Nos últimos seis meses, 57% dos internautas portugueses criaram ou geriram um perfil numa rede social online, 54% deixaram comentários em sites ou blogues e 55% partilharam ficheiros de música com os amigos. Estas são alguma das conclusões do primeiro estudo Power to the People realizado em Portugal. Entre os internautas portugueses, 43% confiam na opinião dos bloguers sobre produtos e serviços (a nível global o valor é de 33%). Mas há mais: 65% consideram-se opinion makers junto dos amigos no que se refere à compra de produtos. Procuram informação junto dos seus pares, aquando da compra de produtos como hardware (19%), produtos financeiros (17%), serviços de saúde e automóveis (16%), tecnologia doméstica (15%) e bens de grande consumo (14%).Os hábitos de social media dos portugueses estão alinhados com os restantes países estudados no Wave – Power to the People, um relatório da agência de meios UM. Neste estudo, que vai na quarta edição, foram ouvidos 23.200 internautas, entre os 15 e os 54 anos, de 38 países, tendo Portugal participado pela primeira vez. “Este estudo vem permitir compreender em profundidade as dramáticas mudanças impulsionadas pela adesão às redes sociais, nomeadamente como os consumidores as utilizam, quais as suas motivações e como são influenciados por elas no momento da compra” explica em comunicado Pedro Batista, director-geral da UM.
A nível global, no último ano o número de contactos médio online de cada internauta, cresceu mais de 40%. Em termos das actividades que mais cresceram, mais 22% de internautas afirmam já ter colocado posts online, mais 17% referiram já terem iniciado um blogue e subiu em 16% os internautas que já comentaram sites de notícias. Em média, 74% dos internautas do estudo já leram blogues e 40% afirmam já ter começado a escrever um.
Fonte: http://mktportugal.com/blog/?p=722
Filipe Melo Rodrigues
Sem comentários:
Enviar um comentário