A Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) repudiou ontem uma campanha publicitária do Banco Espírito Santo (BES) por considerar que denigre a imagem dos vendedores de automóveis e pretende «tomar uma posição firme» se o anúncio não for retirado.
O anúncio em causa mostra um vendedor de automóveis que «aplica uma série de truques para conseguir vender carros», explicou à Lusa o responsável da associação Bernardo Ferreira da Silva.
Indignada com a forma como a publicidade retrata os vendedores de automóveis como «pessoas pouco credíveis», a ARAN já enviou uma carta de protesto ao presidente do conselho de administração do BES, Ricardo Salgado, repudiando o sketch publicitário que promove um crédito para aquisição de automóveis.
A campanha «denigre a imagem do profissional e, de modo algum corresponde à realidade, pois cada vez mais, é exigida maior seriedade e rigor na gestão do negócio automóvel», garante a ARAN em comunicado.
A associação irá agora esperar alguns dias pela resposta do BES, estando disposta a «tomar uma posição firme» caso a campanha publicitária não seja retirada «do ar», acrescentou Bernardo Ferreira da Silva.
O anúncio em causa mostra um vendedor de automóveis que «aplica uma série de truques para conseguir vender carros», explicou à Lusa o responsável da associação Bernardo Ferreira da Silva.
Indignada com a forma como a publicidade retrata os vendedores de automóveis como «pessoas pouco credíveis», a ARAN já enviou uma carta de protesto ao presidente do conselho de administração do BES, Ricardo Salgado, repudiando o sketch publicitário que promove um crédito para aquisição de automóveis.
A campanha «denigre a imagem do profissional e, de modo algum corresponde à realidade, pois cada vez mais, é exigida maior seriedade e rigor na gestão do negócio automóvel», garante a ARAN em comunicado.
A associação irá agora esperar alguns dias pela resposta do BES, estando disposta a «tomar uma posição firme» caso a campanha publicitária não seja retirada «do ar», acrescentou Bernardo Ferreira da Silva.
in jornalbriefing
5 comentários:
O anuncio toca na ferida e é normal esta polémica, mas qualquer pessoa que tenha tido contacto com vendedores de automóveis certamente identifica e representa de forma engraçada muitas das "técnicas"...
Hummm parece que o alguém enfiou o garuço ... Quem não é capaz de se rir de si próprio não me parece que vá muito longe.
E se foi propositada a polémica?...
Esperada era de certeza...agora se foi propositada ou não...cabe a cada um especular
Há vendedores assim, no ramo automóvel e no BES também!
Há excelentes vendedores, no ramo automóvel e no BES também
:-)
Permitam-me alongar um pouco:
Como em muitas outras profissões de dignidade reconhecida e de interesse público inquestionável, o vendedor tem um papel primordial na sociedade e na economia.
Em qualquer empresa, sem haver vendas, sem haver entrada de dinheiro nada acontece.
Todos nós já vendemos e comprámos qualquer coisa, dependemos do comércio e esse comércio é feito por vendedores.
Há vendedores sérios e há trabalhadores que não são dignos desse nome, pela sua conduta e forma de trabalhar, inadequadas.
As empresas clientes e fornecedoras, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, as associações profissionais, os sindicatos, as empresas de formação profissional, as escolas secundárias e universidades, todos temos a responsabilidade de ensinar/educar/formar, os futuros profissionais vendedores.
A “ordem dos Vendedores” está representada por um blog www.OrdemDosVendedores.blogspot.com e um site www.OrdemDosVendedores.com e tratou-se inicialmente de uma brincadeira que tem lentamente tomado forma.
Não se pretende que seja um clone de outras “ordens” profissionais mas sim um mural de chamada de atenção para o “problema” representado pela campanha do BES e assim como, um fórum de partilha entre estes profissionais, que não estão representados dignamente em nenhuma associação formal.
Pensamos que “Vender é ajudar! Vender é resolver problemas!”, é criar satisfação com as soluções que apresentamos, sejam elas máquinas industriais, automóveis, electrodomésticos, imóveis, ou um simples par de meias.
Pretendemos chamar apenas a atenção, para esta questão que diariamente se verifica.
Podemos mudar, com uma atitude diferente por parte das entidades patronais e dos profissionais vendedores. Muito pode ser dito, escrito e feito, sobre este assunto.
Por via deste problema agora retratado nesta estranha campanha, as empresas por vezes, mudam os nomes dos seus vendedores, chamando-lhes “gestores de conta”, “gestores de clientes”, “técnicos comerciais”, “consultores imobiliários” e agora mais recentemente com designações em inglês, como “sales specialist”, key account manager”, etc.
Para que o vendedor tenha orgulho da sua profissão, não deve ser escondido por de trás de títulos, que nada mudam os seus objectivos e missão.
As entidades bancárias também vendem e também têm vendedores, (embora também lhes chamem outros nomes), quando foi proposta esta campanha, deveria ter sido pensado que eventualmente também poderão os seus vendedores, agir de forma idêntica, em ocasiões semelhantes à representada.
Ajudemos os vendedores a trabalhar e a vender com dignidade, para que estas caricaturas sejam cada vez menos azo para o gozo geral e para que nem os vendedores tenham que enganar, nem os clientes tenham que ser enganados.
Acreditamos que vale a pena pensar e agir sobre este assunto.
Obrigado pela vossa atenção.
Publicada por
Paulo Silva de Pombal
www.OrdemDosVendedores.com
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