quarta-feira, 18 de março de 2009

Dia do Pai

Ao que tudo indica o dia do Pai foi criado para fortalecer os laços familiares, tal como acontece com o dia da Mãe. Este dia é festejado em diferentes países, em diferentes datas e com diferentes tradições.

Em Portugal e Itália, as festividades acontecem no mesmo dia de S. José, 19 de Março. Apesar da ligação católica, esta data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.


No Reino Unido e Argentina, o Dia dos Pais é comemorado no 3º Domingo de Junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam reunir-se em família e é comum, os filhos oferecerem aos pais cartões e não presentes, enquanto que os Argentinos preferem as reuniões familiares e os presentes.

Na Grécia, comemora-se o Dia do Pai a 21 de Junho.

No Canadá, o dia dos Pais Canadenses é comemorado no dia 17 de Junho. Não há muitas reuniões familiares, porque é considerada uma data comercial.

Por sua vez, na Alemanha, não existe um dia oficial dos pais. Os pais alemães comemoram o seu dia na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou (na época da Páscoa), e costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piqueniques.

Na Austrália, a data é comemorada no 2º Domingo de Setembro, com muita publicidade.



Por mais comercial ou religioso que seja o Dia do Pai, podemos considerar que se trata de mais um dia em podemos dizer simplesmente “Adoro-te Pai”.
Marlise & Catarina

3 comentários:

Marlise disse...

Esta é uma boa oportunidade para desejar um Feliz dia do Pai, aos nossos pais! Eu ja fiz a minha parte!
Feliz Dia do Pai!

Anónimo disse...

Eu também faço a minha parte e aproveito para desejar um Feliz Dia do Pai!!!

É pena que este dia seja cada vez mais virado para a vertente comercial e não efectiva...

À que ter sempre que possível um gesto de carinho para com aqueles que tanto fazem pelos filhos.

Cumprimentos

Maria João disse...

Sem dúvida existe um aproveitamento do dia para fins comerciais e publicitários, tal como muitos outros! E "nós", os portugueses ainda damos alguma importancia ao dia e é um bom motivo para ir às compras!
No entanto, é interessante perceber quais as diferenças culturais entre países e deve dizer que achei muito curioso a argentina não dar muita importancia ao dia! Tinha uma percepção que eram um povo muito ligado à familia como os mexicanos por exemplo!

Continuação de um óptimo trabalho!