quarta-feira, 10 de março de 2010

Inquérito GfK/briefing: 75% dos portugueses preferem Publicidade na TV

Cerca de 12,2% elegem a Publicidade Exterior. Apenas 1,8% preferem os anúncios na Imprensa, enquanto 3,4% prefere ver as mensagens publicitárias veiculadas na Internet e Redes Sociais.
Já a Rádio é mencionada como preferencial por 2,2% dos inquiridos e 3% dizem que preferem ver publicidade em “nenhum” dos meios mencionados acima.

As conclusões são de um estudo realizado pela GfK Metris para o Briefing que, além dos meios nos quais os portugueses preferem ver publicidade, pretendeu ainda auferir até que ponto a presença das marcas na Internet influenciava a opinião e comportamento de compra dos consumidores.

Os resultados mostram que, apesar de 83% dos inquiridos afirmarem que a presença das marcas na Internet nunca fez com que a sua opinião em relação a uma dada insígnia mudasse, dos outros que responderam afirmativamente (17%), mais de 83% revelam que a presença online da marca mudou a sua opinião para melhor, enquanto apenas 15,8% afirmam que a sua opinião mudou para pior.

Já no que diz respeito ao comportamento de compra, apenas 14% dos consumidores inquiridos (daqueles que previamente revelaram utilizar a Web com frequência) afirmam tê-lo alterado devido à presença de uma dada marca na Web.

Mais uma vez, destes entrevistados que responderam afirmativamente (à questão: a presença de uma marca na Internet já alguma vez fez com que mudasse o comportamento de compra face a essa marca?), apenas 12,8% apontam que a presença de uma marca na Internet já fez com que mudassem de forma negativa o seu comportamento de compra em relação a essa mesma marca. Os restantes 87,2% afirmam que o seu comportamento em relação à marca melhorou.

Segundo avança a GfK, estes resultados deixam “notar alguma relutância por parte dos inquiridos em admitir a influência da Internet quer na alteração das suas opiniões sobre marcas, quer na alteração dos seus comportamentos de compra”.

Segundo adianta a empresa de estudos de mercado “estes resultados poderão significar que, dada a generalização do acesso à Internet, e hiper-abrangência dos conteúdos nela disponíveis, a presença de uma marca na Internet já é encarada, não tanto como um valor acrescentado para essa marca, mas como uma característica “normal” ou, até, indispensável. Trata-se de um requisito que já transitou do nice-to-have para o need-to-have”.

Ficha Técnica:
O Universo deste estudo é constituído pelos indivíduos com idades compreendidas entre os 15 e os 45 anos, residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto. Foi reunida uma amostra de 501 inquiridos, representativa do universo em análise, na qual os respondentes foram seleccionados através do método de quotas, com base numa matriz que cruzou as variáveis Sexo, Idade (3 grupos), Região (2 Regiões GfK Metris) e Habitat/Dimensão dos agregados populacionais (5 grupos).

Fonte: GfK/briefing

Daniel Almeida - 25824

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