terça-feira, 18 de março de 2008

Vale a pena comprar software?

Será que nos dias que correm é necessário comprar (ou piratear) software? Apresento aqui uma lista de software livre (grátis) de grande qualidade e capaz de rivalizar com os "irmãos a pagar".

Sistema Operativo:
Ubuntu 7.10 - sistema operativo seguro, rápido, tem versão em Português e caso desejem enviam uma versão em Cd completamente gratuita. Substitui o Windows XP\Vista. Pode apresentar alguns desafios devido à necessidade de utilizar a linha de comandos, só que a existência de muita informação na Internet facilita este processo. Vejam o vídeo de comparação entre Ubuntu e Windows Vista aqui.

Aplicativos:

Openoffice - Este rival do Microsoft Office tem recebido sucessivas actualizações e está cada vez melhor.Como é óbvio também existe em Português.

Firefox - substitui na perfeição o Internet Explorer, aliás, não se trata de uma mera substituição,pois supera o IE em vários aspectos. Uma das funcionalidades mais interessantes presente no Firefox é o dicionário de português, actualizado regularmente, que permite a correcção em tempo-real dos textos escritos em páginas web. Assim já não têm desculpa para erros...

Gimp - Substitui o Adobe Photoshop sem necessitar de 1 Gb de RAM.

Inskape - para quem usa o Adobe Illustrator, ainda está na fase inicial mas apresenta um grande potencial.

Audacity - rival do Adobe Audition. Trata-se de um conceituado software de edição de som.

Blender - rival do 3D Studio Max, já foi inclusivamente utilizado em vários filmes.

VirtualDub - concorrente do Adobe Premiere.

Agora a questão é... será que o Marketing das grandes empresas vai continuar a funcionar e vamos continuar a gastar os nossos recursos na aquisição de software?

MP

5 comentários:

Ana disse...

Concordo.Já usei sistema operativo Linux(Kubuntu)e gostei mt!Supera de longe o Vista que utilizo agr pq o meu pc está construído para Vista.
A Microsoft consegue manter os clientes porque apesar de existirem emuladores,não funcionam com alguns programas que tanto necessitamos... No meu caso foi o SPSS que me fez mudar para Windows novamente(embora nada contente,mas enfim!)

Anónimo disse...

O Kubuntu é uma versão de Ubuntu. Existem dois gerenciadores de janelas disponíveis para utilizadores de Ubuntu, o Gnome (Ubuntu) e o KDE (Kubuntu).É essa a diferença entre o Ubuntu e o Kubuntu. O núcleo é o mesmo.

M

Anónimo disse...

Engraçado Engraçado é ver o pessoal falar mal do Windows e tentar fazer de tudo para transformar a sua utilização no mais proxima/equivalente do dito cujo...

Há coisas fantásticas não há?

Já agora o Internet Explorer nunca foi pago ;)

Anónimo disse...

Bem se gostam de alimentar monopólios ... ou faltaram às aulas do professor Leitão?

Anónimo disse...

A questão não é se o Windows é melhor ou pior que outros sistemas operativos. Trata-se de apontar alternativas, neste caso gratuitas. Como foi referido tentar evitar monopólios. Eu uso Windows, pois existe software que só existe nessa plataforma, e porque? porque é a melhor? Não! Apenas existe uma maior variedade de software para Windows porque é o S.O. mais utilizado. Também uso Linux, pois é estável, rápido, seguro, bonito e voa no meu PC. Bem mais que o Windows, e olha que o meu hardware não é assim tão fraquinho... Acho que nunca nos devemos limitar porque nunca se sabe o futuro. Lê este artigo: http://www.readwriteweb.com/archives/why_apple_will_dominate_next_gen_computing.php
que a meu ver apresenta alguns factos interessantes. E já agora... o Tiger da Apple tem como Kernel Linux... Há coisas fantásticas, não há??

Abraço

MP