segunda-feira, 17 de março de 2008

Syrah 2005 eleito o melhor vinho tinto do presente ano

Os enólogos do Vinailes Internacionales 2008, concurso que tem lugar em Paris, França, seleccionaram o Syrah 2005 da Casa Ermelinda Freitas o melhor vinho tinto do presente ano. O néctar português foi o grande vencedor da prova cega que reuniu mais de três mil vinhos a concurso.

A Casa de Ermelinda Freitas é uma empresa de tradição familiar que nos últimos anos tem sofrido um grande impulso evolutivo pela mão da actual proprietária, Leonor Freitas.

A propriedade localizada em Fernando Pó, nas terras do Sado, região de Palmela dedica-se há quatro gerações à produção de vinhos e tem actualmente 130 hectares de vinha. Um total de 100 hectares de castelão, vulgarmente designada Periquita, e mais recentemente foram plantados 30 hectares com quatro castas: Touriga Nacional, Trincadeira, Syrah e Aragonês.

Em 1997, Ermelinda Freitas e a sua filha Leonor Freitas, iniciaram o engarrafamento de parte da produção com marca própria, e investiram na construção de uma nova adega, centro de vinificação e linha de engarrafamento. O objectivo da adega é preservar o projecto familiar fundado em 1920.

A empresa através da suas diversas marcas tem-se revelado uma verdadeira coleccionadora de prémios, tendo já arrecadado mais de 30 prémios em concursos internacionais entre 1999 e 2008.

“Esta distinção de grande raridade para os vinhos portugueses assume enorme importância para a vitivinicultura nacional, pois vem mais uma vez comprovar que em Portugal se produz dos melhores vinhos do mundo” afirma a Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul.

Sem comentários: