Emoção bate a razão quando se fazem cálculos de risco
:: 2008-03-13
Peter Bossaerts
Peter Bossaerts
As emoções jogam um papel mais importante do que a razão quando se trata de cálculos de riscos, segundo um estudo publicado hoje por investigadores suíços que localizaram uma série de neurónios numa zona específica do cérebro.
Uma equipa de Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL) e do Instituto de Tecnologia da Califórnia conseguiu provar a correlação entre a activação de alguns neurónios e os erros matemáticos de previsão de riscos.
localização destes neurónios numa parte do cérebro na qual estão integradas as informações sobre os sentimentos emocionais “sugere uma ligação entre a previsão de risco e as emoções”, segundo o estudo, publicado no Journal of Neuroscience.
“Contrariamente ao que enuncia a teoria de Descartes, a emoção pode ser um elemento constitutivo da racionalidade, sendo o seu objectivo o de medir o risco no contexto”, explicou, à agência France Presse, Peter Bossaerts, professor da EPFL
Estas investigações permitem compreender melhor porque é que alguns riscos, nomeadamente os financeiros, são por vezes mal calculados.
A equipa de investigadores prevê continuar este estudo com a ajuda de pesquisas junto de jogadores e de corretores de bolsa.
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=25482&op=all
Dantas
sexta-feira, 14 de março de 2008
Afinal isso de sermos racionais é uma treta
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Afinal a minha teoria tinha algum fundamentos... Hum...
Apesar de tudo, Razão & Emoção parecem elementos tão antagónicos, que parece difícil haver uma "cooperação" entre ambos...
Enviar um comentário