A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) recebeu 4500 reclamações relativas a práticas comerciais desleais em dois anos.
O sector das telecomunicações é um dos piores no que respeita a publicidade enganosa, disse à agência Lusa a coordenadora do projeto, Carolina Gouveia, dando como exemplo o facto de as velocidades de Internet publicitadas pelos operadores serem normalmente inferiores às praticadas de facto.
As vendas agressivas são outra das práticas comerciais desleais mais comuns em Portugal. Uma das situações mais frequentes é a oferta de um brinde que apenas serve de pretexto para obrigar as pessoas a deslocarem-se e a assistirem a uma reunião para vender produtos, serviços ou bens que são praticamente coagidas a comprar.
Nas vendas porta a porta, também se registam forma de coação. “Às vezes, os vendedores apelam ao sentimento, sobretudo quando se trata de idosos. Dizem-lhes que se não assinarem o papel são despedidos", exemplificou Carolina Gouveia.
Já no sector financeiro, a violação do dever de informação é a prática desleal mais usual.
Os dados foram recolhidos no âmbito do Observatório de Práticas Comerciais Desleais, um projecto criado em Janeiro de 2008.
Fonte - Correio da Manhã online 02 Março 2010
Carlos Reis - 25830
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