domingo, 14 de março de 2010

O que Barack Obama lhe pode ensinar sobre Marketing Social e Sucesso?



Há relativamente pouco tempo, Barack Obama foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos, numa vitória histórica a todos os níveis. Foi o primeiro negro a assumir o comando do país, ganhou com uma margem bastante clara, mobilizou mais de 60% dos Estados Unidos a votar e mostrou ao mundo como é que o Marketing Social pode decidir uma campanha.

Muito se tem falado sobre a forma como Barack Obama geriu a sua campanha e especialmente o seu branding nas mídias sociais, mas a verdade é que a sua estratégia é claramente um exemplo para todos nós, de como o Marketing Social é sem sombra para dúvidas, uma das formas mais eficientes de ganhar exposição, mediatismo e sucesso.
Há muito tempo que venho batalhando na questão das redes sociais e na importância que elas têm para o desenvolvimento, crescimento e exposição dos blogueiros. Não apenas do ponto de vista social, mas também directamente no seu volume de tráfego.

Barack Obama mudou a forma como as mídias sociais são vistas em todo o mundo, e achei que seria muito interessante explicar-lhe porquê. Vamos ver.

1. CRIAÇÃO DE APLICATIVO PARA iPHONE
Tudo começou com a criação de um aplicativo para iPhone que ajudava os utilizadores a encontrar via GPS os organizadores da campanha de Obama, e também as diversas sedes de campanha espalhadas um pouco por todos os Estados Unidos. Não fosse o iPhone um produto Norte Americano, e a campanha foi um sucesso.

2. O PODER DO TWITTER
Há muito tempo que se diz que o Twitter serve para pouco ou nada. Na verdade fiz até a pergunta se o Twitter é ou não, uma boa ferramenta para blogueiros e webmasters?.
Embora muitos pensem que o Twitter é uma perda de tempo, Barack Obama conseguiu juntar nele cerca de 120 mil seguidores. No ano passado, quando campanha começou, Barack Obama tinha cerca de 6700 seguidores, enquanto que Hillary Clinton tinha 1200, mas nunca mais conseguiu evoluir a sua conta.

3. O PODER DO FACEBOOK
Há muito tempo que falo na importância de criar grupos de seguidores nas redes sociais. É o que tenho vindo a fazer com o nosso grupo de blogueiros no Orkut, e que Barack Obama fez com mestria no Facebook, juntando mais de 2,3 milhões de pessoas de todo o mundo. Independentemente de as eleições serem apenas nos Estados Unidos, este movimento ‘Pro Obama’ só fez com que a sua popularidade crescesse, e que as doações para a candidatura aumentassem.

4. O PODER DO YOUTUBE
Barack Obama utilizou mais uma vez uma rede social para tirar partido da exposição mediática que é possível atingir nestes meios. A criação da música Yes We Can já foi vista no Youtube por mais de 13 milhões de pessoas, o que seguramente teve repercursões ao nível da campanha democrata. A juntar-se a isso estão também mais de 82 mil comentários associados ao video.

5. A ALTERAÇÃO DA MENSAGEM
Quando Barack Obama iniciou a sua campanha eleitoral, ele era precedido pela mensagem ‘Change You Can Believe In’. Embora o slogan e a mensagem fossem bastante directos, estavam longe de ser tão marcantes quanto a mensagem que Obama utilizou no seu final de campanha, e que hoje representa a imagem do democrata: ‘Change We Need’.
Para o comum mortal essa é uma alteração sem significado, mas para um marketeer é um passo de gigante para o sucesso de uma campanha perfeita.

6. O LOGOTIPO DA MUDANÇA
Hoje em dia um logotipo de grande qualidade é essêncial para a projecção de uma marca na internet, seja ela de uma empresa, de um blog, ou de um candidato à presidência dos Estados Unidos.
Barack Obama sabia isso, e criou um logotipo em torno da sua campanha, bem ao estilo web2.0. Esse logotipo transmite a cada pessoa uma mensagem diferente, sendo na sua essência uma imagem de mudança, de um novo nascer do sol.
Se lhe interessar logotipos de qualidade, visite a inBrand, a empresa responsável pelos logotipos de todos os meus websites e blogs.

7. O WEBSITE QUE MARCOU A DIFERENÇA
Barack Obama marcou a diferença por muitos aspectos, mas verdade seja dita, o seu website é fantástico. Além de ser um site à imagem da marca Obama, em tons de azul claro, com uma grande dose de simbolismo e esperança, é também um projecto único e de grande usabilidade.
Além disso, foram construidas posteriormente templates para os aficionados de Barack Obama, que ajudaram a passar a mensagem e também a força da união.
Diria que Barack Obama utilizou todas as regras e ideias que ando a praticar há algum tempo. Ele utilizou uma das formas mais viáveis de atingir as massas, através de marketing viral, baseado no passa-a-palavra e na competência da passagem de uma mensagem entre os vários aficionados da marca e da campanha política.

Fonte:http://www.escoladinheiro.com/2008/11/10/o-que-barack-obama-lhe-pode-ensinar-sobre-marketing-social-e-sucesso/

Miguel Leite

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