terça-feira, 9 de março de 2010

A importância do Eyetrack…

Num estudo desenvolvido pelo Poynter Institute1, com a utilização do Eyetrack Recorder III, foram feitas descobertas interessantes sobre o modo como os utilizadores vêm um site.

O Eyetrack é um aparelho que segue os olhos dos utilizadores pelo ecrã enquanto eles vêm uma página web. Depois os dados são analisados de forma a revelar padrões. Ao combinar os dados de vários indivíduos, podemos descobrir padrões representativos que se aplicam à maioria da população.Neste estudo foram utilizados websites de notícias, mas também se pode usar o Eyetrack para estudar como as pessoas lêm um jornal em papel ou uma revista. Outro estudo interessante seria saber como as pessoas vêm os anúncios publicitários… Basicamente, o Eyetrack pode ser usado para saber como as pessoas vêm tudo aquilo que se passa à sua volta.Neste estudo foram observadas 46 pessoas durante 1 hora enquanto os seus olhos divagavam por alguns sites de notícias.

Os Resultados:
Foi descoberto um padrão de movimentos oculares: Os olhos fixam-se primeiro no canto superior esquerdo do ecrã, depois dão uma vista de olhos por essa zona da esquerda para a direita. Só depois de ver o topo da página durante algum tempo é que os olhos passam a explorar os conteúdos mais para baixo.

Zonas do ecrã com maior prioridade:

O tipo de letra também pode influenciar a leitura. Com o Eyetrack descobriu-se que um tipo de letra menor faz com que os utilizadores passem mais tempo a ler os conteúdos. Um tipo de letra maior faz com que os utilizadores façam uma leitura “na diagonal”, ou seja, não lêem com olhos de ler…

Os parágrafos mais curtos também apresentam melhores resultados do que os parágrafos longos. Um parágrafo muito longo desencoraja a leitura.

A navegação das páginas é mais visível quando está no topo e não na lateral. A zona do topo da página é uma zona com maior prioridade do que uma zona lateral.

Quanto à publicidade, os resultados mostram que os anúncios colocados no topo e na esquerda da página recebiam mais visualização por parte dos utilizadores. Os anúncios de texto tiveram mais quase 500% de visualização do que os anúncios com imagem (banners).

Fonte: The Best of Eyetrack III: What We Saw When We Looked Through Their Eyes
By Steve Outing and Laura Ruel
Eyetrack III project managers
http://www.ivogomes.com/blog/eyetrack-o-que-os-utilizadores-veem-quando-visitam-um-site/


Filipe Melo Rodrigues

2 comentários:

Eu disse...

Muito interessante o artigo!
Obrigada Filipe...já me deste umas ideias ;)

Unknown disse...

disponha sempre... estamos aqui para isso....
Filipe Rodrigues