O Email Marketing não está morto, precisa apenas de ser modernizado. Um estudo realizado no Reino Unido indica que existe uma probabilidade 63% maior de as pessoas abrirem um email de uma marca se este tiver um emoji no campo “assunto”. O mesmo estudo, realizado pela Mailjet, deixa ainda outro dado: a probabilidade é ainda maior (95%) se o emoji estiver associado a conteúdo sarcástico.
E qual o emoji com uma taxa de sucesso mais alta? Aquele que foi considerado pelos dicionários Oxford como a palavra do ano 2015 e que é conhecido como lágrimas de felicidade. Os emails com este símbolo no assunto registaram uma taxa de aberturas de 41%.
Mas atenção, a utilização de emojis não é garantia de sucesso. É preciso assegurar que estão a ser utilizados os símbolos correctos, não só do ponto de vista da mensagem que transmitem mas também do ponto de vista técnico. É que nem sempre os emojis são visíveis em todas as plataformas ou browsers e um email com uma série de símbolos estranhos sem significado deverá ter o efeito oposto ao pretendido.