A introdução de novos serviços ou ferramentas com a chancela Facebook, como é o caso dos recentes Oculus Rift, levam as marcas a questionar a rede social sobre formas de aproveitar estas novidades no mundo da publicidade. Quem o diz é Matthew Idema, VP of Monetization Product Manager do Facebook, que parte deste cenário para explicar a filosofia da empresa no que diz respeito a criar soluções de publicidade.
Numa publicação no blog oficial do Facebook, Matthew Idema começa por lembrar as palavras de Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, durante a última conferência sobre resultados financeiros: «Primeiro, é necessário criar uma óptima experiência para o consumidor... Isso ajuda a que as pessoas partilhem de uma nova forma, o que é muito importante. Depois disso, começam a introduzir-se novas soluções orgânicas que levem as pessoas a interagir com as empresas... Só depois dessas soluções já estarem optimizadas é que se começa a introduzir a publicidade de uma forma natural e como uma boa parte da experiência.»
Resumindo, o foco do Facebook está no valor, nomeadamente no valor que pode dar às pessoas e às empresas. «A missão da nossa equipa de publicidade é criar ligações significativas entre pessoas e empresas», conta, lembrando que tentam fazê-lo ao transformar as interacções das pessoas com as empresas em mais-valias para a sua experiência na plataforma.
Ao todo, existem 99 passos mas grande parte deles dizem respeito a errar e a corrigir para garantir que a solução final é a indicada para ambas as partes: «Só após a nossa aprovação e dos nossos parceiros, de que o novo produto para anúncios melhora a experiência das pessoas, ao invés de dificultá-la, é que introduzimos esse produto.»
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