Nesta altura de muitos trabalhos, muita pesquisa e muita leitura os olhos começam a cansar-se. Parece que já alguém pensou neste problema, e criou a solução. E para quem não estuda, também funciona para ajudar a tirar aquelas olheiras da noitada.
Vejam mais informações aqui
MP
segunda-feira, 31 de março de 2008
Dá descanso à vista.
domingo, 30 de março de 2008
Ryanair - O segredo do Low Cost
Para os alunos do 4º ano de MKT, Ryanar além de voos baratos também deve significar trabalho de Webmarketing. Andava eu a pesquisar e encontrei um documentário excelente sobre esta empresa. Infelizmente está na língua Inglesa, mas se quiserem ver, considerem como um treino, e pode dar uma ajuda para o trabalho.
MP
sábado, 29 de março de 2008
Publicidade "Dunkelziffer Tentacle"
Publicidade que retrata os efeitos dos traumas sexuais não tratados na infância. Na minha opinião impressionante.Tem todos os elementos que nos repugnam biologicamente,o brilho do suor, os pêlos, a pele escurecida, a languidez e a invasão do espaço íntimo.
MP
SA 08 (aaubi)
Falências dispararam com o agravar da crise
A conjugação da crise do crédito de alto risco ("subprime"), com a escalada do preço do petróleo e a forte valorização do euro face ao dólar aceleraram os processos de falências em Portugal e fizeram disparar o número de fecho de empresas em 2007.
Dados da Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas (ANPME) revelam que em 2007 fecharam portas 50 mil sociedades, das quais 18.520 abriram falência. Foi o dobro dos encerramentos de actividade registado em 2006, ano em que fecharam 26 mil PME: Os sectores mais afectados são o comércio e serviços - correspondem a 80% dos casos registado. E a estrutura mais atingida foi a das micro-empresas.
Desde do rebentar da crise do "subprime", em Agosto de 2007 até Fevereiro de 2008 encerraram 12.830 PME, entre elas 7.282 decretaram falência. A situação é preocupante, e a ANPME crítica sobretudo o excesso de carga fiscal.
Há 264 mil PME em Portugal, com um grau de empregabilidade de 10,6 pessoas por empresa. Com o fecho de portas de 12.830 empresas, a ANPME estima a perda de cerca de 50 mil postos de trabalho, dos quais 30.000 nas micro-empresas, 15.800 nas pequenas empresas e 3.900 nas médias.
quinta-feira, 27 de março de 2008
Homem grávido - da ficção à realidade.
Thomas Beatie, de 34 anos, está grávido há cinco meses e a criança deve nascer em 3 de julho deste ano. Ele é legalmente um homem, mas já foi uma mulher. Após a cirurgia de reconstrução dos órgãos sexuais, Beatie decidiu manter o órgão reprodutivo feminino. Casado com Nancy há dez anos, o casal procurou uma clínica para tornar possível a gravidez, já que Nancy não pode ter filhos.
Podem ver a notícia aqui.
O mundo está cada vez mais confuso... Como futuros profissionais de Marketing, acham que vai surgir um novo nicho de mercado? (produtos para homens grávidos.) Ou será que se trata apenas de um alargamento do mercado já existente?
MP
Como aumentar a qualidade dos vídeos do Youtube.
Dicas para aumentar a qualidade dos vídeos do Youtube. (funciona para vídeos que existam em duas resoluções:320x240-normal e 480x360-qualidade superior).
1º método:
Via URL: adicionar ao url do video: &fmt=18
ex: http://www.youtube.com/watch?v=t_5ZWoR5wG4 -versão normal
http://www.youtube.com/watch?v=t_5ZWoR5wG4&fmt=18 - versão qualidade superior.
2º método:
Via preferências - para utilizar este método precisas de ter uma conta no Youtube.
Acede ao Account (Settings) No fundo da página existe uma opção "Video Playback Quality". Selecciona a opção "I have a fast connection. Always play higher-quality video when it's available.". Faz logout e login e deve estar a funcionar.
3º método:
Via Firefox, instala o plugin "Better Youtube Extension", este plugin permite-te aceder a várias opções do Youtube.(Pode não apresentar a opção HD Vídeo, dependendo da versão do Firefox que utilizas...)
Para teres a certeza de que estás a ver a melhor versão, verifica se por baixo do vídeo aparece a seguinte informação: "Watch this video in lower quality for faster playback."
Notícia baseada num artigo publicado na Wired.
MP
A Serra da Estrela mudou!
DNA muda Água Serra da Estrela
A Água Serra da Estrela, comercializada pela SASEL, empresa do Grupo Sumol, chega com uma nova imagem, desenvolvida pela agência DNA.
Existem novos elementos nos rótulos da marca: o logo do programa “Plante uma Árvore”, Campanha de Reflorestação das Serras de Portugal, lançada em 2002 e um splash que convida a refrescar e que simboliza a qualidade das águas da Serra da Estrela. No âmbito desta mudança de imagem, as garrafas foram alteradas, apresentando-se mais ergonómicas e curvilíneas mas sem perder o formato paralelepípedo característico da marca.
Não seria bom podermos mudar também a Serra? Houve tempos em que já foi mais bonita..
Meios & Publicidade
Ana
Trabalho académico.
"A Universidade de Estudos Estrangeiros de Guandong, China, atribuiu como trabalho académico aos alunos de secretariado planear o assalto a um banco.
Segundo o site Ananova, os alunos têm que descobrir como assaltar um banco com uma equipa de seis pessoas em sete minutos. A equipa deve incluir um líder, um arrombador de fechaduras, um condutor, dois assaltantes e um atirador."
Notícia copiada daqui.
Será este um trabalho académico ético???
MP
quarta-feira, 26 de março de 2008
Um discurso excelente
Toda a gente conhece Steve Jobs, líder da Apple e um grande criativo do nosso tempo.Fica aqui um discurso seu que mostra o seu lado mais humano. A meu ver um must see and hear... (em duas partes e com legendas!)
MP
Give A Little Bit!
No final do filme a assinatura: “Every bottle counts” (Cada garrafa conta) e logo depois “Introducing the new recycle bottles” (Apresentamos as novas garrafas recicláveis).
Vale ressaltar a música interpretada: “Give A Little Bit” dos Supertramp.
Vencedor da lotaria volta a trabalhar no McDonalds para matar saudades
Pittard, de 25 anos, e a noiva, Emma Cox, de 29, trabalhavam a servir às mesas num McDolnalds em Cardiff (Gales) em Julho de 2006 quando a fortuna lhes bateu à porta.
O casal de milionários decidiu então largar a farda da cadeia de hamburgueres e desfrutar a vida com a filha Chloe, de 3 anos.
Luke e Emma compraram uma casa por 230 mil libras (292.100 euros), fizeram um casamento em grande e umas férias de luxo nas Ilhas Canárias (Espanha).
Porém, depois do deslumbramento inicial, Luke decidiu voltar para o restaurante - onde ganha 5,85 libras por hora (7,5 euros) - por sentir saudades dos colegas e por considerar que "um pouco de trabalho duro não faz mal a ninguém", muito menos a alguém que ainda é "muito jovem" para se retirar da vida activa.
Emma também aceitou adiar a lua da mel até ao final da temporada da equipa de futebol em que Luke joga nos tempos livres, pelo que o milionário considera que deve ser "o homem mais sortudo do mundo".
"Não só ganhei uma fortuna como tenho uma esposa que entende a importância do futebol e agora até recuperei o meu antigo trabalho" - afirmou Luke Pittard em entrevista à cadeia televisiva BBC.
Isto é que é gostar do emprego ... :)
in MKTONLINE
terça-feira, 25 de março de 2008
Segundo um estudo as gerações mais jovens preferem ler conteúdos na Internet em detrimento das versões em papel (revistas e jornais). O facto de os conteúdos online serem gratuitos ajuda... Será que se aproxima o fim do papel como suporte da escrita?
Podem ler o artigo completo aqui.
Já começam a surgir sites similares ao Youtube para partilha de documentos. Um exemplo é o scribd que permite guardar e visualizar documentos típicos (MS Word, MS Exel, Powerpoint, PDF, Texto e outros) permitindo depois visualizá-los directamente do Browser, sem necessidade de ter os aplicativos instalados. Para além de permitir a partilha, o Scribd pemite que os documentos possam ser privados, permitindo-nos no entanto continuar a partilhá-los com um grupo restrito de amigos através de um URL com uma password.
MP
Chá & Brigadeiro
Ana Portugal
Lúcia Nunes
Sandra Morgado
segunda-feira, 24 de março de 2008
Diferenciação - Maid Café
Fala-se muito de diferenciação, por isso apresento aqui um novo (para nós, portugueses) conceito: Maid Cafe. "Seja bem vindo mestre" - é assim que os clientes são recebidos neste tipo de cafés que tem feito furor no japão. Na minha opinião um conceito bastante diferente. Podem saber mais aqui, e ver o video aqui.
Será que em Portugal este conceito "pegava"?
MP
Gostavas de ver como ficava a tua cara noutro corpo?
Gostavas de ver como ficava a tua cara noutro corpo? Gostavas de saber como ficavas com o físico do Stallone? E que tal com o corpo da Ana Malhoa? Agora já é possível. Vai ao Face in a Hole e experimenta!
FACE IN A HOLE
Have fun....
MP
sábado, 22 de março de 2008
O Touro e o Ronaldo
A FujiXerox lançou no Japão um anúncio a impressoras onde aparece o Cristiano Ronaldo a fintar um touro:
As associações de direitos dos animais do Reino Unido revoltaram-se porque são contra as touradas.
A FujiXerox decidiu então lançar o making of do anúncio como um novo anúncio:
Afinal o touro era um homem com cornos vestido de verde!
Dantas
quinta-feira, 20 de março de 2008
Photoshop - Arma letal?
Um artista anónimo está a "encher de sangue" as ruas de Londres. O desconhecido está a modificar os anúncios da cidade graças ao Photoshop (software para tratar fotografias), em que corta a cabeça dos protagonistas dos anúncios, dando-lhes um aspecto sangrento e macabro.
Podem ver a notícia completa aqui.
Galeria do artista aqui.
Há cada ideia....
MP
Carreira na área de comunicação da saúde
A MediaHealth® Portugal, agência de consultoria e comunicação especializada nas áreas de Saúde e Biotecnologia, surge em 2004 com o intuito de auxiliar as empresas e outras entidades ligadas a estes sectores a desenvolver estratégias de comunicação que melhor se adequem aos seus objectivos.
A base e a essência da nossa actuação residem na implementação de estratégias claras, objectivas e criativas, apoiada numa estrutura de consultores que privilegia a senioridade e a estabilidade das equipas de trabalho.
A MediaHealth® analisa regularmente os curriculos enviados para a empresa, ajustando desta forma os recursos humanos disponíveis à sua necessidade de recrutamento de técnicos.Envie o email com o seu Curriculum Vitae como anexo para:
Conceito Hard Discount ameaçado?
Após quatro anos de actividade, o grupo alemão Schwarz resolveu terminar o negócio de discount da cadeia Lidl na Noruega. Esta é a primeira vez que o Lidl, conhecido pela expansão agressiva do conceito discount na Europa Ocidental e de Leste, sai de um mercado. As 50 lojas, mais sede, dois centros de distribuição, serão entregues à Reitan Gruppen que integrará a operação nas 1.000 lojas de discount que opera sob a insígnia Rema. «Estamos convictos de que a Rema irá dar continuidade ao nosso projecto junto dos fornecedores e clientes», avançou Werner Evertsen, CEO da Lidl Noruega, avançando que «o Lidl pretende utilizar os seus recursos de modo mais razoável». Em relação à operação norueguesa nunca foram divulgados dados financeiros, mas efectuando uma comparação com o mercado sueco, alguns analistas avançaram que a operação da Schwarz tem vindo a acumular perdas desde a sua entrada em Setembro de 2003 no mercado sueco, totalizando actualmente perto de 170 milhões de euros. Desde o início da sua entrada no mercado norueguês que o Lidl vinha a ser alvo de vários “ataques” da concorrência, incluindo sindicatos e fornecedores.
quarta-feira, 19 de março de 2008
O Marketing no cinema.
Vi recentemente o filme Gangster Americano e gostei bastante. Acho que dava uma boa aula de Marketing. Aborda aspectos como a importância da cadeia de distribuição e o valor da marca, sem esquecer a satisfação dos clientes e a qualidade do produto. Apesar de ser um tema algo controverso (tráfico de droga) apresenta aspectos bastante interessantes. Achei genial a maneira como Frank Lucas criou uma tal fortuna, e fiquei abismado pelo facto de ter utilizado o Marketing para atingir os seus objectivos.
Recomenda-se!
MP
Segmentação ao pormenor
Damskaya (senhoras em português) é o nome da nova Vodka lançada na Rússia especialmente para o público feminino. No mercado desde Dezembro, cada garrafa custa 300 rublos (cerca de oito euros) e pode ser pura, com sabor a lima, baunilha ou amêndoa, ideal para ser consumida com uma salada ou outras refeições ligeiras. A bebida espirituosa é vendida nas lojas mais caras das grandes cidades e tem como público-alvo mulheres de classe média alta, casadas e escolarizadas. Igor Volodin lidera a Deyros, empresa que vende bebidas espirituosas no mercado russo há mais de 10 anos, e foi o criador da Damskaya. De acordo com o especialista, a vodka é pura e livre de produtos secundários que originem efeitos indesejados.
Anunciada como um produto de "glamour" para mulheres em ascensão social, que se multiplicam na Rússia, a vodca "Damskaya", ou "Damas", já preocupa médicos, que temem uma nova onda de mulheres alcoólatras, num país que já sofre os piores problemas de bebida mundiais, onde se estima que mais de 10% da população abuse do álcool. A classe médica russa está preocupada com uma onda de alcoolismo feminino. «Acredito que é um problema enorme na Rússia. Acredito que é enorme e está escondido como a parte subaquática de um iceberg», afirmou Yuri Sorokin à agência Reuters.
No entanto, Igor Volodin desvaloriza este problema, afirmando que a vodka não é mais nociva do que o chocolate.
Entre nós, meninas...'Anúncios da nova vodca "Damas" mostram a elegante garrafa, de cor violeta, vestida com uma saia branca, que é soprada para cima no comercial para revelar o rótulo. As imagens do anúncio são expostas para transeuntes do metro de Moscovo, e multiplicam-se em páginas de revistas femininas.
"Entre nós, meninas...", diz o slogan nos anúncios, que divulga o produto como o drink ideal para festas só de mulheres.
"As mulheres precisam de uma bebida para si próprias", disse Volodin, sentado ao lado de uma variedade de sua vodka "Damas", que está disponível nos sabores lima, baunilha e amêndoa, ou pura para coquetéis.
E que tal um Vinho do Porto para o segmento feminino, ou então, porque não um licor Beirão em versão "Pink"?E já agora, para acompanhar, uns bolinhos de bacalhau em versão "light"!
terça-feira, 18 de março de 2008
Vale a pena comprar software?
Será que nos dias que correm é necessário comprar (ou piratear) software? Apresento aqui uma lista de software livre (grátis) de grande qualidade e capaz de rivalizar com os "irmãos a pagar".
Sistema Operativo:
Ubuntu 7.10 - sistema operativo seguro, rápido, tem versão em Português e caso desejem enviam uma versão em Cd completamente gratuita. Substitui o Windows XP\Vista. Pode apresentar alguns desafios devido à necessidade de utilizar a linha de comandos, só que a existência de muita informação na Internet facilita este processo. Vejam o vídeo de comparação entre Ubuntu e Windows Vista aqui.
Aplicativos:
Openoffice - Este rival do Microsoft Office tem recebido sucessivas actualizações e está cada vez melhor.Como é óbvio também existe em Português.
Firefox - substitui na perfeição o Internet Explorer, aliás, não se trata de uma mera substituição,pois supera o IE em vários aspectos. Uma das funcionalidades mais interessantes presente no Firefox é o dicionário de português, actualizado regularmente, que permite a correcção em tempo-real dos textos escritos em páginas web. Assim já não têm desculpa para erros...
Gimp - Substitui o Adobe Photoshop sem necessitar de 1 Gb de RAM.
Inskape - para quem usa o Adobe Illustrator, ainda está na fase inicial mas apresenta um grande potencial.
Audacity - rival do Adobe Audition. Trata-se de um conceituado software de edição de som.
Blender - rival do 3D Studio Max, já foi inclusivamente utilizado em vários filmes.
VirtualDub - concorrente do Adobe Premiere.
Agora a questão é... será que o Marketing das grandes empresas vai continuar a funcionar e vamos continuar a gastar os nossos recursos na aquisição de software?
MP
Queres mudar de vida? Porque não compras uma?
Um britânico decidiu vender a sua vida no Ebay (a partir de 22 de Junho). Por vida entende-se a casa, carro, mota, emprego numa loja de tapetes e amigos. No caso do emprego vai oferecer um período de testes de 2 semanas, já no que se refere aos amigos o que se propõe é ter a oportunidade de conhecer e integrar o antigo grupo de amigos australianos do britânico. Ver mais pormenores aqui.
Que acham desta ideia?
MP
Fraldas de pano
Algumas senhoras lembraram-se de fazer fraldas de pano e vender pela Internet. Não aquelas fraldas que usávamos antigamente,são bastante parecidas com as descartáveis e bonitas, por sinal.
Parece que noutros países, o uso de fraldas de pano já é bastante frequente, especialmente naqueles em que as autarquias pagam pela quantidade de resíduos produzidos. Claro que em Portugal, a mentalidade vai ser difícil de mudar.
As fraldas de pano têm como principais vantagens serem mais saudáveis para o bebé, não produzem lixo, não produzem químicos e poupa-se dinheiro.
Se quiserem saber mais visitem:
Naturkinda Fraldas
Eco Bebés
segunda-feira, 17 de março de 2008
Syrah 2005 eleito o melhor vinho tinto do presente ano
Os enólogos do Vinailes Internacionales 2008, concurso que tem lugar em Paris, França, seleccionaram o Syrah 2005 da Casa Ermelinda Freitas o melhor vinho tinto do presente ano. O néctar português foi o grande vencedor da prova cega que reuniu mais de três mil vinhos a concurso.
A Casa de Ermelinda Freitas é uma empresa de tradição familiar que nos últimos anos tem sofrido um grande impulso evolutivo pela mão da actual proprietária, Leonor Freitas.
A propriedade localizada em Fernando Pó, nas terras do Sado, região de Palmela dedica-se há quatro gerações à produção de vinhos e tem actualmente 130 hectares de vinha. Um total de 100 hectares de castelão, vulgarmente designada Periquita, e mais recentemente foram plantados 30 hectares com quatro castas: Touriga Nacional, Trincadeira, Syrah e Aragonês.
Em 1997, Ermelinda Freitas e a sua filha Leonor Freitas, iniciaram o engarrafamento de parte da produção com marca própria, e investiram na construção de uma nova adega, centro de vinificação e linha de engarrafamento. O objectivo da adega é preservar o projecto familiar fundado em 1920.
A empresa através da suas diversas marcas tem-se revelado uma verdadeira coleccionadora de prémios, tendo já arrecadado mais de 30 prémios em concursos internacionais entre 1999 e 2008.
“Esta distinção de grande raridade para os vinhos portugueses assume enorme importância para a vitivinicultura nacional, pois vem mais uma vez comprovar que em Portugal se produz dos melhores vinhos do mundo” afirma a Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul.
domingo, 16 de março de 2008
Portugueses dizem-se afectados no dia-a-dia pelos problemas ambientais
Nove em cada dez portugueses dizem que os problemas ambientais afectam o seu dia-a-dia, segundo os resultados divulgados do Eurobarómetro. O que mais os preocupa são as alterações climáticas e o seu maior contributo para um ambiente melhor é separação dos resíduos para reciclagem.
Os portugueses são dos europeus que mais se dizem atingidos pelos problemas ambientais (89 por cento em relação a uma média europeia de 78 por cento). A maioria diz estar disposta a comprar produtos mais amigos do Ambiente, ainda que sejam ligeiramente mais caros.
Para os portugueses, a melhor forma de resolver os problemas ambientais seria através de multas mais pesadas, ter cidadãos mais informados e uma maior fiscalização.
Quanto à Informação, a maioria dos inquiridos confirma que se sente mal ou muito mal informado sobre as questões ambientais. A maioria da média europeia diz-se bem informada. Os homens e os jovens portugueses são os que se sentem mais informados, em relação às mulheres e a pessoas mais velhas. Quanto mais tempo durou a sua fase educativa, maior percepção mostram do Ambiente.
O inquérito foi realizado nos 27 Estados membros entre 13 de Novembro e 14 de Dezembro de 2007. Foram contactadas perto de 27 mil pessoas.
Prada
sábado, 15 de março de 2008
Nova legislação de protecção dos direitos dos consumidores
O Conselho de Ministros aprovou , no âmbito do Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, dois diplomas que visam resolver as falhas encontradas na aquisição de bens com defeito e nos contratos de compra e venda celebrados à distância.
O primeiro documento, relativo ao regime jurídico de bens de consumo, «estabelece um prazo máximo de 30 dias para a reparação dos bens móveis e um “prazo razoável” para os bens imóveis, tendo em conta a natureza do defeito e o grau de inconveniência para o consumidor». A alteração visa entre outros aspectos a alteração do “prazo razoável” que anteriormente se aplicava aos dois casos.
Na eventualidade de ocorrer a substituição do bem «é estabelecido o reinício da contagem do prazo de garantia» o consumidor passa a gozar de um prazo alargado de dois anos no caso de bens móveis e de cinco para bens imóveis. Actualmente, o prazo é apenas suspenso em vez de ser reiniciado.
O novo regime garante ainda «um prazo de 2 anos para a caducidade do exercício dos direitos após a queixa para os bens móveis e de 3 anos para os bens imóveis», ou seja, hoje em dia o consumidor tem 60 dias para fazer queixa de defeitos e o exercício dos direitos caduca seis meses após a denúncia, no caso de bens imóveis a lei até hoje cumprida apenas previa um prazo de seis meses.
«O prazo de garantia é suspenso durante o período em que o consumidor se encontrar privado do uso dos bens e logo após a queixa», esta é também uma das novas alterações que vai evitar o abuso de uma lei incerta, pois com a ausência de uma data específica, os fabricantes contavam o início da suspensão a partir do dia em que começava a reparação.
Por último, a aplicação de uma coima, que pode atingir até 30 mil euros, caso não se verifique o cumprimento das normas por parte das empresas.
No que se refere ao segundo diploma, este destina-se aos contratos de compra e venda celebrados à distância, como são exemplo as compras por catálogo. O consumidor tinha um prazo de 14 dias para exercer o direito de resolução do contrato, e o fornecedor um prazo de 30 dias para devolver a quantia.
Por ocasião de inúmeras queixas neste sentido, o Governo estabeleceu que caso «o fornecedor não reembolse o consumidor no prazo de 30 dias, fica obrigado a restituir o dobro da quantia paga».
sexta-feira, 14 de março de 2008
Apresentação oficial do Consumidor do Futuro
Na Alimentaria 2008, a que termina hoje em Barcelona, a TNS apresentou o mais recente estudo relativamente às exigências do consumidor do futuro, bem como às tendências do retalho.
Tomando como referência o mercado espanhol, Josep Montserrat, Worlwide Managing director da TNS, revelou que «as lojas do futuro terão de apostar na segmentação, assim como “inventar” um novo futuro de modo a adiantar-se às exigências do consumidor». Este mesmo consumidor tornar-se-à muito mais exigente e quererá que a experiência de compra seja agradável não gastando, por isso, muito tempo na escolha de produtos.
O estudo aponta, também, que, em relação ao mercado espanhol, imigrantes, lares unifamiliares e targets por categoria marcarão as estratégias de segmentação.
Segundo os resultados do estudo deste estudo, as cinco principais razões para a eleição de uma loja são: proximidade, relação preço/qualidade, bons preços, possibilidade de agrupar todas as compras num só mesmo estabelecimento e, por último, a oferta de uma marca própria de confiança.
De modo a aproximar as lojas dos consumidores, Josep Montserrat salientou que é preciso olhar não para o actual momento, mas para o que serão os mercados dentro de 5 a 10 anos. Assim, é preciso saber quais são as preferências do segmento de consumidor mais vanguardista, aqueles que indicam determinadas tendências, os denominados “future shapers”.
Mas o que são estes “future shapers”? «Os consumidores que marcam o futuro são aqueles pessoas cujas atitudes e comportamentos os situam na vanguarda das grandes tendências que influenciam de forma global o comportamento do consumidor “comprometido”», salientou Montserrat. «Estes “future shapers” são uma nova “casta” de consumidores inteligentes e activos (”novo consumismo”, contrapondo-se ao comprador passivo e ingénuo de hoje (velho consumismo)». (Uma redenominação dos Opinion Makers, diria eu...)
Assim, estes “future shapers” caracterizam-se por ser pessoas/consumidores com mentalidade aberta e liberal, inteligentes e activos, inquietos e curiosos (possuem pontos de insatisfação que os “empurram” para a procura de novas experiências), são perfeccionistas (não lhes satisfazendo a primeira opção), valorizam a novidade, o diferente, o selectivo, no fundo tudo o que poderá proporcionar uma personalidade diferenciadora.
De uma forma global, o retalho alimentar tenta responder a estas tendências/exigências, oferecendo lojas mais mais amplas, limpas, com produtos de fácil localização, graças a uma racionalização do sortido e uma segmentação por secções via lineares e códigos de cor.
Deste modo, «inovação é palavra-chave, não só em produtos, mas também em processos, serviços e vínculos com os clientes, referiu Montserrat. Assim, a inovação apresentada pelos fabricantes poderá - e deverá ser - aproveitada pela distribuição, apostando nesta diferenciação, desenhando para tal uma política clara em como efectuar a gestão da inovação e transmiti-la ao consumidor da forma mais fácil, prática, cómoda, informativa, misturando a própria comunicação da insígnia com a inovação da marca, de modo a que o consumidor associe ambas.
No final disto tudo resta-me uma questão:Afinal que há de novo neste Estudo apresentado com tanta "pompa e circunstância"?
Antecipando-se ao próprio futuro o Bimarketing conseguiu uma fotografia exclusiva deste Consumidor do Futuro. Os mais curiosos podem ver a fotografia aqui.
Afinal isso de sermos racionais é uma treta
Emoção bate a razão quando se fazem cálculos de risco
:: 2008-03-13
Peter Bossaerts
Peter Bossaerts
As emoções jogam um papel mais importante do que a razão quando se trata de cálculos de riscos, segundo um estudo publicado hoje por investigadores suíços que localizaram uma série de neurónios numa zona específica do cérebro.
Uma equipa de Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL) e do Instituto de Tecnologia da Califórnia conseguiu provar a correlação entre a activação de alguns neurónios e os erros matemáticos de previsão de riscos.
localização destes neurónios numa parte do cérebro na qual estão integradas as informações sobre os sentimentos emocionais “sugere uma ligação entre a previsão de risco e as emoções”, segundo o estudo, publicado no Journal of Neuroscience.
“Contrariamente ao que enuncia a teoria de Descartes, a emoção pode ser um elemento constitutivo da racionalidade, sendo o seu objectivo o de medir o risco no contexto”, explicou, à agência France Presse, Peter Bossaerts, professor da EPFL
Estas investigações permitem compreender melhor porque é que alguns riscos, nomeadamente os financeiros, são por vezes mal calculados.
A equipa de investigadores prevê continuar este estudo com a ajuda de pesquisas junto de jogadores e de corretores de bolsa.
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=25482&op=all
Dantas
quinta-feira, 13 de março de 2008
A eficácia da Simplicidade
Uma excelente campanha da Transport for London, onde efeitos simples criam o efeito desejado. Um bom exemplo de uma campanha simples e informativa.
Agência: M&C Saatchi
MP
Marketing Infantil
Como o tema da aula de hoje de Marketing das PME levantou algumas polémicas sobre a acção do marketing, nomeadamente no que diz respeito às acções dirigidas a crianças fica aqui alguma informação sobre a qual se deve pensar um pouco…
Antes de saberem ler, as crianças são capazes de reconhecer objectos, cores, texturas, assim como marcas e embalagens. Por este motivo, o marketing infantil que até então era limitado a estratégias de comunicação de brinquedos e conteúdos televisivos/cinematográficos tem vindo a assumir cada vez mais importância.
As crianças não podem ser tratadas como um consumidor adulto. Têm gostos, vivências e aspirações que mudam de ano para ano e se não gostam ou se sentem enganadas eliminam rapidamente as empresas da memória.
Actualmente elas dominam a Internet e as novas tecnologias. A massificação destes meios veio criar um consumidor muito mais participativo, interactivo e informado. Além disso são mais autónomas, aprendem a fazer escolhas mais cedo, têm um raciocínio mais rápido e possuem diversos interesses. Também não adoptam, regra geral, padrões de comportamento previsíveis, ao contrário das crianças das gerações anteriores.
No entanto, algumas coisas mantiveram-se: os medos, as expectativas, a necessidade de afecto. Continuam a precisar de heróis e a brincar ao faz de conta.
Apesar de quase sempre a criança depender dos pais para financiar as suas compras, ela pode assumir diferentes papéis de compra: compradora, influenciadora da compra e decisora.
A criança, para além de já deter algum dinheiro considerável, detém um forte poder de influência na decisão dos consumos familiares.
Os pais exercem forte influência sobre os filhos até os 4 anos de idade. A partir daí, até os 8 ou 9 anos, a influência de ambos equilibra-se. A partir dessa idade, a criança não gosta de ser chamada de criança e nega directamente a influência dos pais.
Começam o seu consumo muito cedo. Estima-se que as suas competências de consumidor se começam a desenvolver durante o primeiro ano de vida, primeiro lentamente, depois num processo mais rápido até atingirem a total funcionalidade entre os 8 e os 10 anos de idade.
Trabalhar para um sector do mercado tão amplamente diferente de todos os outros, obriga à definição de uma estratégia de abordagem especializada. Torna-se fundamental compreender os principais obstáculos com que se deparam neste negócio.
Ao apostar no mercado infantil está a apostar-se no consumidor de amanhã. Essa é a principal vantagem. Contudo, este mercado exige actualização permanente na forma de comunicar com ele, devido ao seu enorme dinamismo e à oferta crescente a ele destinada. Por outro lado há cada vez mais restrições legais para comunicar com as crianças
O consumismo na infância tem despertado preocupação por parte dos pais, educadores e profissionais ligados ao desenvolvimento infantil.
Os resultados destas investidas de marketing, obviamente, são bons para os investidores e accionistas.
Mas são bons para as crianças?
A obesidade infantil, a violência na juventude, a sexualidade precoce e irresponsável, o materialismo excessivo e o desgaste das relações familiares são alguns dos resultados apontados como consequência do grande investimento no mercado infantil.
A publicidade é criticada por visar, não o intelecto, mas as emoções. As crianças tendem a acreditar em tudo o que vêem e não sabem distinguir publicidade de programas.
O marketing não só está na TV como também na escola, no mercado, no cinema, etc.
Todos os aspectos da vida de uma criança (saúde física e mental, educação, criatividade e valores) são afectados profundamente pela pressão do mercado.
Mas é importante enfatizar que o problema não está na ferramenta de marketing, e sim nas pessoas que a operam.
Ana
Desculpem.. estendi-me um bocadinho :)
III Jornadas de Publicidade e Comunicação da UFP
quarta-feira, 12 de março de 2008
Dia de Festa
Para a Lúcia Nunes que hoje cumpre mais uma aniversário.
Para a nossa querida Irmã Lúcia aqui ficam os votos de Muitos Parabéns e que todos possamos com ela partilhar este dia.
segunda-feira, 10 de março de 2008
Uma vida normal
Uma lição para aprendermos a relativizar os nossos problemas e que com esforço podemos conseguir qualquer coisa.
McDonald's no Japão
sábado, 8 de março de 2008
Greenpeace defende que electrónica ainda é pouco verde
No topo das queixas da organização ambientalista está a utilização de produtos tóxicos em grande parte dos dispositivos da electrónica de consumo, desenvolvidos pelos fabricantes.
Apesar de realçar que já "vimos a chegada ao mercado de produtos ecológicos, como o novo portátil da Apple, o MacBook Air e o novo telemóvel da Nokia Evolve", o ambientalista da Greenpeace Yannick Vicaire afirmou à Reuters que "os fabricantes ainda têm um longo caminho pela frente, mas cada vez mais [empresas] estão a avaliar o impacto dos seus produtos no ambiente mais seriamente".
No topo da lista dos equipamentos mais ecológicos encontram-se o portátil TZ11 da linha Vaio da Sony, o telemóvel T650i da Sony Ericsson e o PDA P1i da mesma empresa.
De fora ficaram a Microsoft e a Nintendo que se recusaram a participar na iniciativa da organização, que considera que este estudo poderá servir de guia de compra para os consumidores.
Women
sexta-feira, 7 de março de 2008
INOV Contacto na UBI
A plataforma INOV CONTACTO acedeu ao convite que a UBI fez para apresentar o programa network contacto na Universidade Beira Interior,
11:00 horas
(PÓLO IV - Edifício Ernesto Cruz)
estagios_at_ubi.pt // rogerio_at_ubi.pt
________________________________
O que é?
Inov Contacto – Estágios Internacionais de Jovens Quadros é um programa desenvolvido no âmbito do Plano Tecnológico, promovido pelo Ministério da Economia e da Inovação, apoiado pela União Europeia e pelo PRIME – Programa de Incentivos à Modernização da Economia, e gerido e coordenado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E..
Como Funciona?
O Estágio
O Estágio é constituído por fases sequenciais e pólos de formação, todos de frequência obrigatória.
1ª Fase de Estágio: CGI – Curso de Gestão Internacional
2ª Fase de Estágio: Estágio em Portugal
O Estágio em Portugal, com a duração de duas semanas, é realizado numa empresa/organização/instituição a definir pela AICEP.
3ª Fase de Estágio: Estágio no estrangeiro
A 3ª fase de estágio tem a duração de cerca de nove meses.
Pólos de Formação
1- Pólo de formação de carácter teórico: Para além do Curso de Gestão Internacional (primeira fase do estágio), os estagiários, sob a orientação dos respectivos tutores, são chamados a realizar - durante as fases de estágio (estágios em Portugal e estágio no estrangeiro) - trabalhos de investigação de cariz económico.
A realização dos trabalhos é obrigatória e concorre para a avaliação final do estágio.
2- Pólo de formação de carácter prático: Cumulativa e paralelamente à formação de carácter teórico, os estagiários inseridos no mundo empresarial português e internacional recebem, durante o estágio, conhecimentos directos e práticas de actuação relativamente ao mundo empresarial, ganhando um “know how” e uma experiência inestimável do mundo internacional dos negócios.
4ª e última Fase de Estágio: Seminário a Gestão do Regresso
A edição do Programa de Estágios é formalmente encerrada reunindo, durante um fim-de-semana de trabalho, o grupo de estagiários, a Direcção do Programa e a equipa da AICEP para um seminário subordinado à temática Gestão do Regresso, bem como para uma avaliação conjunta final, entrega de Diplomas e respectivas notas.
quinta-feira, 6 de março de 2008
Campanha do BES polémica
O anúncio em causa mostra um vendedor de automóveis que «aplica uma série de truques para conseguir vender carros», explicou à Lusa o responsável da associação Bernardo Ferreira da Silva.
Indignada com a forma como a publicidade retrata os vendedores de automóveis como «pessoas pouco credíveis», a ARAN já enviou uma carta de protesto ao presidente do conselho de administração do BES, Ricardo Salgado, repudiando o sketch publicitário que promove um crédito para aquisição de automóveis.
A campanha «denigre a imagem do profissional e, de modo algum corresponde à realidade, pois cada vez mais, é exigida maior seriedade e rigor na gestão do negócio automóvel», garante a ARAN em comunicado.
A associação irá agora esperar alguns dias pela resposta do BES, estando disposta a «tomar uma posição firme» caso a campanha publicitária não seja retirada «do ar», acrescentou Bernardo Ferreira da Silva.
Definir Marketing
Chegados então a esta fase, foi-nos proposto, numa aula, tentar definir marketing. Durante vários dias discutimos e argumentámos diversas opiniões, mas não foi fácil! Este processo levou algum tempo e deu que pensar...
Quem não se lembra da Ovelha Lanzita? Pois é, forte discussão que surgiu à volta dessa história. (vejam o blog, no seu inicio, lá pelo ano de 2005).
Por fim vimos anunciar que temos uma definição! Pode não ser a mais correcta, pode não ser universal… mas é certamente uma definição estruturada e que reúne o consenso do grupo de trabalho.
Marketing: é uma área do conhecimento que recorre a processos para a determinação do produto, preço, distribuição e comunicação, de forma a satisfazer as necessidades dos clientes e com o objectivo de se obter benefícios para os intervenientes.
Alunos 4º ano
Então e que tal? Que acham desta definição?
Nasceu um novo membro...
...na família Bimarketingblog.
É um novo blog dedicado ao Marketing e ao Turismo da autoria da Ana María Campón Cerro, aluna de Erasmus no curso de marketing da UBI.
À nova Blogger desejamos muito sucesso para este novo projecto.
Espreitem aqui
quarta-feira, 5 de março de 2008
E se alguém te oferecer 7000 fotocópias?
Publicidade em cabides e em fotocópias são os novos suportes que estão a ser desenvolvidos por Miguel Moreira de Campos e Hugo Corga.
A publicidade em cabides, uma invenção da norte-americana Hangar Network . De onde mais poderia ser?
Cada estudante terá que se inscrever num site e pagar dez euros para usufruir do serviço e ter direito a um cartão de membro, que permitirá ao anunciante medir o sucesso da campanha online e analisar o perfil do consumidor.
Beijing 2008
Na imagem do voleibol, apesar de pouco claro quando visto em ponto pequeno, a jogadora é dividida por vários martelos. Na prova de atletismo, o atleta tem a parte do meio do seu corpo substituída por um motor de um dragster. A ginasta no solo é composta por réguas geométricas e a que está na trave, é dividida por vários tipos de porcelanas.
Saudações!
terça-feira, 4 de março de 2008
Estratégias de WebMarketing
Aqui têm um exemplo de uma estratégia de Webmarkting, esta com a chancela da Lobby, que para quem não sabe é uma empresa de alunos da UBI, entre os quais está o João Feitor, aluno da licenciatura em marketing.
Aproveitando o dia Internacional da Mulher como mote (8 de Março) promove-se o filme e a Lobby.
Uma excelente ideia!
Acompanhem o a contagem para o lançamento em http://www.lobbyfeminino.com/
E já agora, ainda que adiantada, uma saudação especial para todas as mulheres.
segunda-feira, 3 de março de 2008
Curso GIMP
Vai decorrer no Atelier de Design Gráfico um novo Workshop de GIMP / Photoshop, com início no próximo Sábado dia 8/3 até 5/4 com interrupção no Sábado de Páscoa.
Horário: 10:00-13:00
Duração: 12 horas
Custo: €25
Para mais informações contactem José Manuel