2010

Eu gosto é do Verão....

... e as marcas também. O posicionamento na linha de partida já começou. Na frente de partida está já a Garnier Ambre Solaire que reinventou o mítico óleo Ambre Solaire que deu origem à marca em 1935.

A nova fórmula contém protecção solar reforçada e karité nutritivo, que permite optimizar o bronzeado sem renunciar à protecção.

O Protector Ambre Solaire é o primeiro óleo solar de Garnier Ambre Solaire com protecção anti-UVA/UVB e factores de protecção FPS 20 e FPS 10. Graças à formula inovadora com protecção solar reforçada, oferece três vezes mais protecção anti-UVB e duas vezes mais protecção anti-UVA.

O segredo está nos novos polímeros exclusivos, patenteados, que conferem ao óleo uma excelente afinidade com a pele. O que optimiza a eficácia dos filtros solares e melhora a resistência da fórmula, inclusive à água, garante a marca. A textura em óleo, enriquecida com karité nutritivo e vitamina E, cuida e deixa a pele sedosa e luminosa, amplificando o bronzeado.

sábado, 27 de março de 2010

As embalagens e o Ambiente

A Unicer e a Logoplaste criaram as garrafas mais leves do mercado nacional.
O plano de redução de gramagem abrange os cerca de 145 milhões de garrafas de água lisa das marcas Vitalis e Caramulo que vão ser colocados no mercado em 2010.

A redução do consumo anual de PET, principal matéria-prima das garrafas de água de plástico engarrafadas, está avaliada em 248 toneladas.

Apesar de não divulgar o encaixe financeiro deste projecto, André Jacques, director de marketing do negócio de águas e refrigerantes da Unicer, garante que os benefícios passam para o consumidor final.

“O preço da água engarrafada no canal alimentar é o mesmo há dez anos, se retirarmos o ritmo da inflação. É o investimento que a marca têm feito na optimização das embalagens que permite manter este valor”.

Do ponto de vista da engenharia da embalagem, ou seja a criação e fabrico do molde que dá origem à nova garrafa, o projecto exigiu um investimento de 450 mil euros, sublinha Aurélio Fernandes, director da Área Técnica da Logoplaste. Mas há ainda o montante aplicado à adopção da linha de enchimento às novas características da embalagem.
As actuais garrafas PET apresentam ainda nova imagem e resistência melhorada, apesar da redução da gramagem: as de 33 cl com 10,5g; as de 50 cl com 13,5g; e as de 1,5L com 27,5 g.

Entre 2007 e 2010, o peso médio das embalagens da Unicer caiu 22%, segundo cálculos da empresa.

Fonte:http://www.hipersuper.pt/2010/03/18/vitalis-e-caramulo-sao-as-garrafas-mais-leves-do-mercado/

sexta-feira, 26 de março de 2010

As Marcas e o comportamento do consumidor

Para entender como as marcas e as grifes influenciam a decisão de compra é essencial que o profissional de marketing compreenda o comportamento do consumidor em relação a produtos e serviços. Segundo Everardo Rocha, o consumo é um sistema simbólico que articula coisas e seres humanos e, como tal, uma forma privilegiada de ler o mundo que nos cerca. Através dele a cultura expressa princípios, estilos de vida, ideais, categorias, identidades sociais e projectos colectivos. Ele é um dos grandes inventores das classificações sociais que regulam as visões de mundo e, talvez, nenhum outro fenómeno espelhe com tanta adequação um certo espírito do tempo - face definitiva de nossa época (ROCHA, 1985).
A partir da segunda metade do século XX, as mudanças sociais, económicas, políticas e tecnológicas passaram a ocorrer em grande velocidade transformando a sociedade ocidental cada vez mais orientada para o consumo. Neste contexto, compreender o comportamento do consumidor passou a ser uma necessidade vital não apenas para as empresas, mas para toda a organização orientada para o mercado.
Para que as organizações possam entender as razões pelas quais somos levados a comprar determinados produtos, especialmente objectos e serviços supérfluos, desejar determinadas marcas e grifes, frequentar shoppings e passar boa parte de nosso tempo envolvidos em experiências de consumo, é preciso descobrir o modelo mental que dá origem às suas decisões de compra. Rocha sugere que para entender o consumo é preciso entender como classificamos objectos e pessoas, elaboramos semelhanças e diferenças. E assim ver que os motivos que governam nossas escolhas entre lojas e shoppings, marcas e grifes, estilos e gostos. (ROCHA, 2000)
Roger Blackwell (2005, p.22), afirma que o comportamento do consumidor é uma ciência aplicada que se utiliza conhecimento de economia, psicologia, antropologia, sociologia, estatística, mercadologia e outras disciplinas. Essas referências servem de suporte para o conhecimento da cultura, valores, crenças, desejos e tudo aquilo que influencia na formação de sua personalidade e que, consequentemente, influenciarão em seus processos de decisão de compra.
Segundo Kotler (2000), o ponto de partida para conhecer e satisfazer as necessidades dos clientes-alvo é tentar compreender o comportamento do consumidor; estudar como pessoas, grupos e organizações seleccionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos. Os consumidores ainda são influenciados por outras variáveis muito importantes em seus comportamentos no ato da compra, entre elas estão às classes sociais e as variáveis sociais.
Em entrevista para a Revista Veja, Everardo Rocha, antropólogo, professor da PUC do Rio de Janeiro e pesquisador da Antropologia do Consumo, afirmou que "Na hora da decisão de compra, os prazeres são muito mais fortes que as necessidades, E isso independe da classe social. Quem compra, compra para o outro, mesmo sem ter consciência disso. O consumo é a forma mais óbvia de demonstrar inserção num determinado meio, mesmo que ele esteja longe da realidade da pessoa." (Revista Veja, 2002)
Neste sentido, a classe social é considerada uma das variáveis que interfere no ato de consumo, e que não pode ser deixada de lado ao procurar estudar a forma de cada consumidor agir diante de determinadas escolhas, principalmente quando tratamos de marcas e grifes. Os autores Kother e Amstrong (1993, p.83), definem como essenciais na classificação de uma classe social os factores: renda, ocupação, educação, riqueza e outras variáveis culturais. Para os autores, estes factores é que vão determinar preferências por determinados produtos e comportamentos dentro destas classes, inclusive determinando seus padrões de consumo.
Na opinião de Engel, Blackwell e Miniard (2000), não devemos equiparar classe social e renda, pois não é apenas a o factor financeiro que é determinante, muito embora haja uma correlação entre renda e outras variáveis. Os autores destacam, por exemplo, o caso de um gari, que pode ganhar mais do que um professor assistente. Entretanto, seria atribuída ao professor uma classe social mais alta que a do gari.
Segundo Rocha, na sociedade actual, os hábitos de consumo influenciam nos relacionamentos, na vida amorosa e até na carreira, de acordo com seu grau de refinamento. O autor ainda afirma que é essa necessidade humana de projectar uma imagem acima de suas posses que mantém o êxito das marcas exclusivas. (ROCHA, 1985). Observando as classificações sociais, podemos verificar que há uma divisão entre “ter” e “ser” alguma coisa dentro delas. E que na maioria das vezes, são essas divisões sociais que influenciam no poder de compra dos consumidores.
Outro factor importante de observação é as Variáveis Sociais. De acordo com Stoner e Freeman (1999), elas são determinantes no comportamento do consumidor. Estas variáveis de influência podem ser classificadas como:
• Estilo de vida: As mudanças nos padrões de vida, como uniões instáveis, pessoas morando sozinhas, têm gerado um maior número do consumo, onde as pessoas procuram por produtos e serviços que lhes proporcionem maior conforto e tranquilidade.
• Valores sociais: Os valores sociais são determinantes nas escolhas que as pessoas (consumidores) fazem na vida, como, por exemplo, um determinado produto pode ter certo valor para uma pessoa e para outra não.
• Demografia: O factor crescente da população leva a observar que os padrões de consumo afectam o tamanho da oferta de mão-de-obra e da localização no mercado de consumo.
Sendo assim, quem deseja entender o comportamento do consumidor não pode deixar de considerar as interacções sociais do ambiente social no qual ele ocorre e no qual está inserido, pois é a sua classificação social que, muitas vezes, vai determinar a sua decisão de compra. “O comportamento às vezes é afectado mais por pressões do ambiente social do que por atitudes pessoais” (ENGEL, 2000, p.255). É o caso de quando as pessoas tomam decisões influenciadas por outras e não por causa de seus desejos pessoais.
A grande gama de informações, o stress, os factores individuais como estilo de vida, a personalidade, as actividades e opiniões de cada um condicionam mudanças constantes no comportamento humano. Este cenário altamente turbulento tem forçado as empresas a buscarem constantemente um diferencial competitivo, a terem um cuidado maior com qualidade e preço e satisfazer as necessidades dos seus consumidores. Neste contexto, principalmente devido ao ciclo de vida cada vez mais curto dos produtos, a marca exclusiva ou grife pode ser um diferencial decisivo na escolha de compra.
Jean Baudrillard, em seu livro “A Sociedade do Consumo” afirma que o consumidor diferencia-se dos demais consumidores e define sua personalidade através da compra e na posse de objectos que possuam determinados signos que construirão um "discurso" da personalidade deste consumidor. Por isso, a felicidade só poderia se dar por meio da distinção e da diferenciação, manifestando-se sempre por aspectos visíveis, por signos materializados nos produtos. A lógica social do consumo é a "lógica da produção e da manipulação dos significantes sociais" (Baudrillard, 1995, p. 59). É esta lógica que demonstra a importância do entendimento das marcas e das grifes no universo do consumo.
Segundo American Marketing Association “uma marca é um nome, um termo, um símbolo, um desenho – ou uma combinação desses elementos – que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferencia-los dos da concorrência”. De acordo com Pinho (1996, p.43) a marca passa a significar não apenas um produto ou serviço, mas incorpora um conjunto de valores e atributos tangíveis e intangíveis para o consumidor diferencia-las daqueles que lhe são similares.
Na década de 1960, David Ogilvy, publicitário e pesquisador, realizou pesquisas de mercado que o levaram a conclusão de que as marcas são percebidas pelos consumidores através de traços de personalidade e características humanas. Eram relacionadas pelo charme, modernidade, inteligência, simpatia, elegância, tradição, inovação, e outras. Desta forma ele criou o termo brand personality que descreve as características emocionais da marca que vão além da funcionalidade atribuída ao produto (MARTINS, 1999, p. 19).
Desta forma, o apelo comercial dos produtos deixou de ser centrado em sua funcionalidade e passou a receber diferenciação através de características intangíveis como valores, sentimentos, ideias ou afectos. Tal intangibilidade proporciona a verdadeira distinção entre as marcas e seus produtos, constituindo elementos fundamentais para a orientação do comportamento do consumidor. Conforme afirma Martins (1999, p.20), “Toda marca forte tem uma essência emocional bem definida que gera um estado de realização elevado no consumidor”.

“O acelerado avanço tecnológico dos processos industriais de desenvolvimento de produtos permite que muitos fabricantes ofereçam ao mercado produtos com as mesmas especificações, o que elimina seus diferenciais físicos” (PINHO, 1996). Os consumidores, por sua vez, estão mais conscientes e exigentes. A cada dia um número maior de competidores surge no mercado e, com tanta variedade de opções oferecidas ao consumidor, o ciclo de vida dos produtos se reduz. Tudo isso combinado leva, inevitavelmente a uma valorização da marca como elemento exclusivo de diferenciação.
Segundo Martins (1999, p. 27), “As motivações de compra estão relacionadas às necessidades, crenças e aos desejos individuais. A preferência é despertada por imagens que estão no inconsciente colectivo das pessoas.” Isto demonstra que existe uma predisposição natural das pessoas a dar maior aquilo que as agrada, seja com relação ao nome interessante de um produto, seu design ou uma campanha bonita. Por este motivo, elementos emocionais agregados ao posicionamento, design, a publicidade ou aos eventos promocionais que envolvam a marca, vão agregar ao produto uma percepção maior de seu valor. Com isso, tanto o preço quanto a participação de mercado tendem a crescer.
Desta forma, a marca tem como principal finalidade ajudar o consumidor a identificar produtos e serviços e de transmitir aos mesmos algum tipo de significado. Ao definirem suas marcas, as empresas estimulam os consumidores a identificar os produtos e serviços que desejam que sejam consumidos, acelerando seu processo de decisão de compra.

Retirado de: http://www.artigonal.com/marketing-artigos/as-marcas-e-o-comportamento-do-consumidor-849479.html

Publicado por : Vânia Monteiro número 25806

Estratégias de Marketing



Escolhi este video porque mostra algumas estratégias utilizadas pelos Marketeres num supermecado

Publicado por: Vânia Monteiro número 25806

Concurso LOGÓTIPO


O Núcleo de Estudantes de Marketing da UBI, lança o concurso Logótipo!


O objectivo deste concurso é a criação de um novo logótipo para o MKTUBI. Este concurso é aberto a todos que desejarem participar.


Como pode ser lido no cartaz, o prazo de entrega de trabalhos termina a 23 de Abril de 2010. Haverá prémio para o vencedor e certificados de participação para todos os concorrentes.


Qualquer questão ou para mais informações basta contactar o e-mail: nucleo_marketing_ubi@hotmail.com


Participem!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Porque nem tudo é mau em Portugal

Portugal tem o melhor mestrado do mundo em gestão

Não é a escola que é considerada a melhor, até porque o nome nem sequer é referido na lista. Mas na Faculdade de Economia da Universidade de Lisboa os alunos portugueses (e erasmus) têm à sua disposição o mestrado em gestão do programa do CEMS (rede internacional de escolas), considerado pelo jornal The Financial Times o melhor mestrado do mundo.

A notícia é avançada pelo jornal Público, que teve acesso prévio à lista publicada hoje pelo diário económico britânico - que fez uma triagem dos mestrados a nível mundial na área da gestão para seleccionar os 50 melhores.
Há cerca de dois anos, e depois de uma competição renhida entre as escolas de gestão portuguesas, o CEMS seleccionou a Faculdade de Economia da Nova para integrar esta espécie de "liga de honra" internacional do ensino da gestão, composta por 28 instituições académicas de topo e apoiada por 57 empresas.
Hoje, o mestrado é reconhecido como o melhor, tendo destronado o anterior número 1, o mestrado da École de Hautes Études Commerciales de Paris.

in Ionline


OLX - Um dos maiores sites de classificados gratuitos online


O OLX é o site de classificados do futuro:
  • 100% grátis (sempre), inclusive para anúncios de emprego e imóveis
  • Permite incluir vídeos e fotos nos anúncios
  • Realiza buscas por cidades, bairros e CEP
  • Personaliza seus anúncios com variados estilos de texto (cor, negrito, itálico)
  • Possibilidade de comentar outros anúncios para fortalecer a comunidade de usuários
  • Avançadas funções de busca que permitem selecionar vários ajustes regionais
  • O OLX possibilita acessar anúncios nas proximidades de seu CEP sempre que este dado for informado
  • Você pode colocar anúncios em qualquer idioma e em qualquer país
  • Pode ser acessado de qualquer país e em qualquer idioma
  • Alcance global
  • Versão móvel
Modelo já faz grande sucesso na America Latina
  • OLX já é o maior site de classificados online gratuitos nos maiores mercados da America Latina, de acordo com a comScore. O crescimento de 164% no Mexico e 157% no Brasil em um ano, são provas do sucesso espetacular.
  • A OLX abre um novo escritório em São Paulo, Brasil.
  • A OLX nomeou o brasileiro Rodrigo Ribeirão para o cargo de gerente nacional da OLX Brasil.
  • Quase dois milhões de anúncios novos são colocados no OLX por mês!
  • A popularidade do OLX vem crescendo internacionalmente graças à sua presença em diversos países, como Brasil, Espanha, Índia, Portugal, México, Chile, Argentina e China
  • O OLX oferece soluções simples para todas as possíveis complicações relacionadas a comprar, vender, trocar, negociar, organizar e conhecer pessoas onde quer que você more
  • O OLX é o primeiro serviço de classificados gratuitos online que agrega todas as potencialidades da Web 2.0 à facilidade de uso

História do OLX

  • Criado em março de 2006 e lançado em junho de 2006.
  • Mais de 100 milhões de visitantes e 500 milhões de páginas visitadas por mês!
  • Quase dois milhões de anúncios novos são colocados no OLX a cada mês!
  • O OLX está presente em 90 países, em 39 idiomas.
  • A empresa tem mais de 125 empregados em Nova Iorque, Buenos Aires, Pequim, Dehli, Moscou e Brasil.
  • O OLX já captou US$ 28,5 milhões em investimentos.
http://olx.com.br , http://olx.pt e http://olx.com são uns dos mais visitados.

Mais Vinho e Prémios



A Revista de Vinhos lança a 1ª edição do Prémio Imagem do Vinho. Uma iniciativa dirigida a todos os produtores portugueses, que se realizará de dois em dois anos e que se propõe distinguir o design que contribui para um packaging apelativo dos vinhos portugueses: rótulo, garrafa rotulada e packaging.

Para além de ser uma contribuição para a promoção do vinho português no mercado global como um produto com uma imagem moderna, apelativa e dinâmica, esta iniciativa tem ainda como objectivo estimular a criatividade dos designers nacionais que trabalham a imagem do vinho em Portugal, contribuindo assim para uma renovação dos elementos iconográficos associados ao vinho.

A Divulgação de resultados será realizada no Encontro com o Vinho e Sabores (5 a 8 de Novembro 2010 no Centro de Congressos de Lisboa).

A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no Casino da Figueira da Foz, em data a anunciar.

Inscrições de 12 de Março a 28 de Maio de 2010.

Regulamento: http://www.revistadevinhos.iol.pt/pdf/regulamento.pdf

Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados

A edição deste ano do Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados vai ter lugar entre 11 a 14 de Maio, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

Até dia 16 de Abril estão abertas as inscrições para concurso que que conta com a consultoria técnica do único Master Sommelier Ibérico, João Pires.

O júri é composto por 250 especialistas do sector, entre Master Sommeliers, Sommeliers, jornalistas internacionais, brokers e enólogos nacionais e internacionais.

O regulamento e boletim de inscrição do concurso estão disponíveis em cnema.pt.

Roupa “fresca” no linear do supermercado


Para dar a conhecer uma nova fórmula do detergente Ariel com um toque de amaciador Downy, cujo aroma dura até mais de cinco dias na roupa lavada, a Saatchi & Saatchi Dubai criou uma embalagem especial semelhante às dos produtos frescos que habitualmente se encontram nos lineares do supermercado. E numa ida às compras, os clientes encontraram um produto “fresco” inesperado: roupa acabada de lavar em pacotes.


Publicado por: Filipa Corsino

Fonte:marketeer

A crise da Nestlé no Facebook




A Nestlé gerou recentemente polémica na sua página do Facebook ao assumir uma atitude algo autoritária com os seus seguidores: informou os cerca de 90.000 fãs que os comentários à marca seriam bem-vindos, mas que não deveriam usar o logótipo da Nestlé numa versão alterada como imagem do perfil, ameaçando mesmo que «seria eliminada». A verdade é que alguns utilizadores da rede social tinham começado a usar a famosa imagem dos pássaros no ninho para comunicar a sua preocupação com o meio ambiente numa controvérsia associada à utilização do óleo de palma na produção do chocolate Kit Kat, levando mesmo a Greenpeace a criar um vídeo viral sobre o assunto.


Os utilizadores criticaram a atitude do moderador da Nestlé que assim respondeu: «Agradecemos as lições de bons modos, mas é a nossa página e por isso somos nós que fazemos as regras». Contestação generalizada, o moderador comprometeu-me a refrear a sua atitude, ainda que a Nestlé tenha decido manter no topo da sua página no Facebook a mensagem sobre más utilizações do logótipo.




Publicado por : Telma Vanessa - 24156

Fonte:Marketeer

quarta-feira, 24 de março de 2010

Provavelmente o melhor anúncio ao cinto de segurança

Anúncio no âmbito da campanha 'Embraced Life' - Abraça a Vida - promovida pela Sussex Safer Roads, entidade britânica dedicada à segurança na estrada.





Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=h-8PBx7isoM&feature=related
Ana Rocha

Água na Covilhã está mais cara

A Água está mais cara na Covilhã e os " aumentos, no caso de um consumidor doméstico de 10m3/mês, representam uma subida de 9%",denuncia a Comissão Concelhia do PCP em comunicado enviado à comunicação social. Para um pequeno consumidor comercial com um consumo de 20m3, as tarifas sobem 11,7%. Também para as instituições sem fins lucrativos e para as instituições da administração central, que engloba entre outros, os estabelecimentos escolares, os preço da água sobe mais de 8%, refere o comunicado. E acrescenta: " A isto junta-se ainda o facto de a Câmara deixar de assegurar o pagamento da água e eletricidade a algumas colectividades apartir do dia um de Março de 2010, aumentando assim ainda mais os problemas financeiros das mesmas".Segundo se apurou quem tiver de efectuar um contrato de fornecimento de água terá de pagar mais 5%, passando para os 90,48 euros, tais aumentos várias vezes superiores à tx de inflação estimada para 2010 de 1,3%.

FONTE:Jornal do Fundão de 25/02/10

António Santos- Aluno nº. 22570

Modelo volta a apostar no projecto “Pilhas de Livros”


O Modelo acaba de lançar a 7ª Edição da iniciativa ‘Pilhas de Livros’, que segundo a marca “contribui para fomentar os hábitos de leitura dos mais novos e sensibilizando todos para a necessidade de reciclar”.

A campanha decorre até 31 de Maio de 2010, e tem como finalidade oferecer livros às escolas que mais pilhas usadas recolherem para reciclagem. As escolas que mais pilhões reunirem recebem livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura no valor de mil euros.

Segundo informa o Modelo, as escolas terão até dia 30 de Abril para se inscreverem, através do site da marca, recebendo depois pilhões para depósito das pilhas usadas, que, uma vez cheios, deverão ser entregues no Modelo da sua área de influência, até final de Maio. Cada Modelo irá premiar a escola que mais pilhões entregar, proporcionalmente ao nº de alunos, com um conjunto de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, no valor de mil euros.

Ao abrigo desta iniciativa, desde 2004, foram recolhidas cerca de 20 milhões de pilhas, o equivalente a 580 toneladas (mais de 38 mil pilhões) tendo sido oferecidos cerca de 70 mil livros às escolas. Já participaram mais de 15 mil escolas e cerca de 1,5 milhões de alunos.

Dirigida a escolas do pré-escolar ao 3º ciclo, esta iniciativa, que conta com o apoio do Plano Nacional de Leitura e a parceria da Ecopilhas, é já responsável por cerca de 20% da recolha anual de pilhas em Portugal, adianta o Modelo.


Publicado por Duarte Lourinho nº 25261
Fonte : Briefing

A taça das cervejas



Se vir a final da Taça da Liga, beba. Este é o conselho das três marcas de cerveja que hoje entram em campo no Algarve. Super Bock (FCPorto) e Sagres (Benfica) defrontam-se na prova a que a Carlsberg se associou desde o seu arranque e na qual investiu, só no primeiro ano, uma verba a rondar os 6 milhões de euros. Acha muito? A especialista Paula Arriscado, docente no Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), é capaz de contrariá-lo.

"A simples presença de uma marca na linha digital do estádio, durante a transmissão do jogo, numa exposição entre os 5 e os 10 minutos para cerca de uma centena de inserções televisivas, pode andar na casa do meio milhão de euros de retorno", estima, lembrando que a isto se deve acrescentar a presença em "programas sobre a competição e sucessivas repetições".

Quem vê um jogo de futebol não atenta apenas nos lances. O cérebro é constantemente bombardeado com imagens que expõe as marcas que apostam forte no negócio. Nos últimos anos, as cervejas estão a dominar com uma estratégia muito agressiva e há explicações para isso. "O futebol contraria o sentimento depressivo", sustenta Paula Arriscado, que vai mais longe: "Futebol e cerveja são territórios que se complementam. Parece haver uma ligação implícita."

Super Bock e Sagres já o perceberam e resolveram estender a feroz guerra pelas quotas de mercado e notoriedade aos campos de futebol. Em teoria, o patrocinador do Benfica tem a vantagem inicial. "É a marca de futebol nacional mais valiosa", aponta a docente do IPAM, citando a Interbrand, que em 2007 fez um estudo que avaliou as águias em 107 milhões de euros e a marca dos dragões em 73 milhões. "Atualmente, atendendo aos resultados do Benfica, há ainda maior projeção do clube", acrescenta a especialista.

Vitória

Apesar desta realidade, a cerveja vencedora será sempre aquela que estiver associada ao emblema que levantar o troféu. No meio de tudo isto, o patrocinador da prova joga por fora. A Carlsberg é líder de mercado no segmento "premium" e é aqui que quer continuar a apostar. Com vantagens: "Disputa um terreno supra clube, tem uma posição neutral, ao sabor de todos os adeptos. Não divide corações."

No futebol não há exclusividade e a relação emocional dos consumidores relativamente aos clubes cria predisposição para assimilar as mensagens associadas aos mesmos. A esse nível, um estudo recente demonstra os ganhos da Sagres com a colagem ao Benfica e, naturalmente, ao campeonato nacional, a que também dá nome. A marca da Central de Cervejas chegou a 2,7 milhões de pessoas no ano passado, superando a concorrência do BES, da TMNe da Super Bock, segundo dados do Grupo Consultores.

Aqui, contudo, não há derrotados. "Sabemos que o investimento em futebol é bastante avultado, mas quer o retorno de sponsoring, quer publicitário, quer a nível editorial, quer em tempos de afinidade acaba por multiplicá-lo substancialmente", concretiza Paula Arriscado.

A final da Taça da Liga será um dos eventos de maior visibilidade no ano desportivo nacional, sobretudo por confrontar, esta época, "os dois maiores símbolos clubísticos do nosso futebol". Prevê-se uma noite em grande para as três marcas de cerveja em campo, mas também aqui os golos têm influência.

Fonte: Jornal Record online, edição de 21 de março

Carlos Reis - 25830

terça-feira, 23 de março de 2010

TWITTER PARA PROFISSIONAIS






Biz Stone, um dos co-fundadores do Twitter, revelou que em breve o site passará a ter contas Premium para as empresas que desejam apostar em campanhas de marketing atrás da célebre ferramenta de micro-blogging.


O Twitter já criou documentação com as directrizes e condições para que um utilizador seja considerado profissional, e deste modo fazer com que os nomes dos utilizadores das marcas sejam registadas pelos devidos proprietários e não possam ser usados indevidamente por outros utilizadores. Para mais informações aceda a este endereço: http:/business.twitter.com/twitter101.


Está também previsto, na estratégia de desenvolvimento do Twitter, a implementação de ferramentas de medição de audiências, para conseguir fornecer dados relativos às audiências dos anúncios e campanhas on-line que venham a utilizar a plataforma do Twitter.

Para conseguir mais rapidamente chegar aos objectivos desejados, Biz Stone não descarta a aquisição de empresas que tenham já desenvolvido ferramentas como as que o Twitter quer vir a integrar na sua plataforma.





Carla Roberto n.º22314

Barril e amendoins


A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas acaba de lançar uma nova promoção associada ao Barril de 5 Lts., oferecendo a todos os consumidores um pack completo para todo o tipo de festas. Sob o lema "Leva já tudo o que precisas", este pack promocional, sem acréscimo de preço, é constituído por um Barril Sagres 5 Lts., 25 copos de plástico e amendoins e pretende ser uma nova experiência que a cerveja Sagres quer proporcionar a todos os consumidores.

Fonte: Marketeer online

Joana Barreiro - 24842

Europeus apostam num "Consumo de qualidade"

Observador Cetelem analisa este ano o comportamento dos consumidores europeus criando um paralelismo entre antes e pós crise. Este é um estudo que revela que em 2010 a vontade dos europeus não é consumir menos, mas consumir melhor.

Falar de um “antes da crise” e de um “pós-crise” é estabelecer parâmetros mentais que nos permitem avaliar o nosso comportamento. O Observador Cetelem, fiel à sua filosofia, analisa nesta edição do Barómetro Europeu o comportamento dos consumidores europeus através do estado de espírito do consumidor, das suas intenções de consumo e das estratégias para optimizar o seu orçamento, cada vez mais apertado.

Apesar da profunda crise vivida em 2009, o consumo das famílias resistiu melhor do que o previsto e o Observador Cetelem revela que, para 2010, a vontade dos europeus não é consumir menos, mas consumir melhor.

Esta é uma análise que não se resume à recolha de testemunhos dos consumidores Europeus. Existem tendências estruturais, claramente identificadas. As esperadas alterações demográficas, que têm como consequência o aumento da importância da “terceira idade” começam a fazer-se notar. A evolução das despesas, nomeadamente as relacionadas com a saúde, ocuparão um lugar que tende a destacar-se devido ao envelhecimento da população. Sem risco de erro, poderíamos colocar nesta categoria a circulação de consumidores que parecem ter integrado de forma duradoura a necessidade de conjugar aspectos como bem-estar e comportamento cívico, qualidade e ecologia.

Em contrapartida, dever-se-á considerar estrutural o desenvolvimento do comércio justo ou os consumidores europeus continuarão a alimentar um egocentrismo desmedido? O mercado de usados, na compra e, sobretudo na venda, para qualquer tipo de bens e não apenas o automóvel, terá pela frente a sua idade de ouro? A distribuição deverá ter uma atitude reactiva? Como deverá o mercado enfrentar esses novos comportamentos de consumo? São estas algumas das questões que o Observador Cetelem procura analisar nesta edição de 2010, a fim de melhor compreender um domínio económico: o do consumo, principal motor de desenvolvimento das economias europeias.


Fonte: http://www.executivedigest.pt/2010/03/19/europeus-apostam-num-consumo-de-qualidade/

Ana Maurício, 21226

segunda-feira, 22 de março de 2010

Google Buzz



http://www.youtube.com/watch?v=yi50KlsCBio

Paulo Farias

O marketing de relações, as redes sociais e a rádio

Enquanto escrevo tento não me desconcentrar com os trabalhos em cartão que desarrumam o gabinete. São os mesmos que me chamaram a atenção para a notícia publicada, esta semana, no site do Meios & Publicidade sobre o estudo Performance in the Age of Customer Centricity, da Accenture.

Feito junto de 4.700 consumidores, em vários países de vários continentes, conclui que os factores chave para a retenção de clientes decorrem da qualidade de serviço e de questões relacionais. Percebe-se também que estes factores têm mais importância do que o preço.

Esta notícia não surpreende. Estamos na era do marketing das relações e das redes sociais de relacionamento. Os sistemas de gestão de relação de clientes estão na ordem do dia, do lado das empresas. Do lado dos consumidores, são as redes virtuais que marcam – Hi5; Facebook; Myspace…
É interessante que haja agora esta preocupação grande com os relacionamentos. Como se as relações entre clientes, empresas e consumidores fosse uma coisa nova. Qualquer sociólogo lhe dirá que as interacções sociais estão na base de todas as sociedades humanas.

É verdade que a internet e os sistemas de informação que existem hoje tornam tudo muitíssimo mais rápido, eventualmente mais controlado pelos consumidores, mas o ponto é que os relacionamentos sempre existiram.
A ideia de marketing de relações é anterior à existência de todo este fantástico mundo digital. Da terra que nos trouxe os móveis em embalagens planas, o conceito de segurança automóvel e os criadores de Mamma Mia, chegou também a ideia de que existia marketing para lá do marketing mix. Enquanto meio mundo chorava o fim dos Abba – eu sei que você fazia parte do outro meio! -, alguns nórdicos andavam à procura da essência do marketing. Concluíram que ela estava nas relações. O engraçado (da) desta história é que esta conclusão é prévia à internet e à proliferação dos sistemas de gestão de clientes.
As interacções que acontecem nos mercados, embora condicionadas, são independentes dos meios tecnológicos. Devemos pensar nelas para lá destes meios. As redes de relacionamento social, por exemplo, não existem só nos Hi5s.

Volto aos trabalhos de cartão. São apenas exemplos das constantes e profundas relações que a rádio estabelece com os seus ouvintes. É bem real a rede de relacionamentos que se criam em torno de uma rádio. Não lhe falo apenas das largas dezenas de “escolinhas” que se envolveram no passatempo “Natal no Mundo de Cartão” da RFM na expectativa de ganhar uma actuação de André Sardet. Falo-lhe dos milhares que se envolveram no movimento “Carla não te Cases”, quando souberam que esta animadora da RFM ia casar, ou dos mais de 50.000 ouvintes que regularmente dão a sua opinião sobre a música que toca na rádio. Note, a “única” coisa que ganham é contribuir com a sua opinião. Isto constitui a base de uma rede de relacionamentos. Num espaço que não é digital. Mas muito poderoso. O ponto é esse mesmo, as interacções existem nos mais variados espaços sociais sob as mais diferentes formas. E, em torno da rádio, cria-se um conjunto de interacções profundas e bem interessantes. Da próxima vez que estiver a pensar em redes de relações, pense fora da caixa.

António Mendes – Director da RFM

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2009/01/30/o-marketing-de-relacoes-as-redes-sociais-e-a-radio/

Ana Rocha

Coca-Cola Abre-e-Fecha



Publicou o site da Marketeer o lançamento de uma nova lata de Coca-Cola. O lançamento foi feito em Dezembro no México e a novidade da lata é que pode ser fechada depois de aberta! Isto tudo sem perder o gás e num formato maior (450ml) do que o que estamos habituados.





Apesar de já ter sido lançadada, será relançada novamente em Maio porcausa do Campeonato do Mundo de Futebol. Resta esperar pela sua chegada a Portugal para darmos ou não a aprovação! :)

Catarina Martins - 2º Ano

Mercado português de telemóveis decresceu 7% em 2009


No ano de 2009 foram vendidos 5,5 milhões de telemóveis no mercado português, uma queda de 7% face ao ano de 2008, enquanto que as 622 mil unidades de smartphones vendidas reflectem um decréscimo de 28%. No entanto, o mercado crescerá 3% em 2010, atingindo as 5.7 milhões de unidades vendidas , sustentado pelo crescimento de 43% do segmento dos smartphones, que passará a representar 16% do total de unidades vendidas no mercado. Assim o revela o “IDC European Mobile Phone Tracker”.

“O mercado Português de telemóveis assistiu em 2009 a uma queda nunca antes verificada. A crise económica teve um impacto forte na procura num mercado em que as taxas de penetração acima dos 100% denotam uma clara saturação. A melhoria da performance neste mercado passa cada vez mais por acrescentar valor ao nível dos serviços, em detrimento da introdução de novas características técnicas ao nível dos terminais”, afirma Francisco Jeronimo, Responsável Europeu de Research da Área de Telefones Móveis da IDC.

“Nos próximos anos, o segmento dos Smartphones será aquele com maiores oportunidades de crescimento em Portugal. Neste mercado estes equipamentos registam a taxa de penetração mais baixa da Europa, com apenas 11% do total dos telemóveis vendidos, em contraste com os 21% do mercado que detém no resto da Europa.”

Por sua vez, “o ano de 2010 será marcado por um crescimento significativo das vendas de smartphones a nível Europeu, ao que Portugal não ficará alheio. Assistiremos a uma queda acentuada do preço médio destes terminais, onde a LG, a Samsung e a HTC terão um papel predominante, com o lançamento de telefones de gama média, com o sistema operativo Android, numa tentativa de massificação destes terminais.”

Ler mais em : http://www.briefing.pt/content/view/3423/1/
Publicado por Duarte Lourinho nº 25261

Utilizadores do Facebook Vítimas de Ataque


Os clientes do Facebook estão a ser o alvo de uma nova tentativa de ataque.

O esquema, divulgado num alerta da McAfee, tem como objectivo capturar dados pessoais e de acesso a contas bancárias ou outros serviços online.

Um e-mail é enviado aos utilizadores, informando-os de que as suas senhas de acesso à rede social foram alteradas. Para ter acesso às novas credenciais terão de abrir um ficheiro anexo à mensagem. Se o destinatário da mensagem o fizer instalará no PC vários programas indesejados, incluindo um desenhado para roubar dados, nomeadamente senhas pessoais.

Citado pela imprensa internacional Dave Marcus, da McAfee, teme que o ataque venha a conseguir resultados com alguma expressão tendo em conta o elevado número de utilizadores do Facebook. Com cerca de 400 milhões de clientes activos, o Facebook é a mais importante rede social da actualidade. Se o ataque for bem sucedido apenas em 10 por cento dos seus utilizadores já serão 40 milhões os afectados pelo esquema.

Em actuação continua também o Koobface, um worm que já tinha sido detectado pelas empresas de segurança e considerado extremamente perigoso. Os laboratórios da Kaspersky avisam os utilizadores do Facebook e do Twitter, principais visados por mais este esforço de controlo de PCs dos utilizadores que circulam por estes serviços sociais.

O Kooface infecta sites legítimos para que actuem como proxies para o seu principal servidor de comando e controlo. O número de servidores que os computadores infectados com o Koobface usam para obter comandos e actualizações remotos tem-se mantido na centena, com alguma variações.

Fonte: tek.sapo.pt

Tânia Raposo, nº22286

domingo, 21 de março de 2010

Uma (breve) história do Marketing

Esta publicação visa demonstrar de uma forma resumida a evolução do Marketing, desde a sua prévia concepção, onde havia uma fácil escolha de produtos - até aos tempos actuais, onde somos constantemente bombardeados por anúncios.





Fernando Leite (nº21086)

TEORIA DA DIVERSÃO

A iniciativa partiu da Volkswagen, desenrola-se numa cidade sueca e faz parte de uma campanha intitulada Rolighetsteorin, que significa “teoria da diversão”. O objetivo é estimular as pessoas a mudar as suas atitudes rotineiras através do melhor incentivo que existe: a felicidade.

A Volkswagem afirma que o número de pessoas que utiliza a escada rolante diminuiu em 2/3. Número este que passou a utilizar a escada convencional (ou não tão convencional assim).

Talvez esta acção não faça uma grande diferença na luta contra o sedentarismo. Mas, é sem dúvida fantástica no combate ao mau humor.

Aida Barata -21980

sábado, 20 de março de 2010

Esta será a publicidade para tocar na sensibilidade de todos e acordar mentalidades no sentido de melhorar o mundo que queremos perfeito

Aida Barata -21980

Dez coisas a não comprar a partir de 2010

A SmartMoney identificou dez produtos ou serviços que ficarão obsoletos em 2010 devido aos avanços tecnológicos e à necessidade de maior eficiência energética. O DVD, as assinaturas de jornais, as câmaras digitais ou as linhas fixas de telefone, são algumas delas. Enquanto algumas pessoas se afligem por não conseguirem acompanhar a tecnologia, existem outras que se tornaram viciadas em todos os produtos inovadores que surgem no mercado para facilitar e tornar mais interessante certos hábitos e necessidades dos seres humanos. O certo é que quando muitos pensam que adquiriram um produto que é o último grito da tecnologia, sai algo inovador e revolucionário que transforma instantaneamente aquilo que temos num modelo antigo e provavelmente, obsoleto. Recomendações de SmartMoney (da The Wall Street Journal) fez uma lista das dez coisas que não se devem comprar em 2010 por se estarem a converter em produtos ou serviços obsoletos:
  • DVDs;
  • Linha de telefone fixo em casa;
  • Discos duros externos;
  • Telemóveis inteligentes;
  • Câmaras digitais compactas;
  • Assinaturas de jornais;
  • CDs;
  • Livros escolares novos;
  • Automóveis de consumo elevado a gasolina e
  • Casas e electrodomésticos ineficientes no uso da energia;

Dina Ferreira Nº21896

Fonte: http://doc.jurispro.net/articles.php?Ing=pt&pg=21231




Desafio "A minha Publicidade Preferida"

O desafio consiste em que cada um de procure a sua publicidade preferida e a coloque aqui, no Bimarketing.

A minha é esta!

sexta-feira, 19 de março de 2010

57% dos internautas portugueses activos em redes sociais



















Nos últimos seis meses, 57% dos internautas portugueses criaram ou geriram um perfil numa rede social online, 54% deixaram comentários em sites ou blogues e 55% partilharam ficheiros de música com os amigos. Estas são alguma das conclusões do primeiro estudo Power to the People realizado em Portugal. Entre os internautas portugueses, 43% confiam na opinião dos bloguers sobre produtos e serviços (a nível global o valor é de 33%). Mas há mais: 65% consideram-se opinion makers junto dos amigos no que se refere à compra de produtos. Procuram informação junto dos seus pares, aquando da compra de produtos como hardware (19%), produtos financeiros (17%), serviços de saúde e automóveis (16%), tecnologia doméstica (15%) e bens de grande consumo (14%).Os hábitos de social media dos portugueses estão alinhados com os restantes países estudados no Wave – Power to the People, um relatório da agência de meios UM. Neste estudo, que vai na quarta edição, foram ouvidos 23.200 internautas, entre os 15 e os 54 anos, de 38 países, tendo Portugal participado pela primeira vez. “Este estudo vem permitir compreender em profundidade as dramáticas mudanças impulsionadas pela adesão às redes sociais, nomeadamente como os consumidores as utilizam, quais as suas motivações e como são influenciados por elas no momento da compra” explica em comunicado Pedro Batista, director-geral da UM.

A nível global, no último ano o número de contactos médio online de cada internauta, cresceu mais de 40%. Em termos das actividades que mais cresceram, mais 22% de internautas afirmam já ter colocado posts online, mais 17% referiram já terem iniciado um blogue e subiu em 16% os internautas que já comentaram sites de notícias. Em média, 74% dos internautas do estudo já leram blogues e 40% afirmam já ter começado a escrever um.

Fonte: http://mktportugal.com/blog/?p=722

Filipe Melo Rodrigues


Dia do Pai

Não te esqueças que hoje é dia do Pai.
Deseja um Feliz dia do Pai ao teu, enquanto podes.

Nem sempre o que parece....

...é.

Vejam só!

quinta-feira, 18 de março de 2010

10 segundos de fama para o vídeo online

Quanto maior for um anúncio mais informação possui, o que não é de todo condição para captar a atenção de quem está do outro lado do ecrã.

Os anunciantes de vídeo online, utilizam frequentemente anúncios com a duração superior a 15 segundos, no entanto a maioria dos consumidores não vão além deste limite; foi esta a conclusão obtida através de dados do EyeWonder.

Curto e apelativo é o mote gerado pela comunidade online de vídeos. Os mesmos devem ter uma duração igual ou inferior a 15 segundos, e em torno de conteúdos concisos.

Mas a publicidade em vídeo parece ser uma boa opção para atrair a atenção dos consumidores. Quase metade dos utilizadores vêem os anúncios de vídeo na sua totalidade… Ou seja, se tiverem a duração certa, podem ser um bom formato de publicidade web.
http://www.marketingtecnologico.com/ - ClickZ

Publicado por : Filipa Corsino

quarta-feira, 17 de março de 2010

avast! Antivirus - Nova imagem e nova versão



O avast! Antivírus é um dos softwares mais conhecidos para o combate aos males da net que num abrir e fechar de olhos nos podem infectar o computador, podendo levar à perda total de ficheiros e arquivos extremamente importantes e mesmo ao roubo de informação confidencial. Quem não ouviu já falar nos cavalos de Tróia que facilmente se apoderam dos nossos códigos pessoais?

O avast! Antivirus 5 pode ser utilizado em computadores pessoais gratuitamente usando a versão Free ou utilizando a versão Pró, sendo esta paga. Para além desses dois pacotes existe ainda uma suite de Segurança na Internet, o avast! Internet Security. O avast! Antivirus 5 permite proteger o sistema operativo de vírus e spywares, verificar a presença de ficheiros suspeitos dos e-mails recebidos e enviados e conversas de chat, bloquear ataques de sites com código malicioso e ataques de hackers direccionados aos computadores pessoais, permite manter a caixa de correio electrónico limpa de publicidade não solicitada (SPAM) e possibilita ainda jogar em segurança e de uma forma continua sem interrupções.

A nova versão avast! Antivírus 5 está já disponível para download gratuito da versão Free e compra da versão Pro no site oficial do avast!.

A versão Free pode ser utilizada em computadores pessoais, no entanto não inclui algumas das funcionalidades da versão Pro. Por sua vez, o avast! Antivirus 5 Pro tem um custo de 39,95 dólares por uma licença anual existindo desconto para compras em massa.

Já o avast! Internet Security 5 tem um custo de 59,95 dólares por uma licença válida para 3 computadores durante 1 ano, existindo igualmente descontos para compra de várias licenças.

Poderão obter mais informação e fazer download do software no site oficial do Avast!.


Fonte: www.webtuga.com e www.avast.com

Publicado por: Luís Afonso


Microsoft Office Labs Vision Montage

Já pensaram com estará o mundo da informática em 2019? Num futuro que não é assim tão distante, mas que a avaliar pelo desenvolvimento da tecnologia, pode-se revelar algo tão distante do que aquilo que temos hoje! A Microsoft Business Division apresentou recentemente, numa conferência, um vídeo que apresenta numa previsão o mundo da tecnologia da próxima década.
Neste vídeo, que é apenas uma montagem, poderão ter uma ideia de como os produtos da Microsoft poderão ser daqui a 9 anos.



Maria Júlio

Fonte:
http://www.marketingtecnologico.com/marketingtecnologico/artigos/default.asp?id=186
http://www.youtube.com/watch?v=DQdGvfV4WnU

Coca-Cola apresenta a música oficial do Mundial de Futebol

"Waving Flag" é a música oficial do Mundial de 2010. Da autoria do artista de hip-hop Somali K'naan, a canção foi adoptada como banda sonora do Mundial e da campanha global da Coca-Cola, com presença em mais de 150 países.

A música foi eleita na Internet, pelos adeptos de futebol em todo o mundo. De acordo com a marca, o tema foi escolhido "para a celebração dos golos na África do Sul".

"Hino à liberdade e união, "Waving Flag" é uma música verdadeiramente inspiradora, com uma letra que enaltece o entusiasmo com que África se une e prepara para acolher a maior festa do futebol mundial", completa a Coca-Cola em comunicado.



Fonte: Briefing

Publicado por Marisa Melfe nº 25690