sábado, 8 de março de 2008

Greenpeace defende que electrónica ainda é pouco verde


Apesar da CeBIT deste ano ser dedicada às tecnologias verdes, a Greenpeace apresentou no âmbito da feira um estudo onde revela que as principais fabricantes de produtos electrónicos ainda têm muito que fazer para ajudar o ambiente. Mesmo assim não deixou de destacar a chegada de alguns aparelhos ecológicos, como o portátil MacBook Air da Apple ou o novo telemóvel Evolve da Nokia.

No topo das queixas da organização ambientalista está a utilização de produtos tóxicos em grande parte dos dispositivos da electrónica de consumo, desenvolvidos pelos fabricantes.

Apesar de realçar que já "vimos a chegada ao mercado de produtos ecológicos, como o novo portátil da Apple, o MacBook Air e o novo telemóvel da Nokia Evolve", o ambientalista da Greenpeace Yannick Vicaire afirmou à Reuters que "os fabricantes ainda têm um longo caminho pela frente, mas cada vez mais [empresas] estão a avaliar o impacto dos seus produtos no ambiente mais seriamente".

No topo da lista dos equipamentos mais ecológicos encontram-se o portátil TZ11 da linha Vaio da Sony, o telemóvel T650i da Sony Ericsson e o PDA P1i da mesma empresa.

De fora ficaram a Microsoft e a Nintendo que se recusaram a participar na iniciativa da organização, que considera que este estudo poderá servir de guia de compra para os consumidores.

in MKTONLINE.NET

Sem comentários: