quinta-feira, 6 de março de 2008

Definir Marketing


Somos alunos de marketing e ao longo deste percurso nunca tínhamos pensado: o que é o marketing? Certamente já muitos nos perguntaram: estudas marketing? Que é isso? O que respondemos?
Chegados então a esta fase, foi-nos proposto, numa aula, tentar definir marketing. Durante vários dias discutimos e argumentámos diversas opiniões, mas não foi fácil! Este processo levou algum tempo e deu que pensar...
Quem não se lembra da Ovelha Lanzita? Pois é, forte discussão que surgiu à volta dessa história. (vejam o blog, no seu inicio, lá pelo ano de 2005).

Por fim vimos anunciar que temos uma definição! Pode não ser a mais correcta, pode não ser universal… mas é certamente uma definição estruturada e que reúne o consenso do grupo de trabalho.

Marketing: é uma área do conhecimento que recorre a processos para a determinação do produto, preço, distribuição e comunicação, de forma a satisfazer as necessidades dos clientes e com o objectivo de se obter benefícios para os intervenientes.
Alunos 4º ano

Então e que tal? Que acham desta definição?

5 comentários:

Anónimo disse...

Até não me parece mal ... mas tamém me parece que conseguiam melhor.

Por exemplo os quatro P estão um pouco passados de moda. Podiam tentar arranjar uma definição menos cientifica.

Mas tem bons pontos para discussão.

Anónimo disse...

Estou é um bocado farta de coisas ambiguas, isso sim.

Anónimo disse...

Se não gostas de coisas ambiguas, já pensas-te que formacao na area das cências humanas não será o ideal?

Anónimo disse...

já ;)

Anónimo disse...

hum, tb tivemos essa aula sobre a definiçao de marketing na cadeira de Gestao de Informaçao em Marketing, mas prontos eu iria mais para a definiçao, sem deixar de lado os 4P, é claro, de que marketing é antes de mais a identificaçao das demais necessidades do mercado, para uma posterior satisfaçao dos clientes da melhor forma possivel de modo a gerar beneficios por ambas as partes. É minha opiniao :)