quarta-feira, 4 de março de 2009

Apelo à discórdia e à discussão....

Fui ali consultar um blogue (New Marketing XXI) de um licenciado em marketing (não pela UBI) que é seguidor do Bimarketing e não pude deixar de me interessar por um texto que lá encontrei.

Aproveito para deixar aqui um extracto desse texto, e de um comentário ao mesmo, para a vossa reflexão e discussão.

"Durante estes anos fui inundado de conhecimentos acerca de Marketing, a cada semestre aparecia algo novo para se discutir e confrontar ideias entre alunos e professores, mas no final de cada semestre apenas ficava mais um "monte" de papéis que me diziam que tinha de empinar, assim, os professores deixavam passar mais uma oportunidade de lançar a discórdia entre os seus alunos.

Agora que cheguei ao fim desta fase da minha vida académica apenas fiquei com a sensação que não fui "aproveitado" o suficiente para realmente ter mostrado o meu potencial criativo, pois os profissões apenas se preocupavam em formatar os seus alunos num sentido e não lhes deixavam margem para serem "eles mesmos".

Será que é esta a forma correcta de se ensinar Marketing? Será que assim o nosso país está a formar bons profissionais capazes de competir com profissionais de outros países? Será este o caminho?"

O comentário

"...Passando ao comentário propriamente dito, esses "montes" de que tu falas têm, ou deviam ter, a tendência a desaparecer, e se não desaparecessem pelo menos deviam ser fruto de pesquisa nossa e não chapados pelos professores. Pois se isso acontecesse, aí sim, poderíamos falar em Processo de Bolonha.

Esses "montes", sejam dados pelos professores, quer sejam pesquisados por ti, são capazes de te fazerem falta mais tarde, uma vez que, e no meu entendimento, o marketing não dispensa consulta. Ninguém tem tudo o que o marketing contempla na cabeça.


Concordo quando dizes que falta espaço para a nossa criatividade. O marketing vive muito da criatividade e nós não tivemos grandes oportunidades. Deveríamos ter desenhado mais planos de marketing, mais planos de comunicação.. porque no fundo é esse o objectivo do marketeer.

Uma das coisas que me indignou no curso (embora o problema seja geral e não sou deste curso), foi o facto de não termos a unidade curricular de Inglês. Penso que é inadmissível.
Acrescento ainda que, as empresas de hoje em dia e logo agora com a crise que estamos a atravessar, não têm possibilidades de ter, um marketeer, e um designer de comunicação. Meus amigos, isto é uma realidade. Penso que seria de todo justificável termos abordado, mesmo que até de uma forma ligeira, programas como: Adobe Photoshop ou Corel Draw.

E de uma vez por todas, o Processo de Bolonha tem que ser aplicado! Mais pesquisa por parte dos alunos, mais trabalho, mais apelo a capacidades como a criatividade e trabalho em equipa, porque é disso que as empresas precisam..

Abraço, Marco Costa"


Estes textos foram copiados daqui ( http://newmarketingxxi.blogspot.com/2008/11/o-ensino-do-marketing-em-portugal.html), sem a autorização dos autores, que espero não fiquem sentidos pela falta de cortesia.

Querem Aproveitar esta oportunidade de lançar a discórdia, de discutir e confrontar ideias ou preferem esconder a vossa "criatividade"?

5 comentários:

Ana disse...

A minha opinião penso que é bem conhecida pelo professor Paulo Duarte.
Ele tem razão em algumas coisas.
Ensinar Marketing deveria ser mais que decorar.Em algumas cadeiras saber onde estava o ponto final e a vírgula de uma determinada matéria revestia demasiada importância(eu falo pela minha experiência pessoal).
Depois havia ainda a questão que alguns professores frisavam:ser criativos em trabalhos e apresentações,quando eles próprios não o eram...
Voltamos à velha questão: a criatividade é inata ou aprende-se?
Não deveríamos ter o exemplo de criatividade nas nossas aulas?
Afinal se os professores não são criativos,podem exigi-lo aos alunos?
E de quem é a culpa?
Será que podemos culpar apenas os professores?
Não haverá também falta de interesse por parte dos alunos?
Não haverá sobrecarga de trabalho dos professores?
De qualquer forma dar aulas recorrendo apenas a slides e power points não estimula a criatividade de ninguém.
A comunidade BiMarketing pode contribuir para novas formas de dar aulas,se houver interesse claro...
Eu dou já minha ideia: role playing, muito interessante para cadeiras como negociação e gestão de vendas.

Anónimo disse...

Cara Ana, quando vejo em pleno mestrado de marketing darem aulas com acetatos e retroprojector, ja n digo mais nada ..... LOL

Anónimo disse...

Olá Ana.

É verdade, conheço as suas ideias, pois tivemos oportunidade de conversar sobre elas por mais de uma ocasião. E como sabe concordo com a maioria delas.

Quanto ao Role Play, já está em andamento na actual Direcção Comercial a "filha" da Gestão de vendas. Este ano foi implementada uma parte, no próximo ano haverá mais novidades.

Mas como se tem visto uma boa parte dos alunos não se dá bem com a diferença e a novidade, afinal é muito mais confortável a frequência no final do semestre para a qual se estuda na semana ou noite anterior. Fácil e rápido, pena não dar milhões.

Não posso também deixar de realçar que os alunos deveriam e devem desempenhar um papel crucial no desenvolvimento do processo de ensino, afinal quantos foram os alunos que já fizeram propostas concretas para mudanças?

É claro que é mais fácil criticar...

Bjs

Anónimo disse...

Caro Red,

A criatividade está tanto nos materiais utilizados como na forma como se utilizam.

Claro que, quando não há criatividade num aspecto nem noutro...

Ana disse...

Fico contente pelo facto do curso de Marketing estar a mudar... Esperemos que os alunos mudem a mentalidade também... Na minha perspectiva um estudante e futuro profissional de marketing tem de ser dinâmico,pró-activo.Não podemos esperar que a licenciatura nos ensine tudo...
Há que ter outras actividades para além de estudar e beber copos.
Já agora aproveito para perguntar se não haverá interesse por parte da UBI em ser inovadora e abrir um mestrado ou pós-graduação em Marketing Ambiental.Não consigo encontrar nenhuma.Em Portugal só existe Gestão Ambiental. A única que encontrei só há no Brasil :(