Nove em cada dez portugueses dizem que os problemas ambientais afectam o seu dia-a-dia, segundo os resultados divulgados do Eurobarómetro. O que mais os preocupa são as alterações climáticas e o seu maior contributo para um ambiente melhor é separação dos resíduos para reciclagem.
Os portugueses são dos europeus que mais se dizem atingidos pelos problemas ambientais (89 por cento em relação a uma média europeia de 78 por cento). A maioria diz estar disposta a comprar produtos mais amigos do Ambiente, ainda que sejam ligeiramente mais caros.
Para os portugueses, a melhor forma de resolver os problemas ambientais seria através de multas mais pesadas, ter cidadãos mais informados e uma maior fiscalização.
Quanto à Informação, a maioria dos inquiridos confirma que se sente mal ou muito mal informado sobre as questões ambientais. A maioria da média europeia diz-se bem informada. Os homens e os jovens portugueses são os que se sentem mais informados, em relação às mulheres e a pessoas mais velhas. Quanto mais tempo durou a sua fase educativa, maior percepção mostram do Ambiente.
O inquérito foi realizado nos 27 Estados membros entre 13 de Novembro e 14 de Dezembro de 2007. Foram contactadas perto de 27 mil pessoas.
4 comentários:
"...forma de resolver os problemas ambientais seria através de multas mais pesadas..."
Porque teremos que resolver os problemas à posteriori com multas?
Há que tentar mudar a mente deste país.
Concordo com o Sérgio, não compreendo esta predisposição dos portugueses para a utilização da repressão como meio de motivação.
Se não houver repressão os portugueses não cumprem as regras e mesmo existindo,existe sempre o famoso "chico-espertismo" ,que consiste em contornar as regras (e orgulhar-se disso).
Eu também concordo que a mentalidade do país deveria ser mudada,no entanto,é uma tarefa difícil.Mas vamos tentar...
A repressão não surge só para obrigar ao cumprimento das regras.
Surge também para dar vazão ao ditador que existe dentro de tanta gente.
E então utiliza-se a autoridade que se tenha sobre outros para demonstrar o poder que se tem.
Sinal de mediocridade infelizmente tão comum, mesmo perto de nós.
Enviar um comentário