segunda-feira, 22 de março de 2010

Mercado português de telemóveis decresceu 7% em 2009


No ano de 2009 foram vendidos 5,5 milhões de telemóveis no mercado português, uma queda de 7% face ao ano de 2008, enquanto que as 622 mil unidades de smartphones vendidas reflectem um decréscimo de 28%. No entanto, o mercado crescerá 3% em 2010, atingindo as 5.7 milhões de unidades vendidas , sustentado pelo crescimento de 43% do segmento dos smartphones, que passará a representar 16% do total de unidades vendidas no mercado. Assim o revela o “IDC European Mobile Phone Tracker”.

“O mercado Português de telemóveis assistiu em 2009 a uma queda nunca antes verificada. A crise económica teve um impacto forte na procura num mercado em que as taxas de penetração acima dos 100% denotam uma clara saturação. A melhoria da performance neste mercado passa cada vez mais por acrescentar valor ao nível dos serviços, em detrimento da introdução de novas características técnicas ao nível dos terminais”, afirma Francisco Jeronimo, Responsável Europeu de Research da Área de Telefones Móveis da IDC.

“Nos próximos anos, o segmento dos Smartphones será aquele com maiores oportunidades de crescimento em Portugal. Neste mercado estes equipamentos registam a taxa de penetração mais baixa da Europa, com apenas 11% do total dos telemóveis vendidos, em contraste com os 21% do mercado que detém no resto da Europa.”

Por sua vez, “o ano de 2010 será marcado por um crescimento significativo das vendas de smartphones a nível Europeu, ao que Portugal não ficará alheio. Assistiremos a uma queda acentuada do preço médio destes terminais, onde a LG, a Samsung e a HTC terão um papel predominante, com o lançamento de telefones de gama média, com o sistema operativo Android, numa tentativa de massificação destes terminais.”

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Publicado por Duarte Lourinho nº 25261

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