domingo, 2 de junho de 2013

O que têm os Universitários na Cabeça?

Muita coisa! Essa é uma das muitas conclusões que se pode tirar do estudo “U-Know – Ser Universitário em Portugal”, realizado pela Rede UniverCidade, a que responderam 1.171 alunos do ensino superior do pais. Os inquéritos foram recolhidos pela internet, entre Março e Maio de 2011.

Este estudo, uma actualização de um idêntico realizado em 2008, faz uma radiografia da condição do estudante do Ensino Superior em Portugal, revelando hábitos, tendências e comportamentos.
O aluno médio revelado pelo estudo não vive com os pais, toma o jantar e pequeno-almoço em casa mas almoça na faculdade/universidade, é responsável pelas compras para a habitação e cozinha. Desloca-se a pé e/ou de transportes públicos. Comunica essencialmente através de SMS e com menor frequência por chamadas de voz, redes sociais e e-mail. Liga-se à net em casa e na Universidade e o perfil no facebook é obrigatório. A casa é também o local habitual de estudo. Está satisfeito com a qualidade de ensino e serviços prestados pela instituição onde estuda e as suas actividades extra-curriculares preferidas são as festas académicas e conferências.
Passa consideravelmente mais tempo a navegar na net e ouvir musica do que a ver televisão. Os pais são os financiadores dos seus gastos e tem 2 contas bancárias, utilizando com frequência o cartão de débito para pagamentos. Dá importância às marcas e o que o preocupa mais é ter emprego, saúde, uma carreira profissional, acabar o curso, apostar no seu desenvolvimento pessoal e ter estabilidade económica. Temas como a crise económica, o desemprego, ter cidadania activa e a qualidade do ensino estão presentes no seu dia-a-dia.
Entre as marcas Top of Mind por categoria neste target destacam-se a Nokia, Coca-Cola, CGD, BMW e Volkswagen, HP e Toshiba, Agência Abreu e TAP, Super-Bock, Eristoff, McDonald’s e Zara.
"De 2008 para 2011, há algumas alterações relevantes a registar, em especial as que são consequência do momento económico em que nesse período mergulhou o país, ou da evolução de novas tendências de comunicação ou interacção como as redes sociais" adianta Miguel Tapada, Managing Director da On Spot Marketing e Unit Manager da Rede UniverCidade”.
O estudo foi realizado via internet e teve 1171 respondentes. 57 perguntas, a maioria das quais de resposta fechada, divididas em 12 temas, constituíam o inquérito respondido por mais mulheres (75%) do que homens, com maior incidência em Lisboa e Porto (32%), Coimbra (11%) e Faro (9%).

Inês Pinto, nº 30611

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