segunda-feira, 23 de março de 2009

Cérebro tem 'ilha' que detesta perder dinheiro



Se a crise lhe dá a volta ao estômago, esta notícia é para si. É que a ligação do cérebro ao estômago também passa afinal pela carteira.







Expressões como "dá-me um nó no estômago" ou "essa é difícil de engolir", que ligam reacções a situações adversas com a nossa função digestiva, podem afinal fazer mais sentido do que à partida se poderia pensar.
Um estudo recentemente efectuado por especialistas da Universidade de Stanford, na Califórnia, revela que existe uma parte do cérebro, chamada ínsula (derivado de ilha), que desempenha um papel importante na forma como reagimos emocionalmente com as perdas, incluindo as crises financeiras.
Rica em receptores de dopamina, a ínsula está ligada às emoções, à motivação e também aos comportamentos viciantes. Está também associada às chamadas reacções viscerais, provocadas por cheiros nauseabundos ou pela antecipação da vertigem de uma montanha russa. O que os cientistas descobriram é que também o dinheiro, ou a falta dele, pode provocar o mesmo tipo de reacções, devido à mesma região do cérebro.
Segundo os neurologistas (Shiv B, Loewenstein G, Bechara A, Damasio H, & Damasio, entre outros), ao passo que as células da ínsula não respondem quando os investidores ganham dinheiro em apostas ou investimentos, o mesmo já não acontece quando o dinheiro 'lhes foge'. "Quanto mais as células ficam activas após uma perda avultada, maior a hipótese de não correr riscos numa próxima aposta", garantem os cientistas.
Para os investigadores, é a antecipação da perda e não a perda efectiva, que desencadeia a reacção do cérebro, situação explicada pelo 'instinto' da espécie humana, necessário à sua própria sobrevivência.
Mas, quando aplicamos o 'instinto' à parte financeira, isso pode ter custos elevados. Um outro estudo colocou lado a lado várias pessoas, com 20 dólares (cerca de €15) cada uma. Foi-lhes pedido que tomassem uma série de decisões financeiras: para apostar um dólar, ou para ficar com ele.
Após cada rodada de decisões, os investidores atiravam uma moeda ao ar: caras perdiam 1 dólar, coroas ganhavam 2 dólares e meio. De acordo com as probabilidades, existiam 13% de hipóteses de acabar com menos de 20 dólares após 20 rodadas, pelo que fazia sentido apostar o dólar todas as vezes. Mas não foi isso que aconteceu: afinal, acabaram por escolher apostar apenas em 58% das vezes.
Num segundo grupo, de pessoas com danos cerebrais justamente na área da ínsula, os investidores apostaram o seu dólar 84% das vezes, muito à frente dos jogadores ditos 'normais'.



Joscelino Fontes e Luís Cunha

13 comentários:

Anónimo disse...

Fico espantado com a qualidade do trabalho de pesquisa e escrita dos "Joscelino Fontes e Luís Cunha"...ou melhor da capacidade dos mesmos enquanto futuros profissionais não terem vergonha e decencia de indicar as fontes e assumirem a autoria do trabalho dos outros..

Neste caso podiam ter escolhido uma entidade menos conhecida ou quiçá até um artigo em ingles e traduzir o mesmo (isso já dava muito trabalho), ou como outros colegas - mencionar apenas algumas frases do artigo original, incluir a fonte e adicionar algumas observações pessoais.

O Expresso deve achar de louvar a vossa postura:
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/504548

Nem a imagem se safou...

Vão longe!

Anónimo disse...

E identificação??

Penso que isto não será nenhum caso de plágio. É sinal que os jovens andam bem informados, e é de lovar lerem o expresso.

Sr. Anónimo penso que isto não será um bom sitio para lavar roupa suja.

bimktuser disse...

Para quem fez o primeiro comentario, se julga que todos os artigos publicados são originais eu aconselho a abrir bem os olhos...
Depois se dúvida da capacidade deles enquanto futuros profissionais devia ver-se ao espelho que este tipo de comentários e ainda por cima em anonimato também ninguém entende nem aceita...
Por último já que está tão indignado(a) poderia identificar-se como homem ou mulher que certamente se julgará.

Anónimo disse...

" não terem vergonha e decencia de indicar as fontes e assumirem a autoria do trabalho dos outros.. "

Realmente o Sr. que postou o primeiro post em anónimo também não deve ter vergonha nem decencia nenhuma para vir para o blog escrever comentários inuteis e nem sequer ter a decencia de se identificar !


Isto é um Blog de Marketing , não devemos fazer disto uma tertúlia cor-de-rosa !

Ah , já agora, porque é que não se comentou outros artigos em que acontece a mesma situação.


Cumprimentos Académicos e deixe de lavar roupa suja como fizeram no post 2

Anónimo disse...

Não queria dizer que fizeram no post 2 mas sim como referiram no post 2 !

Cumprimentos

Anónimo disse...

Realmente tanta indignação no primeiro comentário a ponto de fazer 1 ataque pessoal (visto que isto só acontece neste post destes alunos)só pode significar que parece que alguém se antecipou a esse sr.
Sim, porque só nessa situação alguém com a cultura e capacidade de fazer esse tipo de críticas de forma anónima é que consultaria o expresso.
Aplaudimos o entusiasmo mas aplique-o em algo mais correcto.

Anónimo disse...

Os meus parabéns pela postagem do artigo. Eu não sou obrigado a consultar o jornal nem o site do mesmo mas gosto enquanto aluno de marketing da ubi de consultar este blog e como tal apreciei o artigo. Óbvio que apenas foi feita a sua exposição mas é um blog e não um livro ou trabalho científico em que se reclamam direitos de autor.

Anónimo disse...

Plágio ou não, falo por mim que não costumo ler muitos jornais, pelo menos assim fico informada.
Eu acho que deviam pelo menos dar a "cara" ao invés de se manterem no anonimato... Enfim...

Parabéns pelo post e espero pelos seguintes

Anónimo disse...

Estranho não ver ao menos nenhum docente a repreender este tipo de postura mas pronto...

A defesa deste tipo de atitude é deplorável no minimo. Vai dai é aplicar o que fazem nos "trabalhos" académicos...

Anónimo disse...

Os anónimos a criticar o Anónimo e a defender o plágio, ironia das ironias.

Anónimo disse...

Acho que sei quem é este "anónimo" hehe

Seja (re)bem vindo à nossa casa!

O estilo continua inconfundível - toca a malhar lol

Cumprimentos para a cidade, e as melhoras para a azia. Eu tb acho que foi um roubo ;)

Paulo Duarte disse...

Caro 1º anónimo, parece-me óbvio que a notícia publicada não é da autoria dos alunos.

Deveriam ter mencionado a fonte, esse seria indubitavelmente o comportamento mais correcto, contudo o seu comentário, realizado sob a capa do anonimato também não prima pela correcção de quem pretende dar lições de moral.

O objectivo deste blog é muito claro, e consiste em divulgar notícias e informações que sejam do interesse da Comunidade BiMarketing, venham elas de onde vierem e sejam quais forem as fontes.

Sugiro que identifiquem sempre as fontes dos textos publicados para acabarmos com este tipo de provocações de "anónimos".

Caso reescrevam os textos coloquem a indicação "adaptado de...".

Anónimo disse...

A unica coisa de lamentar nisto tudo, é haver quem não tenha a decência de assinar aquilo que escreve! Pk? Eu caros colegas da comunidade Marketing assino por baixo tudo aquilo que escrevo, porque assumo as responsabilidades disso mesmo! Hernani Andrade