terça-feira, 19 de abril de 2016

Primark e Inditex lideram em Portugal

Primark e Inditex lideram em Portugal

A Primark é a empresa líder em Portugal na venda de vestuário e calçado, tendo reunido 6,1% da quota em valor e 11,9% da quota em volume, em 2015, tendo em conta o mercado “Fashion”. Dados da Kantar Worldpanel revelam que a marca irlandesa se destaca por ser uma das que mais clientes repetentes conquistou e por registar 17,4% de penetração. O preço médio dos produtos que os consumidores compraram na Primark também aumentou.
No campo das lojas ou cadeias que detêm várias insígnias, contudo, a liderança pertence ao Grupo Inditex, responsável pela Zara, Bershka, Stradivarius e Massimo Dutti, entre outras marcas. Em 2015, o grupo espanhol continuou líder, embora tenha registado uma redução de 14,5% na frequência de compra nas suas lojas. Esta redução, refere a Kantar Worldpanel, “não é compensada pelo incremento de clientela que obteve, nem pelo aumento do volume comprado, em cada acto de compra, variável que também conseguiu fazer crescer”.
Tendo em conta apenas a Zara, os resultados são de quebra tanto na quota em volume como em valor. O preço médio dos produtos baixou mas não foi suficiente para competir com marcas como a Primark. O único elemento positivo apontado pela consultora passa pela apresentação de um “promissor aumento da penetração, a dois dígitos”.

Enviar um comentário