quarta-feira, 3 de março de 2010

Que percepção têm os consumidores do Marketing verde?

Foi esta e outras perguntas que o estudo realizado pela Havas Media tentou responder . Mais de 12 mil entrevistas, 10 países e 200 marcas foram os números que envolveram o estudo à escala global.Perceber qual é percepção dos consumidores em relação às politicas verdes por parte da marca foi o objectivo, que pretende criar linhas orientadoras e sustentadas para as empresas,gerando um conhecimento sólido nas estratégias de marketing e,no final, contribuir para um posicionamento que ajude a construir um mundo mais verde.

As entrevistas tiveram lugar em 10 países desenvolvidos e subdesenvolvidos de todos os continentes.Em Portugal, 845 consumidores avaliaram 56 marcas.Das suas preocupações ambientais destacaram-se em particular, a escassez da água e a poluição da mesma, a que se seguem as alterações climáticas e o aquecimento global.Os problemas ambientais são considerados pelos consumidores na sua generalidade,uma consequência da acção e tomada de decisão dos países desenvolvidos, bem como das grandes empresas e multinacionais.Considerados os grandes responsáveis , os consumidores revelam que,por isso mesmo, a iniciativa em trazer algo que inverta e resolva o panorama das alterações climáticas em todo mundo deva partir dos principais responsáveis.
Esta é a percepção do consumidor, cada vez mias preocupado e empenhado nas causas ambientais, bem como do do seu impacto directo e indirecto das em+presas e das marcas.
Daí que, 93% dos portugueses afirmou preferir a aquisição de produtos de marcas "verdes" , enquanto 98% diz estar disponível para comprar produtos amigos do ambiente, apesar de 27% estar disposto a pagar mais por esses produtos. Valores que assentam na motivação de poupança a longo prazo, como seja a aquisição de lâmpadas económicas, em detrimento das normais,e da saúde e bem estar das gerações vindouras.
Das 56 marcas avaliadas em Portugal, a água Luso e o Continente foram as que se destacaram pela positiva como amigas do ambiente, quanto as menos verdes foram consideradas os sectores da industria petrolífera e as companhias de aviação.
Estas e outras conclusões que a Havas Media pretende demonstrar como algumas das potencialidades do marketing verde, quando devidamente sustentado e implementado, junto de empresas e marcas, quer seja a nível local ou global.
fonte:markenteer, Novembro,pág 8
Ema Gaspar nº22547




1 comentário:

Unknown disse...

De facto este estudo só vem comprovar pesquisas anteriores. Ou seja, os consumidores (portugueses) têm uma atitude positiva em relação ao ambiente, mas o seu comportamento ainda deixa muito a desejar. Quando é pró-ambiental, as razões são principalmente económicas. Mais uma vez se prova que de boas intenções...